25 de abr de 2011

CURSO DE NORMAL MÉDIO ENCERRA O PRIMEIRO MÓDULO EM GRANDE ESTILO.

Aconteceu na noite do dia 20 de Abril, na Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, o I Sarau do Normal Médio em comemoração ao encerramento do Módulo I do curso. Este evento contou com a participação de todos os alunos, que, juntamente com as professoras fizeram várias apresentações culturais. Para abrilhantar ainda mais a comemoração, os alunos Antônio César e Isabela Paolla da Escola de Ensino Fundamental e Médio da FINAN fizeram a abertura contando a musica Bem de Michael Jackson. Na sequencia tivemos apresentações de poemas populares, cantinho da leitura, teatros, teatro de fantoches, música, coral e performances mostrando a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.







14 de abr de 2011

Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza reforça o incentivo a leitura.

O aprendizado na escola Nair Palácio de Souza nunca foi tão divertido. Através da leitura de vários livros, os alunos dos 8º anos A, B e C montaram teatrinhos e apresentaram na Escola Municipal Arco Iris ( onde foram muito bem recebidos ) para crianças do ensino fundamental que vai do infantil até o 5º ano. Tanto os maiores, quanto os menores, se divertiram muito, pois as apresentações agradaram a todos.
Foi uma experiência valiosa porque desenvolveu várias habilidades, muita criatividade e ainda despertou maior interesse pela leitura atendendo todas expectativas.
O trabalho foi coordenado pela professora Mazé, com participação das coordenadoras Danielle e Sirley, o professor da STE Fernando Milhorança e com apoio do diretor Acácio e a vice Tania Colato.

Assista o Teatrinho

13 de abr de 2011

OFICINA DE TEXTOS DO CURSO NORMAL MÉDIO: Trabalhando o texto informativo e instrucional

Devido à importância da leitura e da escrita na formação do leitor, decidimos que neste contexto, iríamos trabalhar com a construção da leitura/escrita do gênero instrucional e informativo, baseado na temática: Brinquedos e Brincadeiras, construindo o bilboquê.
Os alunos trabalharam a história do brinquedo no gênero informativo e na construção do brinquedo bilboquê, utilizando materiais recicláveis. Após a confecção do brinquedo, cada aluno produziu o manual do bilboquê explorando o texto instrucional.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos das três turmas do curso e dirigidos pela Professora Ana Paula Falcão Contini.








Curso Normal Médio trabalha a Rotina Escolar na Educação Infantil.

A rotina é um elemento importante na Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. A rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, neste contexto, elaboramos uma rotina de aula diária na Educação Infantil a saber:
• Hora da roda
• Artes
• Hora da história
• Hora da brincadeira
• Hora do lanche e higiene
• Atividades físicas e parque
• Atividade extraclasse.
Todas essas etapas da rotina escolar foram planejadas e apresentadas pelos alunos do curso Normal Médio, na disciplina Organização do Fazer Pedagógico e na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental ministrada pela Professora Marta Regina Barbieri



12 de abr de 2011

Geografia: Urbanização - Compreendo a formação das cidades

O Prof. Kleber de Geografia para auxiliar os alunos do 7º anos na compreensão do conteúdo e facilitar a aprendizagem do mesmo “cidades Planejada”, utilizou a técnica de construção de maquete com material reciclado para sua aula.
Os alunos foram divididos em grupos, onde fizeram as maquetes e tinham que expor o processo de construção, explicando as consequência de uma cidade com e sem planejamento.
Aproveitando as maquetes, o Prof. Kleber trabalhou também o tema transversal “transito”, destacando a questão da sinalização na vias urbanas e os acidentes decorrente na mesma.
A aula foi dinâmica, e os alunos gostaram muito.... vejam as fotos

11 de abr de 2011

CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS-1º BIMESTRE


AGRONEGÓCIO EM ALTA
Na noite do dia 05 de abril na Casa da Amizade/ Rotary Clube, aconteceu importante Palestra para os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza. Tal curso é de grande relevância para o município e região, pois a economia local gira em torno das atividades desenvolvidas no meio rural.
O administrador, gestor administrativo do Curtume Viposa, Srº Adriano Henrique Resende de Freitas foi o palestrante da noite e apresentou o tema: Plano de Negócio de uma Unidade de Couro. Discorreu sobre o organograma da organização, gerenciamento pelas diretrizes (GPD), gerenciamento matricial de receitas (GMD), gestão da sustentabilidade (responsabilidade social, meio ambiente e saúde segurança do trabalhador), gestão da qualidade, avaliação dos pontos fortes e ameaças do negócio, oportunidades de melhoria, novos projetos, planejamento e novos negócios. Estrutura tal que pode ser desenvolvida dentro de qualquer empresa do ramo do Agronegócio.
O palestrante destacou a qualidade da mão-de-obra do município, a empregabilidade do Curtume, a importância do estudo e sua continuidade e a ampla oportunidade de trabalho para os futuros profissionais do curso em questão.
Também, se fizeram presentes, na pessoa de seus representantes, as Secretarias da Educação e do Desenvolvimento Integrado e a Câmara dos Vereadores.
A Direção da escola em conjunto com a Coordenação Pedagógica e Coordenação Técnica, corpo Docente e Alunos, unem esforços para a construção de um curso de alto nível, para formação de profissionais de alto padrão a altura de qualquer empresa que busca sucesso nos ramos de atividade da cadeia produtiva do Agronegócio.



8 de abr de 2011

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES da Escola Estadual Prof.ª NAIR PALÁCIO DE SOUZA, através da Comissão Permanente de Licitação, faz saber, a todos.

e d i t a l d e c o n v i t e
_AVISO

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES da Escola Estadual Prof.ª NAIR PALÁCIO DE SOUZA, através da Comissão Permanente de Licitação, faz saber, a todos os int

e d i t a l d e c o n v i t e
_AVISO

7 de abr de 2011

PIPAS E MATEMÁTICA

Pipa e matemática

Geografia: Urbanização - Compreendo a formação das cidades

O Prof. Kleber de Geografia para auxiliar os alunos do 7º anos na compreensão do conteúdo e facilitar a aprendizagem do mesmo “cidades Planejada”, utilizou a técnica de construção de maquete com material reciclado para sua aula.
Os alunos foram divididos em grupos, onde fizeram as maquetes e tinham que expor o processo de construção, explicando as consequência de uma cidade com e sem planejamento.
Aproveitando as maquetes, o Prof. Kleber trabalhou também o tema transversal “transito”, destacando a questão da sinalização na vias urbanas e os acidentes decorrente na mesma.
A aula foi dinâmica, e os alunos gostaram muito.... vejam as fotos

6 de abr de 2011

Projeto “Consumidor: fique ligado nos seus direitos”

projeto envolvendo as disciplinas de matemática, física e o Curso Técnico em Vendas. A escola espera beneficiar toda a comunidade escolar no momento de exercer o ato de compra e venda. A programação começou com a orientação aos alunos da escola e uma pesquisa sobre os direitos do consumidor. Depois disso, foi elaborada uma matéria para circular no jornal do município, distribuídos panfletos e apresentada uma palestra para alunos, funcionários e pais para conscientização sobre os direitos dos consumidores.


Panfletagem do projeto


1 de abr de 2011

Estudando a Idade Média com Profª Elóisa

A aula expositiva tem como finalidade socializar a turma fazer com que eles percebam que às formações sociais são resultado de várias culturas, e que também trabalhando dessa maneira a turma interage mais, e o aprendizagem é positiva.