25 de abr de 2012

Aula Temática – Augusto dos Anjos

No dia 18/04/2012 os alunos do 3º D e E noturno, sob aorientação da Professora Maria Regina Zaqui apresentaram uma aula temáticasobre Augusto dos Anjos. Nesta aula, os alunos preparam e decoraram uma salacom poemas, clipes relacionados à temática do escritor e receberam a visitaçãode outros alunos do noturno.
Fotos e Vídeos:






video

24 de abr de 2012

Encerramento do Modulo I- Curso Normal Médio

As alunas do Curso Normal Médio da E. E. Prof.ª Nair Paláciode Souza, no dia 20 de Abril, apresentaram O PROJETO DIA DOÍNDIO como finalização do Módulo I.
O Projeto tinha com enfoque a história dos povos indígenas –Tribos Ofayé, presentes na Região do Vale do Ivinhema onde as alunas fizerampesquisas sob pratos culinários indígenas e preparam alguns pratos   para degustação,  apresentaram danças típicas e  dramatizaram lendas entre elas: Pachacha e oPeixinho e a Lenda da Mandioca, organizadas pelas professoras do Módulo I,  professoras  Angélica, Ana Paula, Delma, Marta e Solange.
A todos os envolvidos Parabéns e que continuem tendo todoesse ânimo e dedicação para o módulo seguinte.
Vejam as Fotos:






23 de abr de 2012

PALESTRA PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

As alunos do Curso Técnico em Agronegócio da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, participaram nesta quarta feira 18/04/12, no anfiteatro da UEMS de uma Palestra com o Coordenador da AGRAER o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Zanoni sobre Crédito Rural- PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O PRONAF tem como objetivo ajudar o pequeno e médio agricultor familiar, onde destacou que em Nova Andradina a agricultura familiar baseia-se no cultivo de hortaliças, manejo de gado de corte e manejo de gado leiteiro.
Foi bastante gratificante para os alunos do Agronegócio ouvirem do palestrante e perceberem que toda teoria vista nas aulas de Gestão em Produção Animal e Gestão de agronegócio se materializam em muitos projetos e investimentos dos órgãos públicos Federal, Estadual e Municipal.
Vejam as fotos:





ATITUDE SOLIDÁRIA - ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGOCIO.

No dia 21/04/2012 (sábado), os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio Souza, estiveram na Comunidade Betel, fazendo a entrega dos alimentos doados através da Campanha ATITUDE SOLIDÁRIA. As doações contaram com o apoio dos alunos e de algumas empresas privadas. Estiveram presentes no local da entrega, os alunos (Edmilson, Flávio, Adilson e Alessandra), os professores (Ana “Prof.ª de Estatística”, Mauro “Coordenador do Curso Técnico em Agronegócio”, Micheline “Prof.ª de Gestão em Produção Vegetal”.
A Intenção dos Alunos do Curso Técnico em Agronegócio com esta campanha foi sensibilizar a população de Nova Andradina para estar apoiando e ajudando as instituições sociais de nosso Município, e a Betel é uma delas, nunca se esquecendo que a caridade e o maior dom do ser humano.
Os alunos foram recepcionados pela Coordenadora da Comunidade Betel, Maria dos Anjos Silva que contou a história da Comunidade Betel e que a mesma foi fundada em maio de 1991, pelo senhor José Omar Rodrigues Medeiros.
A missão da Comunidade Betel é reconstruir a morada de Deus no coração da pessoa humana e atualmente desenvolve alguns trabalhos de Evangelização e Formação (com casais, jovens, crianças e adolescentes).
A Comunidade Betel é mantida através de doações e parcerias (com órgãos públicos e doações voluntárias de empresas privadas ou membros da comunidade em geral). Hoje a Comunidade Betel possui aproximadamente 25 voluntários em suas comunidades.
A Comunidade Betel está presente em algumas cidades de Mato Grosso do Sul (Nova Andradina, Batayporã, Dourados, Paranhos e Campo Grande) e também no Estado do Piauí (cidade de Paranaguá).
A Comunidade Betel de Nova Andradina M.S, está localizada na Rua: Johann Gill N° 10, as pessoas que se interessarem em contribuir com algum tipo de doação ou fazer uma visita voluntária, é só entrar em contato pelo telefone (67) 3441-2224.

ALUNOS DO CURSO TÉCNCIO EM AGRONEGÓCIO






20 de abr de 2012

Visita Técnica do Curso em Agronegócio

Alunos do 3° Módulo do Curso Técnico em Agronegócio da E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza realizaram VISITA TÉCNICA EM UMA GRANJA DE SUÍNOS nos Município de Glória de Dourados, propriedade do Sr. Arlei Barboza, no dia 15/04/2012.
A Visita teve como objetivo, conhecer a parte de equipamentos, infraestruturas e manejo dos animais. Os educandos foram acompanhados do Coordenador Técnico do Curso, Prof. Mauro Lima e do Prof. Everton das disciplinas de Gestão Ambiental, Gestão em Produção Animal e Gestão de Agronegócio.
Durante o Ano estão programadas várias Visitas em localidades rurais para que os alunos tenham noções práticas da teoria ministrada no curso.

Vejam as fotos:







16 de abr de 2012

Curso Normal Médio – Texto Instrucional

Os Alunos do Curso Normal Médio (turma A e B), durante as aulas de Leitura e Produção de Texto, orientados pela professora Ana Paula F. Contini trabalharam o Texto Instrucional de maneira articulada, entre a aprendizagem teórica e prática.
Aproveitando a reciclagem de garrafas PET, os alunos confeccionaram o jogo de boliche. Após a confecção do brinquedo, montaram um manual de instrução, descrevendo o passo a passo da montagem do jogo, materiais utilizados e regras de jogo. A aula objetivou o trabalho com o texto de instrução e a imperatividade verbal.
Vejam as fotos



13 de abr de 2012

O Papel do Jovem no processo eleitoral


Foi realizada aos alunos do Ensino Médio da Escola Nair Palácio, a palestra sobre O “Papel do Jovem no processo eleitoral”, considerando as eleições municipais que ocorrerão neste ano. A Palestra faz parte de um Projeto desenvolvido pela FINAN e foi proferida pelo profº Rogério Ribeiro Antonio, que explanou sobre o voto aos 16 anos, como se dá o processo eleitoral e principalmente sobre a importância de em juventude participar das eleições, não somente no ato de votar, mas também através de uma postura ativa e participativa. “Os jovens tem papel fundamental na construção do município”afirma Rogério, defendo que os jovens ajam por interesse, consciência e não apenas por uma questão obrigatória. A palestra aconteceu no Anfiteatro da UEMS.
A Direção da EE Profª Nair Palácio de Souza parabenizou o profº Rogério pela iniciativa, pois muitos jovens matriculados no Ensino Médio já poderão votar neste ano, sendo fundamental que voto seja uma atitude de cidadania e responsabilidade.

10 de abr de 2012

Curso Normal Médio

As turmas A e B do Normal Médio apresentaram nesta semana um trabalho da disciplina Organização do Fazer Pedagógico sob a orientação da professora Marta Barbieri. O tema abordado foi a rotina na Educação Infantil: Hora da roda, histórias, brincadeiras, artes, jogos, brinquedos entre outros.
As fotos representam - hora da história, contada pela aluna Eliete, turma A, que se caracterizou de Chapeuzinho Vermelho e narrou a história de forma espontânea e a hora da brincadeira representada pelas alunas da turma B, sendo este um momento divertido e lúdico, onde a teoria pode ser contextualizada na prática pelos futuros professores.


9 de abr de 2012

Profª Maria José

POESIA

Na época que estudávamos
Na escola de antigamente
Era tudo mais rígido
Porém, menos abrangente
Todos ficavam enfileirados
Mesmo assim éramos contentes.

Se não aprendêssemos a lição
O sistema era ditador
Ainda apanhávamos em casa
Era um verdadeiro terror
Mas logo a dor passava
E já fluía o amor.

Na escola de hoje em dia
Tem que haver socialização
Produz amplo conhecimento
Para formar o cidadão
E aquele que não se esforça
Não fará parte da globalização.

A escola oportuniza
A todos que querem aprender
Sem discriminar raça ou cultura
Àqueles que querem vencer
Com participação efetiva
Todos vão se promover.

Todos têm direito à escola
Está na Lei Federal
O acesso à cultura e à educação
É imprescindível e fundamental
Na escola Nair Palácio de Souza
A educação é essencial.

O currículo nesta escola
É norteador dos professores
Que sempre se organizam
Para atender aos seus gestores
Trabalham com responsabilidade
Respeitando seus tutores.

O processo educativo
Tem como prioridade
Formar o cidadão
Para trabalho e a sociedade
No exercício de cidadania
Construir sua identidade.


Nesse período de formação
O conhecimento é essencial
Desenvolver no aluno
O que é fundamental
Aprender a ler e escrever
De forma original

A interdisciplinaridade e a transversalidade
São temas muito importantes
Expressos no PPP da escola
Respeitados e relevantes
Documento bastante abrangente
E também significante

Para finalizar o assunto
Não podemos esquecer
Que só se faz educação
Com dedicação e prazer
Quem não trilhar desse jeito
Procure outra coisa para fazer.

Ainda lhes digo mais
Não tenho medo de errar
Tive que lutar bastante
Mas sei onde quero chegar
Ver meus alunos formados
Prontos para trabalhar

Espero que tenham gostado
e também compreendido
Que o estudo em questão
Não é só para ficar sabido
Estudar traz alegrias
E faz um povo desenvolvido.

Profª Maria José dos Santos Zanquetta
Professora dos anos finais do Ensino Fundamental
EE. Profª Nair Palácio de Souza
Nova Andradina - MS

3 de abr de 2012

Projeto de Páscoa Normal Médio

As alunas do Curso Normal Médio, juntamente com seus professores (Delma, Solange, Angélica, Ana Paula, Marta e a Coordenadora Técnica Maria Regina), desenvolveram o PROJETO PÁSCOA, de forma lúdica evidenciando o significado da Páscoa, seus símbolos e brincadeiras.
O Projeto visa a integração do Curso Normal Médio com o Ensino Fundamental ressaltando suas especificidades em sala e no domínio de conteúdo utilizando metodologias diferenciadas como o uso da música/coral, confecção de bombons, confecção de brinquedos e dos símbolos da Páscoa, além de roda da leitura , onde se contou a história da Páscoa.
Desta forma os alunos do 6° anos A, B e C do Ensino Fundamental do turno vespertino, na tarde de 03 de Abril participaram de todas as ações prevista no projeto como aula prática do mesmo.

Para abrilhantar esta atividade, houve a Participação Especial dos alunos da APAE, onde nossas alunas do Normal Médio juntamente com a Professora Delma e Professora Silmara no Violão ensaiaram com o Coral da APAE música que rementem a data festiva da Páscoa. Foi uma bela e emocionante apresentação. Parabéns a todos os envolvidos.

Vejam as fotos.






1ª ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

No último dia 30 de março aconteceu em nossa Unidade Escolar a 1ª Etapa da Formação Continuada orientada pela SED, na qual o tema abordado foi “Concepção de Currículo”, cujos textos referências encontravam-se na parte introdutória do Referencial Escolar da Rede Estadual de Ensino do MS.
A capacitação ocorreu nos três turnos, sendo no período matutino para os professores do Ensino Médio, no vespertino professores do Ensino Fundamental e no noturno professores da Educação Profissional, Cursos Técnicos de Vendas, Agronegócio e Curso Normal Médio.
Parabenizamos as Coordenadoras Pedagógicas Danielly e Ediana, pela organização, empenho e brilhantismo que conduziram a Formação. Esses momentos resultaram varias atividades de reflexão e debate, onde os professores apresentaram seus textos com uso de vários recursos tecnológicos.
Obrigado as Coordenadoras de Área Sônia e Celia Regina e do Gerenciador da STE José Marcelo pelo apoio dado a formação.
Aos Professores Participantes, nosso muito obrigado, vocês abrilhantaram a formação com suas inferências, estamos orgulhosos de vossa postura. Essa Equipe/família Escola Nair Palácio é Dez.
Abraços
A Direção
Acácio e Tania