30 de mai de 2012

ESCOLA ESTADUAL PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA PROPORCIONA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS O PROGRAMA “PROERD PAIS"

Iniciouna última 2ª feira 28/05/2012 – na E.E. Profª Nair Palácio de Souza, o Curso “PROERD PAIS”, ministrado pelo Policial PROERD Leonel Cunha, quedesenvolve um trabalho de prevenção junto aos adolescentes e é também capacitadopara proferir palestras de orientação aos pais, capacitando-os a ajudarem seusfilhos a ficarem longe das drogas, da violência, a fazerem escolhas positivas,uma vez que vivemos em uma sociedade com inversões de valores.
      Os pais de alunos da escola, além dereceberem estas orientações, também participarão de debates sobre o ProgramaEducacional de Resistência às Drogas e a Violência.
      A necessidadedesta orientação, surgiu durante o desenvolvimento do PROJETO TOSCO, coordenadoem nossa escola, pela professora Sônia Bazalia Pereira, com o intuito de gerardebates e troca de experiências pelos participantes.

A Direção da Escola convida novamente todos os pais aparticiparem do Curso, realizado na 2ªfeira, durante quatro semanas, no horário das 19:30 às 21:00 h, nas dependências da E.E. Profª Nair Palácio deSouza.

Vamos juntos: Escola e família, buscar caminhos. Criarum ambiente escolar e familiar favorável, para que o jovem cultive seu amorpróprio, resista às pressões, reflita sobre as consequências de um ato malpensado e possam dizer NÃO a tudo que não lhe faça bem.






Apresentação da Dança e da Rádio Escola na Capacitação de ARTES promovida pela COCESP/SED.

No dia 25/05/ 2012 (6ª feira)  a E.E. Prof.ª NairPalácio de Souza sediou o EncontroRegional de Artes promovido pela COCESP/SED, na presença da Técnica Solange que veio de CampoGrande para fazer a capacitação.
Neste dia a Profª Layse  deEducação Física , fez duas apresentações com alguns alunos do Projeto de Dança, abrindo o evento emostrando  a importância dos projetospara a escola e o envolvimento dos alunos na prática dos movimentos corporais.No final da apresentação os alunos foram convidados pela Técnica da SED/Solangepara apresentar uma oficina sobre movimentos corporais na próxima capacitaçãodos professores de Arte. Os alunos ficaram muito felizes e se comprometerem apreparar juntamente com a professora essa atividade, entusiasmado, e orgulhososcom a solicitação.
A Prof Alice e Andreia, que cuidam da biblioteca e da RádioEscola também falaram para os cursista de artes e fizeram  uma explanação do funcionamento  da Rádio Escola, da programação  de cada turno e da formação das equipes, queserão os multiplicadores dos novos membros que entram no projeto da Rádioescola, salientando que a Rádio Escola éuma metodologia, que auxilia no desenvolvimento cognitivo , e psicossocialdo aluno. A equipe do 6° ano que fez a programação da rádio neste dia foiconvidada  para fazer um depoimento eresponder questionamentos sobre a rádio pelos cursistas.
A Professora e Técnica da SED/Solange Parabenizou e incentivou  a participação dos alunos nos projetos,destacando que o mesmo podem fazer a diferença em suas vidas, em seu  futuro educacional e profissional.

Vejam as fotos:











29 de mai de 2012

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio tiveram aula prática sobre processamento de queijo.

No dia 23/05/2012,  os alunos da E. E. Prof.ª Nair Palácio deSouza do Curso Técnico em Agronegócio, tiveram uma Palestra com Engenheiro Agrônomo João Gilberto do Laticínio Coopavil, cujo foco foi  Processamento de Queijo, referente adisciplina de Gestão em Produção Animal do Prof. Everton Caires.
No dia  24/05/2012 os alunos fizeram  aula prática sobre  o que aprendemos com a palestra fazendo  o processamento do queijo no laboratório daescola sob a supervisão do Prof. Everton.
Por sinal o queijo ficouuma delícia. Parabéns a todos os envolvidos.
Vejam as fotos:








28 de mai de 2012

Alunos do Normal Médio tem aula prática nas aulas de Literatura Infantil.

As alunas do NormalMédio da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, nesta semana, nas aulas deLiteratura Infantil aprenderam  com aProf.ª MariaCleide Davi Nogueira, a importância de contar historias, para desenvolver a imaginação, aobservação, a linguagem oral e escrita, o prazer e o interesse pela leitura dascrianças, entendendo que  a contação dehistorias  torna-se um importante recursopedagógico  para estimular as aulas.
 Desta forma os alunos do Curso Normal Médioapresentaram algumas atividades práticas para contar historias, de acordo com afase que  a criança se encontra e o seuinteresse pelos materiais  oferecidos,tais como: fantoches, aventais de histórias, livrinhos de pano, boneca de pano,cartazetes, livrinhos infanto-juvenis, músicas, romancese outros, que além de incrementarem a aula são ótimos para desenvolver afantasia das crianças, formando futuros leitores.
Vejam as fotos:









Alunos do Curso Técnico em Agronegócio visitam Horticultura Hidropônica

No dia 26/05/2012 (sábado), os alunos doCurso Técnico em Agronegócio, da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza,estiveram em uma propriedade rural, onde é realizado o cultivo de horticultura em hidroponia.
 O Sitio União de propriedade da Sra. AparecidaConceição Pereira e  e do Sr. Laércio deCastro Pereira onde hoje parte do mesmo foi arrendada pelo Empreendedor Sr.  Marcos pararealizar o cultivo de hortaliças em hidroponia. O empreendedor Sr.  Marcoscomentou que a implantação da infraestrutura para realizar-se a hidroponia, ficouem torno de R$ 37.000 reais.
Ocultivo em hidroponia foi implantado neste sítio há um ano,   sendo necessário para o cultivo hidropônico umaestufa bem fechada para que os fatores do ambiente não interfiram na produção,dentro da estufa não se pode fumar ou realizar quaisquer tipos de atividade quepossa contaminar as hortaliças além de fazer barreiras sanitárias em voltas dasestufas, para que se evite a introdução de insetos.  Explicou ainda que mudas de hortaliças são plantadas em uma bandeja de espuma, elas levam 48 horas para que germinem,depois de germinadas as mudas são plantadas nos canos e são sustentadas apenaspor uma espuma onde germinaram e seu crescimentose dá através dos micro e macros nutrientes introduzidos na água. Essa águacom os nutrientes passa pelas hortaliças constantemente através do auxílio deuma bomba automatizada que trabalha 15 minutos e 15 minutos. Segundo o produtor,o plantio das mudas  tem que ser feito deforma alternada, para que se tenha produção em diferentes datas, a água utilizada na hidroponia é trocada de 8 em 8 dias. A água que jáperdeu em partes alguns micro e macro nutrientes é utilizada na fertil-irrigaçãode outras culturas no sitio, a produção leva cerca de quarenta dias para ser feita a colheita.  Sr. Marcos produz só alfaces que são vendidas no mercado local. A Visita  Técnica foi referente à disciplina de Gestão em Produção Vegetal que élecionada pela Engenheira AgrônomaMicheline Tondinelli.
 Neste dia ainda, osalunos visitaram ainda um plantio de mandioca nesta mesma propriedade onde se aplica a técnica de plantio direto napalhada, que tem como objetivo, reter a umidade do solo, reter osnutrientes, evitar a erosão e diminuir custos com insumoscuja  produção é vendida para asfecularias locais da região Os alunos tiveram uma pequena palestra com oprodutor no local e foram acompanhados pela Engenheira Agrônoma Profª Micheline Tondinelli.


Vejam as fotos