26 de set. de 2012

2ª Feira Técnico Empreendedor

E.E. Profª Nair Palácio de Souza A 2ª Feira Técnico Empreendedor da E.E. Profª Nair Palácio de Souza, trouxe aos estudantes do Curso Técnico em Vendas a oportunidade de avaliar e interpretar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática no mercado de trabalho, através da execução de serviços pertinentes à área a que se destinam, além de ampliar seu conhecimento auxiliando no desenvolvimento de técnicas, processos, aplicações e inovações de maneira a proporcionar uma noção constante de assimilação de funcionamento de um negócio. A Feira Técnica Empreendedor veio para aprimorar o conhecimento adquirido pelos alunos em sala de aula, pois contou com os seguintes requisitos: Atendimento ao cliente, empreendedorismo, trabalho em equipe, análise da concorrência, planejamento, custos, técnicas de vendas, criatividade, negociação, vitrinismo, fachada e aspectos que envolvem um empreendimento no mercado de trabalho, sendo observado os prós e contras de uma empresa real, realidades enfrentadas diariamente por empresários no mercado de trabalho. O projeto se enquadra nos requisitos para melhor formação do aluno do Curso Técnico em Vendas, pois oferece ao mercado de trabalho um profissional melhor preparado, desenvolvendo qualidades e técnicas profissionais, e que saiba lidar melhor com as técnicas empresariais. Essa iniciativa também se dá em razão da necessidade em se ter profissionais como agentes de transformação, pois as empresas estão cada vez mais carentes de pessoas com um diferencial para trazer-lhes mais vantagens competitivas no mercado e com boas práticas e iniciativas. Assim o projeto trouxe ao aluno essa percepção, de como anda o mercado de trabalho, quais suas exigências, porque e como se diferenciar dos concorrentes, estratégias, inovações e iniciativas, proporcionando maturidade, (conhecimentos, habilidades e atitudes) em se tratando de Empreendedorismo. O evento contou ainda com a participação dos alunos do Curso Técnico em Agronegócio apresentando montagens de técnicas apropriadas para produção sustentável e também do Curso Normal Médio onde as alunas expuseram os trabalhos pedagógicos desenvolvidos e aplicaram atividades lúdicas de recreação infantil.

Compostagem, alternativa sustentável para Agricultura e Meio Ambiente

A compostagem é um processo que contribui para a conservação do meio ambiente Alunos do Curso Técnico em Agronegócio da EE. Profª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estão realizando um projeto sobre Compostagem objetivando a disseminação desta ideia, pois este é um processo que contribui para a conservação do meio ambiente, podendo definir-se como uma forma sustentável de devolver a natureza o que foi retirado. Os alunos definiram que a compostagem ocorre com o processo de digestão de matéria orgânica até os seus minerais básicos. É um processo de reciclagem que propicia um destino útil para os resíduos orgânicos domésticos (restos de comida e resíduos de jardim) e agroindustriais, com o objetivo de evitar o acúmulo nos aterros e melhorar a estruturas do solo. Quanto maior a variedade de matéria orgânica existentes em uma compostagem, maior irá ser a variedade de microorganismo atuante na mesma. Seguindo os alunos, para que ocorra a compostagem de forma adequada é necessário que se faça a coleta seletiva do lixo, fazendo a separação dos resíduos orgânicos dos resíduos sólidos. Segundo pesquisas a compostagem dá uma finalidade adequada para 50% do lixo doméstico ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo. O processo de compostagem leva cerca de 30 a 90 dias. Os alunos deste curso de Educação Profissional começaram a desenvolver na escola uma horta a partir da compostagem e estarão orientando todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, sobre esta técnica, que além de econômica é ecologicamente correta.
O processo de compostagem se dá através de um processo biológico

Feira Técnico empreendedor

No dia 22 de setembro de 2012 ocorreu a Feira Técnico empreendedor. Os alunos do Curso Técnico em agronegócio participaram com montagens demonstrando tecnologias apropriadas para a produção sustentável. Apresentaram: Simulação de Plantio Direto, Projeto Paes (tipo Mandala), Utilização Racional da Água e Compostagem. Entende-se que ao fazer as montagens o ensino e aprendizagem fica fortalecido.

Dia de Campo na Escola Agrotécnica de Ivinhema

No dia 22 de setembro de 2012 os alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina estiveram presentes no Dia de Campo na Escola Agrotécnica de Ivinhema, evento este que fez parte da Feira de Sementes e Tecnologias para a Agricultura Familiar. Também visitaram a feira no parque de exposição do município de Ivinhema. Os eventos citados foram de alta qualidade das matérias, tecnologias expostas com uma organização sem par. Para a formação profissional dos estudantes foi de extrema valia.

24 de set. de 2012

Projeto Trânsito - Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.

Esta semana a Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza esteve envolvida com as atividades relacionadas ao Projeto do Trânsito: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida. sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas. O Projeto tem como objetivo principal contribuir efetivamente na preservação, redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito. A escola toda esteve envolvida nas atividades propostas, sendo o tema trabalhado em todas as disciplinas. Palestras com a Equipe do Detran e Demtran. Panfletagem e caminhada ao redor da escola para conscientização de como se portar no transito mesmo sendo um pedestre.

18 de set. de 2012

AS ALUNAS DO CURSO NORMAL MÉDIO PARTICIPARAM DE PALESTRA SOBRE O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI).

As Alunas do Curso Normal Médio, da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza no dia 14 de Setembro de 2012 (Sexta-feira), participaram da palestra sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), ministrada pela Professora: Célia Ferreira de Souza, Pedagoga, com os temas: Formação pessoal e social da criança e conhecimento de mundo. O (RCNEI) é referente às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto.
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e o referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.
Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). O papel de EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. A palestrante destaca que não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.








13 de set. de 2012

OFICINA DE CONFECÇÃO DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESSENCIAIS PARA O TRABALHO NO 1.º ANO (ALFABETIZAÇÃO)

As Alunas do Curso Normal Médio, da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza no dia 31 de Agosto de 2012 (Sexta-feira), participaram da Oficina de Confecção dos materiais pedagógicos para a Educação Infantil e Primeiro ano (alfabetização) direcionadas pelas professoras do Normal Médio Maria Cleide Davi Nogueira e Marta Regina Barbieri. A professora Maria Cleide relatou primeiramente sobre a importância dos jogos lúdicos para o processo de ensino e aprendizagem. O jogo de forma lúdica apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É este aspecto de envolvimento emocional que o torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, essas atividades são estimulantes, mas também requerem um esforço voluntário. Logo após as alunas construíram os materiais de acordo com uma apostila impressa contendo diferentes jogos de alfabetização e infantis.


11 de set. de 2012

Desfile Cívico

No último dia 7 de setembro a E.E. Profª Nair Palácio de Souza participou do desfile Cívico em Comemoração à Independência do Brasil. A Escola apresentou o tema: Educação a Seis Mãos onde evidencia a parceria com a família na responsabilidade pelo aluno para que ocorra uma Educação de sucesso.
A todos os pais incentivadores e aos alunos no Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional nosso muito obrigado pela participação.
Aos Professores e Coordenação Pedagógica, parabéns pelo empenho e dedicação.













10 de set. de 2012

Palestra Motivacional

No ultimo dia 06 de setembro de 2012, aconteceu no anfiteatro da UEMS uma Palestra Motivacional para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do matutino, com o Coordenador do Curso Técnico em Vendas, Vilson Miliato. Na oportunidade, o palestrante falou sobre carreira, motivação e objetivos, despertando o interesse de todos os presentes. Falou ainda sobre os dois grandes inimigos do estudante: a preguiça e a ansiedade.








5 de set. de 2012

ALUNOS DO NORMAL MÉDIO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, HIPÓTESE DE ESCRITA.

As Alunas do Curso Normal Médio, da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza no dia 30 de Agosto de 2012 (Quinta-feira), participaram da Palestra referente a Alfabetização e Letramento com a palestrante Prof.ª Cristiane Di Martino, da Escola Municipal Pingo de Gente. Iniciando com as seguintes perguntas “O que é alfabetizar?”, “Alfabetizar ou Letrar?”. Na educação é necessária uma base sólida na alfabetização principalmente a escrita, pode-se diferenciar as fase do processo com base em Emília Ferreiro. Qual a diferença entre alfabetização e letramento? Alfabetização ser capaz de transformar os sinais gráficos em sons e, na escrita, ser capaz de transformar os sons da fala em sinais gráficos (capacidade de decodificação codificação); Letramento não se limita ao domínio das capacidades de codificar e decodificar. A leitura é uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita.