30 de out. de 2012

I simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os alunos do 3º anos do Ensino médio da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza  participaram no contra turno, nos dias 25 e 26 de outubro do I simulado preparatório  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No dia 25 os estudantes responderam a 90 questões envolvendo as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. No dia 26 segundo dia,  a prova avaliou o conhecimento dos alunos nas áreas de Linguagens códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e redação.
   Vale a pena destacar o interesse dos alunos para com essa atividade de simulação de um exame nacional  que,  tem a intenção de ser um momento de familiarização com o tipo de prova que será realizada, apesar de ser feito nas atividades rotineiras da escola.
Esse simulado  marca o novo conceito do Enem, que ganha cada vez mais importância na continuidade da escolarização do jovem e que rompe com o modelo da “decoreba”. Já estamos trabalhando com nossos alunos aulas de redação , química e física  em aulas especiais e preparatórias no contra turno .
Foi trabalhado ainda questões da redação, onde foi montado um plantão de dúvidas também no contra turno, retomando os erros  e acertos comuns na redação do Enem. 
     Descobrir suas dificuldades enquanto se faz o simulado é muito melhor do que descobri-las quando se está fazendo a prova de verdade. Com o simulado ainda há tempo de redefinir metas e estratégias. Além do mais, é o melhor para ajudá-lo a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que se deve dedicar a cada questão, qual prova deve ser feita primeiro e qual deve ser deixada por último
                                       
 







29 de out. de 2012

BIOLOGIA E VIDA


Alunos da Escola Profª. Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, visitaram no último sábado dia 27/10 o Parque Estadual do Morro do Diabo, uma unidade de conservação da Mata Atlântica do interior paulista. Este passeio fez parte do Projeto “Trilha no Morro do Diabo”, desenvolvido pelas professoras de Biologia Tássia e Ivonete. Além das referidas professoras, acompanharam os alunos a Coordenadora Pedagógica Ediana Milhorança e as professoras de Geografia Cirlane e de Física Adriana Diogo.
Os alunos puderam observar a diversidade biológica, os ecossistemas, as espécies de animais, de plantas e micro-organismos existentes nesta região.
A trilha percorrida pelos alunos levou-os ao topo da formação geológica que dá nome ao Parque, de onde se pode avistar grande parte da floresta protegida, além de outras paisagens como o rio Paranapanema, parte do Estado do Paraná, alguns assentamentos rurais da reforma agrária, trecho da Estrada de Ferro Sorocabana.
Ao longo do percurso, algumas árvores estavam indicadas com placas contendo o nome popular e científico.
Ao final da visita ficou evidente para os alunos o fato de que todos os elementos presentes no meio ambiente são importantes e interligados e que a preservação ambiental é imprescindível para a vida no planeta.








18 de out. de 2012

VISITA TÉCNICA



Alunos do Curso Técnico em Agronegócio visitaram Colégio Agrícola do Noroeste e Estação Ecológica Caiuá ambos em Diamante do Norte, no estado do Paraná, no dia 11 de outubro.
O Colégio Agrícola é mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pela Universidade Estadual de Maringá. Estudo gratuito para 120 alunos em regime de internato.Tem convênio com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), certas entidades ligadas às atividades rurais e também a citada e visitada estação ecológica.
Foram vistas atividades como avicultura de postura em regime alternativo de criação com campo de pastejo; horticultura; suinocultura no sistema SISCAL (Sistema de Criação de  Suínos  ao ar livre), desenvolvido pela EMBRAPA, onde os animais são soltos em pastagem; pesquisa em piscicultura, sendo todas as atividades desenvolvidas no sistema agroecológico de produção onde se  visa a independência do produtor em relação aos agroquímicos na busca de produtos mais saudáveis. Na estação ecológica foi apresentado o trabalho, ali desenvolvido, através de vídeo, museu de animais e plantas e uma trilha.
Tais visitas são de extrema importância para a formação profissional dos alunos, pois mostra, na prática, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Através destas ocasiões, é apresentada a realidade dos sistemas de produção do agronegócio com todas suas implicações.







RECADO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS



E.E.  PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
RECADO    AOS    PAIS    E   RESPONSÁVEIS
Neste   Bimestre as Coordenadoras  Pedagógicas estarão chamando para reuniões individuais os pais e/ou responsáveis de alunos que  estão em situação mais graves com relação às notas.
É hora de acompanhar de perto a vida escolar para evitar que os alunos cheguem a um ponto em que a recuperação seja mais difícil.
Veja algumas dicas de como ajudar:
- Solicite o boletim escolar do seu filho. (Peça para a Coordenação Pedagógica);
- Incentive seu filho a refazer as provas para identificar os pontos em que há mais dificuldade;
- Exija que o mesmo estude para as provas. (Estipule um horário de estudos);
-Se o seu filho tem uma ou duas notas abaixo da média, incentive-o a se concentrar mais nos estudos, evitando novas notas baixas;
-Em caso  de três ou mais notas abaixo da média, é melhor priorizar o estudo destas disciplinas desde já, não deixando para a última hora.  É um momento interessante de procurar a Coordenadora   Pedagógica de seu filho para conversar sobre as dificuldades;
-Analise as tarefas de casa de seu filho. Elas existem para fazer com que os alunos recordem o conteúdo dado na escola;
- Acompanhe o CALENDÁRIO DE PROVAS MENSAIS   E  BIMESTRAIS.             As   provas  mensais irão até 14 de Novembro. As provas bimestrais ocorrerão no início de Dezembro.
-Verifique se neste momento é necessário o aluno abrir mão de alguma coisa (lazer, computador, tereré, etc),  para dedicar-se um pouco   mais aos estudos.
-A escola está a seu dispor.
                                       Direção e Coordenação Pedagógica.
                                                              “Juntos podemos fazer uma educação diferente.”

9 de out. de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa: Aluno da EE Profª Nair Palácio de Souza é selecionado como um dos 500 semifinalista em todo o Brasil.



Competição acontece a cada dois anos e premia alunos de escolas públicas de todo o país

Ele  tem  13 anos e cursa o 8° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza. Depois de passar pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual, o aluno  JADSON BARBOSA ALVES foi  selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em todo o Brasil.
 A próxima etapa, será  a fase regional,  e terá  início no dia 7 novembro e os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 10 de dezembro em Brasília.
Jadson  participa da competição sob a orientação da professora  Maria José dos Santos Zanquetta. Como determina o regulamento, o texto escrito pelo aluno concorre na categoria Memórias.
Jadson não precisou ir longe para encontrar alguém que pudesse abrir seu baú de memórias. Sua fonte foi  sua mãe,  Márcia Barbosa Alves. "Pude conhecer os costumes de crianças e adultos tão diferentes dos meus, além de voltar na história de Nova Andradina”,  conta o aluno.
A preparação para a Olimpíada foi feita com base nas oficinas preparadas pelo MEC (Ministério da Educação) e reforçadas pela professora.  Nessas  oficinas, os alunos trabalharam a produção de textos, apoiados pela análise e interpretação da obra dos grandes autores da nossa literatura.
Agora é esperar pela classificação final e torcer para que este aluno da nossa cidade seja um dos classificados em nível nacional. .
Veja abaixo o informe encaminhado à escola pela organização das Olimpíadas. 
 


Vimos informar que um texto produzido na sua escola foi selecionado para participar da etapa regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:
TÍTULO DO TEXTO: Saudades da infância
CATEGORIA: Memórias literárias
ALUNO(A) AUTOR(A): Jadson Barbosa Alves
PROFESSOR(A): Maria José dos Santos Zanquetta
DIRETOR(A): Acácio Luiz Sampaio
ESCOLA: EE PROFª NAIR PALACIO DE SOUZA
MUNICÍPIO/UF: Nova Andradina/MS
Enviamos os nossos cumprimentos ao(à) aluno(a), professor(a) e diretor(a).

O texto foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual.
Depois de passar por todas essas etapas, foi selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil. Parabéns pelo trabalho realizado!

No mês de novembro, alunos e professores semifinalistas participarão de oficinas de escrita. Em breve, entraremos em contato com mais informações.

Acompanhe as notícias da Olimpíada pela Comunidade Virtual (
www.escrevendoofuturo.org.br).

Em caso de dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento: 0800 771 9310.

Agradecemos pela participação e desejamos boa sorte!

Equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.