30 de nov de 2012

EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS DE FÍSICA, BIOLOGIA E QUÍMICA ADQUIRIDO PARA O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.



Pensando  em novas metodologia, em aulas dinâmicas, em aliar teoria e prática a E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, adquiriu vários materiais para implementar as aulas de Biologia, Física e Química,  proporcionando auxilio aos professores  nas experiências práticas, ampliando a construção de novos conhecimentos científicos.
Foram adquiridos Laboratório  didático de Eletricidade , Anel de Gravesand, Conjunto de  ótica compacto; Vidraria e Reagente para trabalho com Química.
Para trabalhar Ciências e Biologia foram comprada os seguintes itens: Anatomia do Sapo com corte coronal, Arcada dentaria; Articulação de joelho, Coração 2 partes, além de Mapas e Telas Retráteis de Geografia e História,
O Ensino de Ciências natural foi fruto de um processo histórico de repetição de fórmulas, definições e classificação, hoje mais do que nunca o ensino é dinâmico, necessitando da experiência vivenciada para se entender o processo  e o  por que dos resultado do que se estuda. Desta forma é gratificante poder proporcionar essa vivencia na unidade escolar, investindo nestas aquisições sempre e mais.
Vejam as fotos:



















27 de nov de 2012

AULA PRÁTICA AGRONEGÓCIO - MONTAGEM DE MAQUETES



A referida aula foi realizada no Laboratório de Ciências com as turmas A e B do Curso Técnico de Agronegócio, sob orientação do Profº Everton Caires, como proposta de apoio na elaboração de trabalho que está sendo desenvolvido em caráter interdisciplinar, com o objetivo de demonstrar ao aluno as aplicações teóricas apresentadas em cada disciplina, também desenvolver no aluno o interesse sobre o Agribusiness. O trabalho envolve além da montagem das maquetes, a pesquisa e elaboração de trabalho escrito, além de apresentação sobre o tema abordado por cada grupo.
Segue as fotos.





Aula Legal de Ciências – Estudo da Física- Movimento e Força



No cotidiano, o conhecimento não está fragmentado em disciplinas. Assim são fundamentais os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade para que o estudante perceba os conhecimentos oferecidos pela escola em seu dia a dia. Com este entendimento a proposta de aulas diferenciadas torna-se uma necessidade, para que o aluno se interesse por determinados conteúdos. Seguindo esse conceito a professora Saraya vem dinamizando diariamente suas aulas e procurando ensinar de forma que o aluno participe efetivamente de suas atividades. Nesta segunda feira a professora fez uma gincana usando os conteúdos sobre o  Estudo da física  como cinemática, dinâmica e princípios da dinâmica.  A professora usou esta   gincana para revisar os conteúdos já aplicados  em aulas anteriores .  Os alunos  participaram de forma satisfatória  através de elaboração de questões, perguntas e respostas com explicação de conceitos e fizeram  todas as atividades propostas pela professora. Vale lembrar que é de grande importância a disposição e dedicação dos professores que procuram metodologias diversificadas para que os alunos consigam aprender determinados conteúdos.  Parabéns professora  continue assim!!!!.








26 de nov de 2012

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA – REAÇÕES QUÍMICAS



Os alunos do 1º Ano E, F e G do Ensino Médio, sob orientação da Profª Priscila Macelani Rosa, realizaram um experimento sobre “Reações Químicas”, que tinha como objetivo reagir uma substância chamada permanganato de potássio com glicerina. Durante a reação foi possível observar uma grande chama produzida e o grande calor liberado, concluindo assim que se trata de uma reação exotérmica, pois envolve calor liberado. A aula foi super legal e produtiva!!!










23 de nov de 2012

E.E. PROFª Nair Palácio de Souza é a melhor entre escolas públicas de Nova Andradina no Enem 2011




O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011).
Dentre as escolas públicas de Ensino Médio da região do vale do Ivinhema, a que apresentou maior média foi a  EE. Profª  Nair Palácio de Souza. A escola  obteve média de 487,09.
O Profº Acácio Sampaio,  diretor da escola, atribuiu o  desempenho à teoria aliada com a prática nos estudos.
 Primeiramente primamos pelos valores, que agregam. Depois valorizamos o ensino onde o aluno possa praticar o que aprendeu na teoria. Tentamos direcionar nossos conteúdos em sala ao cotidiano, à vida. O estudante precisa ter um alto nível de compreensão para poder traduzir o conhecimento — diz  Acácio.
Em  2011, cerca de 127   alunos da EE. Profª Nair Palácio de Souza  participaram do Enem. A escola tem um total de aproximadamente  1.100 alunos.
Participaram do Enem 2011,  891.070 estudantes de escolas públicas e 246.743 de particulares. São divulgados os dados das escolas que tiveram, no mínimo, dez estudantes inscritos no Exame em 2011, declarados no Censo Escolar
As notas da redação não são computadas para a média geral. Essa é a única prova que não é corrigida pela TRI (Teoria de Resposta ao Item).