26 de abr de 2013

CURSO NORMAL MÉDIO



Alunos do Curso Normal Médio participam de Palestra do ECA.
(Estatuto da Criança e Adolescente)
No dia 23/04 os alunos do Curso Normal Médio da E.E. Profa Nair Palácio de Souza participaram da Palestra sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) - Lei 8.069 com a Palestrante Leila dos Santos - Assistente Social do Conselho Tutelar Municipal, lei esta de proteção integral da Criança e Adolescente, assegurando as oportunidades para o desenvolvimento físico mental, sendo dever da família e comunidade assegurar Educação, Saúde, Esporte e Lazer.  Trata do direito a profissionalização e proteção do trabalho, medidas punitivas de acordo com a lei vigente aos menores de dezoito anos imputáveis a sua faixa etária. A palestrante através de dialogo e respostas as perguntas pertinentes ao tema abordado conclui seu trabalho enfatizando o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar de nosso município e agradecendo a atenção de todos.
Vejam as fotos.





Teoria na prática



ACÚSTICA E INTENSIDADE SONORA
Aula experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª  Adriana Diogo da disciplina de Física, com as turmas do 2º Ano A, B, C e D do Ensino Médio, com o tema Acústica e Intensidade Sonora.
A experiência tinha como objetivo analisar alguns materiais isolantes acústicos, verificar diferentes intensidades sonoras e frequência de instrumentos musicais.
A aula prática consistiu em envolver alguns celulares de alguns alunos em algodão, espuma ou isopor para analisar qual material é melhor isolante acústico. Em seguida alguns alunos que trouxeram instrumentos musicais, tocaram e foi possível diferenciar a mesma nota musical em instrumentos diferentes, como por exemplo, no violão e na guitarra. Foi uma aula interessante, diferente em que houve a participação de todos os alunos da turma.
Vejam as fotos.










Aula Prática de Biologia no Lab. de Ciências



BACTÉRIAS
Aula Experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª  Tássia da disciplina de Biologia, com a turma do 2º Ano D do Ensino Médio, com o tema Bactérias.
A aula experimental tinha como objetivo observar a estrutura da célula de bactérias através do microscópio.
Para o preparo da bactéria os alunos trouxeram de casa gelatina incolor preparada e separada em quatro recipientes diferentes (copos descartáveis), que serviram como meio de cultura para o desenvolvimento das bactérias. Os alunos realizaram coletas no banheiro da escola, na mucosa da boca, na sola do sapato e etc. A coleta foi feita com cotonete e posteriormente o mesmo foi levemente passado no meio de cultura (gelatina). Após a coleta os recipientes foram lacrados com papel alumínio e colocados dentro de um caixa, onde não teria incidência de luz por sete dias.
Após sete dias da coleta os alunos puderam observar através do microscópio a estrutura do corpo bacteriano coletado por eles.

Vejam  as fotos.





25 de abr de 2013

Aula Prática no Laboratório de Ciências



FERMENTAÇÃO

Aula Experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª Tássia da disciplina de Biologia, com a turma do 2º Ano D do Ensino Médio, com o tema Fermentação.
A aula experimental tinha como objetivo produzir iogurte através da fermentação lática. A Fermentação Lática consiste na conversão anaeróbica parcial de carboidratos (mais especificamente a glicose) com a produção final de ácido lático, além de várias outras substâncias orgânicas. É processo microbiano de grande importância utilizado pelo homem na produção de laticínios (queijos, manteiga, coalhada, etc.) na produção de picles e chucrute, e na conservação de forragens. Por outro lado, é processo responsável pela deterioração de vários produtos agrícolas.
           Os alunos confirmaram na pratica os conceitos de  Homolática e  Heterolática.
 Na Homolática, as bactérias agem sobre a lactose, transformando-a em glicose e galactose, e, posteriormente reduzindo a glicose (~90%) para ácido lático, podendo ocorrer, também, a formação de outros metabólitos (secundários), como etanol e CO2. Na Heterolática, há formação de CO2, etanol e ácido lático em mesmas proporções. A diferença entre ambos é que, na Homolática, o ácido lático é preponderado.
Foram utilizados na aula prática diversos materiais para a produção o iogurte, tais como: um litro de leite, um copo de iogurte natural, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e suco de saquinho. Durante o processo o leite foi aquecido e em seguida colocado o iogurte natural e deixou-se fermentando de um dia para o outro durante a fermentação, as bactérias do iogurte, S. termophilus e L. bulgaricus, crescem, produzindo ácido lático e compostos aromáticos, além de formar o coágulo (coalhada). Depois em um liquidificador bate-se o fermentado, o leite condensado, o creme de leite e o suco. Após o preparo os alunos degustaram o iogurte preparado por eles.
Vejam as fotos.