30 de ago de 2013

ORTOGRAFANDO COM O JOVEM DE FUTURO



     Durante todo o mês de Agosto foi realizado na E.E. Profª  “Nair Palácio de Souza”, no Ensino Médio, o Projeto Ortografando com o Jovem de Futuro  - “Soletrando”.
      Com o objetivo de dinamizar e apropriar-se  do processo de leitura e escrita,  os alunos após lerem algumas obras de Clarice Lispector e estudarem as regras de ortografia e acentuação, participaram da competição, sob orientação das professoras do matutino:  Marilza Nascimento Nunes do 1º B, C, D e E -  Adriana Caputo, 2º B, C, e D – 3º A, B e C  - André  do 1º A e 2º A  e  Adriana Polato do 1º F, 2º E e 3º D, do noturno e da Coordenadora de Área de Língua Portuguesa Sônia Regina Bazalia Pereira.
      Inicialmente a competição foi realizada na sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos pelos professores e eles próprios  sorteavam as palavras previamente selecionadas  a serem soletradas, à medida que erravam iam sendo  desclassificados, até restar apenas um em cada turma.
      A etapa final aconteceu na manhã do dia 29 de Agosto, onde os alunos classificados reunidos, iniciaram uma disputa acirrada, até mesmo com torcida organizada.
     O aluno Eduardo Saldanha de Almeida do 1º A foi o vencedor da Etapa Escolar após três disputadas rodadas e irá para a etapa municipal, com data a ser definida pela SED – Secretaria de Educação.
     O vencedor na Etapa Municipal irá a Campo Grande, onde participará da Etapa Estadual.
     Participaram da final da Etapa Escolar os seguintes alunos:
1º A – Eduardo Saldanha de Almeida
1º B – Nilo Pereira de Oliveira Filho
1º C – Matheus Simão Marques da Silva
1º D – Vitória Alicia Rangel Stramare
1º E – Camila Aparecida Delavalentina Coimbra Oliveira
1º F – Nátaly Diane Rocha da Silva
  A – Priscila de Souza Santos
2º B – Maria Karoline Santos Nascimento
2º C – Beatriz Vieira dos Santos Martins Fernandes
2º D –Mateus José Atalaia Godoy
2º E – Marcos Vinícius Barbieri Silva
3º A – Larissa Gonçalves Souza
3º B – Thayná  Carneiro de Souza
3º C – Thainá Farias Costa



IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente



A Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza de Nova Andradina MS, realizou a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, tem o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, promover espaços educadores sustentáveis e apresentar propostas para políticas públicas, por meio de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, vem promovendo atividades, palestras sobre reciclagem de lixo e projetos a esse respeito, e, no dia 23 de agosto, realizou a  IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na unidade escolar, com diversas atividades, abordando o tema “Terra”, com o Projeto "Papel, Papel Meu ".









29 de ago de 2013

4ª ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA



no dia 28/09  na E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza a 4ª ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, cujo tema foi “EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”.
 Nesta formação foram estudados e debatidos três textos: * Politica Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. (MEC/SEESP)* As Políticas Públicas da Educação Especial na perceptiva da Educação Inclusiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. ( artigo  apresentado no VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar) *A Escola Comum Inclusiva. ( Universidade Federal do Ceará). Além dos vídeos que tratavam  da deficiência auditiva, transtornos global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
Esses momentos foram gratificantes, onde podemos discutir as politicas públicas estadual  e sua aplicabilidade, e trocar experiências de como lidarmos com estes alunos de forma que tenhamos o sucesso educacional.
Vejam as fotos:







TRABALHANDO NO LAB. DE CIÊNCIAS - EQUILÍBRIO QUIMICO.



Aula prática  realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª Norilda Siqueira da disciplina de Química, com as turmas do 2º Ano B, C e D do Ensino Médio, com o tema “Equilíbrio Químico”.
A experiência tinha como objetivo observar o equilíbrio químico, calcular a constante de ionização e relaciona-la com a força e condução de eletricidade dos ácidos e bases.
Na aula prática os alunos resolveram os cálculos da constante de ionização para comparar com as soluções preparadas (soluções ácidas e básicas), utilizando aparelhos específicos para verificar a condução de corrente elétrica. Quanto maior a intensidade da luz observada maior seria o valor de acidez para a solução ácida; e o mesmo ocorre para as soluções básicas, quanto maior a intensidade da luz observada maior a basicidade da solução.
A aula demonstrou que os alunos conseguiram resolver os cálculos propostos, e em seguida verificaram na prática se os valores encontrados por eles conferiam com a intensidade da luz nas soluções. Foi uma diferente em que houve a participação de todos os alunos da turma.
Segue as fotos.












TRABALHANDO NA PRÁTICA NO LAB. DE CIÊNCIAS – FILTRANDO A ÁGUA



Aula prática realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª Alessandra da disciplina de Ciências, com as turmas do 6º Ano A e B do Ensino Fundamental, com o tema “Filtro”.  
A aula teve como objetivo demonstrar a filtragem da água suja utilizando um filtro construído com materiais alternativos.
Os educandos montaram o filtro utilizando uma garrafa de plástico, onde fizeram um corte um pouco acima do meio da garrafa. Após colocaram algodão, depois a areia e, por último, as pedras. Em seguida colocaram na parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil, após adicionaram a água suja para fazer a filtragem.

Foi possível observar que os alunos ficam empolgados com a aula, onde eles mesmos puderam construir um filtro de água utilizando materiais simples, e observaram a filtragem da água que estava suja ficar com aparência mais límpida.  Conclui-se que quando trabalhamos os conteúdos de uma forma mais dinâmica e objetiva envolvendo os alunos com o objetivo proposto, teremos com certeza resultados satisfatórios.

SEGUE AS FOTOS