25 de fev de 2014

Aula Prática

Os alunos da Escola Profª Nair Palácio de Souza fizeram uma visita ao laboratório de Ciências da escola, para conhecer os materiais que já existiam e os novos adquiridos pela direção.
O laboratório possui todos os recursos necessários para realização das aulas práticas nas  áreas de Química, Física, Biologia, Ciências e demais disciplinas.
Sabemos que as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, no qual as aulas práticas não constituem mera confirmação dos fenômenos ensinados na teoria, mas desafiam o aluno a relacionar informações e aprimorar o seu aprendizado.
Atualmente o laboratório está sob os cuidados da professora responsável Saraya de Fátima Ali Saleh que está desenvolvendo um excelente trabalho junto aos professores e coordenação pedagógica.

Vejam as fotos:














19 de fev de 2014

ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR

ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR
A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza sente-se orgulhosa  e honrada pelo grande número de alunos aprovados no vestibular 2013 e que irão iniciar o ensino superior em 2014.
Na oportunidade agradece e reconhece o trabalho da equipe pedagógica e professores que se empenharam para o grande êxito dos alunos.
Informa ainda  alguns alunos estão aguardando resultados.
 Vejam a lista dos aprovados:
NOME DO ALUNO
CURSO
UNIVERSIDADE
3º Ano A


 Aline Santana  dos Santos
Administração
FINAN
Amanda Alice da Silva Paes
Engenharia  Produção de Alimentos
UFGD
Amanda Soares Godoi
Engenharia  Produção de Alimentos
UFGD
Bruna Carolini Nascimento
Direito
FINAN
Bruna Marques Antunes
Direito
FINAN
Bruna Patrieli Leite Umburana
Direito
FINAN
Camila Pacheco dos Santos
Psicologia
UNIGRAN
Hohana Nascimento Bolsanelo
Fisioterapia
UNOESTE
Joice Aparecida Reale Fonseca
Psicologia
UNIGRAN
José Benedito Ignácio Dourado
Engenharia Química
UCDB
Jose Lemos Netto
Engenharia Mecânica
UNIP- Araraquara
Katielly Guimarães Oliveira
Psicologia
UNIGRAN
Larissa Gonçalves Souza
Letras
UFGD
Lucas Fernando Bortoleto Silva
Engenharia Civil
UNOESTE
Thiago Sanches esteves
Farmácia
UNIGRAN
Wagner Mateus de Mattos Leme
Administração
UFMS
3 Ano B


Amanda Kellen Fracasso
Direito
FINAN
Ana Carolyna Pelegrino Roberto Simões
Direito
TOLEDO
 Bruno Vinicius Carvalho Pereira
Fisioterapia
UNIDERP
Kamila Kosinski Julião
Odontologia
UNOESTE
 Loyslene Moraes Louzada
Direito
UCDB
Marcela ramos Trachta
Engenharia Civil –
UNIS /Sta. Maria
Mariany de Oliveira Cosin
Engenharia Civil
UNOESTE
Nayumi Andreta Kai
Engenharia Civil
UNOESTE
Natane Alexandre Nantes
Estética
UNOESTE
Paulo Soares Guimaraes
Engenharia Civil
CESUMAR
Sabrina Barbieri da Silva
Medicina
UNINORTE
Vanessa Lima Alves
Direito
TOLEDO
Vitor Peixoto Canestraro
Analise de Sistema
IFMS
Yasmin Enz Pones
Direito
FINAN
3 Ano C


Ana Caroline de Almeida Leite
Agronomia
UFMS
Caroline Gonçalves Fernandes Siqueira
Educação Física
UFGD
Fernanda Florencio Ferreira
Arquitetura
UNIDERP
Hillary Fernanda Maciel Feitosa
Odontologia
UNIGRAN
João Victor Andrade de Oliveira
Historia
UFMS
Juliana Carvalho Tigre
Nutrição
UFGD
Kênia  Gabriela Rosso
Engenharia Ambiental  e Direito
UEMS
Larissa da Silva Magalhaes
Arquitetura
UCDB
Larissa Natally Soares Noronha
Direito
FINAN
Leticia Karoline Alves de Oliveira
Engenharia  Ambiental
UEMS
Lucas Rodrigues Tomaz de Souza
Biomedicina
UNIGRAN
Mariane Alves Ponciano
Biomedicina
UNIGRAN
 Mayara Bressan frutuoso de Oliveira
Ciências Sociais
UFGD
Nahman Yasser Muhammad El Abed
Arquitetura
UNOESTE
Natalia Silva Santos
Educação  Física
UFGD
Nilton Andre Batista Faria
Administração
UNIGRAN
Thainá Farias Costa
Arquitetura
UNIGRAN
Yasmin Rodrigues Mustafá
Engenharia Civil
CESUMAR
Francine da Silva Santana
Arquitetura
UNIGRAN
3º Ano D


Ana Laura Ribeiro Gomes
Engenharia Elétrica
UFGD
Ana Paula Caetano da Silva
Ciências Contábeis
FINAN
Camila Schwarz Barreto
Estética
UNOPAR
Cesar Augusto Fontanetti Moretti
Economia
UFGD
Dhiene Caroline campos de Souza
Geografia
UNIFRAN
Edilson Evangelista de Oliveira Junior
Engenharia civil
UNIGRAN
Fabricio Lourenço de Andrade
Arquitetura
UNIGRAN
Natalia Carvalho Maciel
Farmácia
UNIGRAN































18 de fev de 2014

Normas Estabelecidas durante a Assembléia de Pais no dia 17/02/2014

NORMAS DE CONVIVÊNCIA PARA O CORPO DISCENTE
EE.  PROFª  NAIR PALÁCIO DE  SOUZA

A Direção, Colegiado Escolar, Coordenação  Pedagógica, pais de alunos, corpo docente e discente da EE. Profª  Nair Palácio de Souza, em atendimento ao  Regimento Escolar  desta Unidade de Ensino, decidiram elaborar as normas de convivência para os alunos, em complementação ao Capítulo  V, do referido regimento, que envolve os direitos, deveres e regime disciplinar do corpo discente:

1 – Cada turma de alunos, através de indicação ou eleição por seus pares, será representada junto à comunidade escolar por dois representantes de sala;

2 – A entrada das aulas em cada turno  e no final do recreio será marcada por dois sinais, sendo que no primeiro, os alunos deverão dirigir-se às suas respectivas salas de aula;

3 – A entrada do aluno em sala de aula, após a entrada do professor, só será permitida mediante autorização do mesmo, desde que não ultrapasse demasiadamente  o limite de tolerância;

4 – O aluno que perder a primeira aula deverá solicitar autorização da Direção e/ou Coordenação Pedagógica, para assistir às demais, sendo que no período diurno, haverá tolerância de até  dez  vezes no  ano.   Os portões serão fechados após 05 minutos  após   soar o   sinal e só serão abertos na 2ª aula.

5- Não será permitido ao aluno ir ao banheiro ou tomar água, na  1ª e 4ª aula. Em caso de problemas de saúde comunicar a Direção e Coordenação Pedagógica;

6- A movimentação das turmas durante a troca de  aulas, na  saída  e durante o intervalo, no término das aulas, deverá  ser feita de forma tranqüila, respeitosa, sem correria, para não prejudicar o andamento das atividades das demais;

7 – Não será permitida aos alunos a permanência nos corredores durante as aulas  e nas trocas de professores, bem como em outras dependências da escola, como sala dos professores, banheiros dos professores, sala da Coordenação, cozinha, recepção e outros;

8 – Os alunos só poderão retirar-se da escola antes do final da última aula com permissão da Direção da escola, e em caso de menores, com a anuência dos pais ou responsáveis. Caso o aluno se ausente das aulas sem a devida autorização, estará suspenso, compulsoriamente, no período letivo seguinte em que se apresentar na escola. Esta suspensão será cumprida na própria Unidade  Escolar;

9 – As faltas coletivas são consideradas como aulas não dadas, devendo ter a devida reposição, e a classe sofrerá suspensão imediata e escalonada, a critério da Coordenação  Pedagógica  e Direção da escola;

10- O aluno que deixar de comparecer em avaliações e outras atividades deverá apresentar uma justificativa imediata ao professor (prazo de 3 dias úteis), cabendo a este e à Coordenação Pedagógica, a decisão de acatar a justificativa. Em caso de não comparecimento devido a suspensão, o aluno não terá o direito de pleitear reconsideração por prováveis perdas de avaliação e entrega de trabalhos;

11- Só será autorizada a entrada de alunos no ambiente escolar com a camiseta de  uniforme da escola.

12- Conforme o artigo 66, item X, do Regimento Escolar,  que diz que o aluno deverá trajar-se adequadamente em qualquer dependência da escola, de modo a manter o respeito mútuo e a atender às normas de higiene e segurança pessoal e coletiva, a moral e bons costumes,  ficam proibidas saias e bermudas acima do joelho, blusa curta (esta deverá ficar sobre a saia ou bermuda ou calça), decotes ousados, camiseta masculina sem manga, ou outra vestimenta considerada não adequada pelos professores, Coordenadores e Direção.

13- A utilização dos Laboratórios de Ciências e  da Sala de Tecnologias,  seguirá um regulamento especial, elaborado pelos professores responsáveis, devidamente afixado no mural  e divulgado aos alunos;

14- Nas aulas de Educação Física os alunos deverão utilizar vestimentas pertinentes às atividades desenvolvidas, tendo o cuidado de se adequar convenientemente para retornar à sala de aula em tempo hábil. Caso isto não ocorra, será impedido de assistir às aulas seguintes. O aluno(a) que não puder  participar das aulas práticas de Educação Física, deverão apresentar atestado médico que justifique  a não participação.

15 – A prática de esportes na quadra ou pátio da escola não será permitida sem a presença de um professor, Coordenador ou responsável.   Durante o intervalo não será permitida  jogar bola  no recinto da escola;

16 – A utilização dos serviços da Secretaria e Direção  deverá ser feita no horário de atendimento dos mesmos, e em caso de solicitação de documentos, com a antecedência compatível;

17 – Não serão permitidas qualquer manifestação segregacionista na escola, com discriminação de sexo, classe social, etnia ou outras; “Bulling”.

18- Não serão toleradas brigas ou qualquer tipo de agressão física  causada a integrantes da  Unidade Escolar. Todos deverão respeitar para serem respeitados;

19 – O aluno não poderá, em sala de aula ou laboratórios, fazer uso de aparelho celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, não pertinente ao desenvolvimento da atividade escolar, ficando a cargo da Direção e Coordenação Pedagógica  a posse destes, como prova de ato indisciplinar, até o convite ao aluno ou dos pais para a devida retirada;

20 – O aluno deverá trazer diariamente os devidos materiais escolares de cada componente curricular;

21 – Os alunos que utilizam livros didáticos do PNLD  e PNLEM (Plano Nacional de Livros Didáticos do Ensino Médio) deverão zelar por eles, comprometendo-se a devolvê-los bem conservados, após o período de utilização;

22 – É vedado ao aluno levar para sala de aula materiais estranhos ou inconvenientes como livros, impressos, ou escritos de qualquer gênero, impróprios a sua instrução e aos bons costumes. Fica proibido a utilização dentro da sala de aula de estilete, pincéis atômicos, corretivo liquido, baralho, dominó, garrafas de refrigerantes, bomba e erva de tereré; catálogos de comércio para comercialização, e outros, ficando a cargo da Direção e Coordenação Pedagógica  a posse destes, como prova de ato indisciplinar, até o convite ao aluno ou dos pais para a devida retirada;

23 – Comemorações diversas, como aniversários, homenagens ou outros eventos deverão ser solicitados por escrito e com a antecedência de três dias, para a Direção da Escola;

24 – Faltas disciplinares ou que atinja o Regimento Escolar da EE. Profª. Nair Palácio de Souza,  serão registradas no Livro de Ocorrências. As penalidades aos alunos estão  dispostas no  Regimento;

25- É terminantemente proibido fumar dentro da escola. (Lei Federal, Estadual e Municipal);

26 – É  terminantemente proibido o estacionamento de veículos automotores de alunos no ambiente escolar. As bicicletas  são permitidas, desde que o proprietário faça uso de cadeado e corrente para prendê-las no suporte próprio, sendo que a escola não se responsabiliza de maneira alguma por qualquer dano ou furto que possa ocorrer. Recomenda-se que o(a) aluno(a) não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, corrente de ouro, relógio, máquina fotográfica, dinheiro etc. A escola não responde pela perda de materiais.

27 – Avisos, lembretes e comunicados são afixados no mural de recados, blog (blogescolanairpalacio.blogspot.com, facebook bem como o horário de trabalho da Direção, Coordenação  pedagógica, professores dos Laboratórios, Secretária e  administrativos;

28- Os alunos de Batayporã deverão esperar o ônibus dentro do recinto escolar e enquanto esperam deverão zelar  do ambiente onde estão;

29 – Todos deverão ter a consciência de que a escola é de todos.  Por isso  deverão conservá-la sempre limpa e organizada. Não poderão mexer  nos extintores, nem estragar  as plantas. Todos estão convidados a  economizar água e energia e  jogar  lixo no lixo. Toda depredação é sinal de falta de  cidadania.  Os banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos. Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo "errorex" ou chicletes, etc.), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma.
“A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela... Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”


30- Os pais deverão conscientizar  seus filhos sobre os cuidados com o trânsito, após  a  saída de cada turno escolar. Este é um problema grave que a Escola sozinha não consegue administrar.

Assembleia Geral de Pais

A E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza realizou nesta 2ª feira dia 17/02/2014 às 19h30mim a Assembleia Geral de Pais, momento de informação e reflexão sobre o ano letivo de 2014, onde foi repassado aos Pais a filosofia da escola,  questionado  que escolas eles querem aos seus filhos,   mostrado os índice das avaliações externas  do   SAEB (IDEB), SAEMS e ENEM  destacando que sempre a escola alcançou as metas projetadas, mas, juntos escola e família podem avançar mais, por isso a importância da participação do acompanhamento da vida escolar do filhos e das ações  que a escola  realiza.
 Foi abordado ainda sobre a importância do PPP, do Regimento Escolar, Conselhos de classe, o calendário escolar, as avaliações, biblioteca projetos de Dança, Xadrez, Tênis de Mesa, Violão e flauta no contra turno, merenda escolar, entrega de Kits, uniforme, livros,  etc. e principalmente  aprovadas as normas de convivências, que estabelecem  os direitos e deveres e regime disciplinar dos alunos.

Vejam as fotos