24 de nov de 2014

VISITA TÉCNICA AO MUNICÍPIO DE TAQUARUSSU

No dia 15 de novembro os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza fizeram uma visita técnica ao aterro sanitário, viveiro de mudas e central de coleta seletiva do município de Taquarussu.  Este município é o único do Vale do Ivinhema e um dos seis do Estado do Mato Grosso do Sul que possui  aterro sanitário dentro das leis e normas de órgãos ambientais (IMASUL, Ministério do Meio Ambiente). O aterro sanitário instalado resolve problemas de extrema importância como, por exemplo, o chorume que escorre dos montes de lixo contaminando o solo, e pior de tudo o lençol freático que é bastante raso neste município. Coadjuvando o processo de manejo correto de resíduos sólidos locais, é desenvolvida a separação do lixo seco (recicláveis) com posterior encaminhamento para a central de resíduos. Aí se faz a triagem de papel, papelão, metais, vidros, procede-se a prensagem e comercialização dos fardos. O viveiro de mudas é outra atividade importantíssima, pois ajuda os produtores a fazerem a recomposição florestal das reservas de forma econômica. Disponibiliza as mudas localmente, eliminando a necessidade de busca-las em locais distantes. Nossos agradecimentos a Secretaria de Meio Ambiente de Taquarussu que tão gentilmente nos recebeu através de seus funcionários. Foi proporcionado tantos ensinamentos aos alunos que, com toda certeza, os ajudarão na compreensão, na prática, dos conceitos aprendidos em sala de aula.










20 de nov de 2014

Respeito no Trânsito

NOVA ANDRADINA: Projeto desenvolvido com estudantes da Escola Nair Palácio pede respeito no trânsito
Iniciativa foi idealizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes em parceria com a professora Andréia Erdmmann e alunos do 1º ano do Ensino Médio
Redação: www.novanoticias.com.br

 A programação contou ainda com a distribuição de folhetos educativos
O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demtran) de Nova Andradina realizou nesta quarta-feira (19) uma breve encenação teatral para pedir respeito à faixa de pedestres.
O presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira acompanhou de perto a iniciativa, que faz parte do projeto “Pedestre, eu respeito”, realizado em parceria com  estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, sob a coordenação da professora Andreia Erdmann.
 A apresentação foi improvisada no cruzamento das ruas Vearni Castro e Milton Modesto. A escolha desta localidade se deu por conta do tráfego intenso no cruzamento que recebe boa parte dos veículos provenientes das avenidas Moura Andrade e Eurico Soares. 
 A programação contou ainda com a distribuição de folhetos educativos e orientações aos condutores e pedestres.  A mensagem principal contida nos impressos é de que a segurança no trânsito se faz por meio da educação de pedestres e motoristas.
 Nenão enalteceu o trabalho desenvolvido pelo DEMTRAN. “Conscientizar motoristas e pedestres a viver em harmonia no trânsito é fundamental para diminuir os índices de acidentes em nosso município. E a educação por meio de ações práticas como essa sempre tem um resultado melhor”, comenta.
 Também acompanharam a ação, o secretário de serviços públicos, Umberto Canesque, e a diretora do Demtran, Rita de Cássia de Souza Oliveira.
 A apresentação
 Na encenação teatral, uma jovem, supostamente com dificuldades de locomoção e com o auxílio de uma muleta, atravessava a faixa em meio ao tráfego na região que possui três vias voltadas para o trânsito de pedestres. 
 Os condutores que respeitavam a sinalização eram surpreendidos pela estudante que, sem cerimônia, se soltava do apoio e começava a dançar. Logo em seguida, os mesmos eram abordados por outros alunos e presenteados pela “boa ação”.


Glaucia Piovesan










V feira de Degustação.

E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza realizou no dia 18/11/2014 a V feira de Degustação.
Uma das ações do Projeto “Alimentação Saudável e atividades física: qualidade de vida garantida”, cujo objetivo é trabalhar valores, hábitos e estilos de vida, dentre eles o da alimentação adequada e a importância das atividades físicas aliados qualidade de vida.
Na feira foram apresentados os resultados das pesquisas, em relação ao IMC, onde se percebeu pelos dados, que houve um aumento de 8% na obesidade  dos alunos, entre o período de 2011 e 2014.
A pesquisa  foi realizada pelo Prof. Junior Zanquetta que tabulou dados de 270 alunos do turno vespertino e noturno.
O Prof. Junior destacou a importância do projeto que conscientiza a mudança de hábitos e de se incluir a atividade física no cotidiano, pois os jovens estão cada vez mais sedentários.
 A Academia Kalliper, fez apresentação de aeróbica junto aos alunos e destacou a importância de aliar alimentação e atividade física para se ter saúde.
A Prof. Saraya, apresentou em cada barraca, os valores nutricionais de tudo que estava sendo degustado, dados que mostravam  também valor calórico, os benefícios para o organismo conforme a pirâmide alimentar. Trouxe ainda a Nutricionista Simone Berto Siqueira para falar sobre a importância da alimentação saudável  e  enfermeiras que aferiram a pressão, dos alunos, esclarecendo a importância de se controlar o peso,  garantindo uma saúde estável.
A Feira foi um sucesso.  Todos os participantes além de degustarem vários pratos deliciosos, puderam  refletir sobre  sua relação com alimentação e a saúde.
Nosso parabéns  e muito obrigado aos professores organizadores: Saraya e Junior e  aos demais colaboradores: Norilda, Maria Regina Trindade, etc,  e aos parceiros:  Nutricionista Simone Berto Siqueira, Academia Kalliper, e a Secretaria da Saúde que nos enviou as enfermeiras  para aferição da pressão arterial.
Nosso Parabéns e obrigado aos alunos  que foram DEZ na execução deste projeto.
 Obrigado a Banda THE HOUSE e demais alunos do Ensino Médio que  abrilhantaram a feira.

Vejam as fotos. 



















17 de nov de 2014

ESCOLA E. PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA ADERIU À CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE.

No dia 11 de novembro a Direção e Coordenação da E.E. Profª Nair Palácio de Souza fez a entrega à Profª Flávia Tatiane Sordi, do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizado do Comércio), de 30 garrafas Pets de lacres de latinhas, que serão encaminhados ao HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS DE SP, onde serão somados e convertidos a outros mais em cadeiras de rodas. O SENAC que mediou a Campanha solicitou a parceria da Escola que através de gincana e campanhas entre todos arrecadou num período de dois meses e fez a entrega para ser encaminhado. A Escola agradece a participação de todos!




12 de nov de 2014

III edição da Feira de Geociências

A Escola Profª Nair Palácio de Souza participou da III  edição da Feira de Geociências. Neste ano, o evento realizado no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Bras Sinigáglia abordou assuntos relacionados à sustentabilidade, qualidade de vida, experiências e reutilização. 
Os projetos apresentados pela escola foram sobre sustentabilidade em foco; Construindo um gerador solar de baixo custo, Construindo uma estufa hidropônica na E.E. Profª Nair Palácio de Souza, Análise de Consumo e venda de medicamentos sem prescrição médica; Água de beber, água de lazer, aterro sanitário.

A iniciativa visa motivar ações voltadas para a educação científica e sustentável por meio de trabalhos elaborados por alunos e professores de Geografia e Ciências. A GeoCiência é de extrema  importância para o  desenvolvimento científico e tecnológico de toda a comunidade escolar, por ser uma forte aliada na inclusão do conhecimento e na educação na vida dos alunos, além de estimular as inovações através da realização de projetos criativos e inovadores como novas formas de aprendizagem.








7 de nov de 2014

CAPACITAÇÃO JOVEM DE FUTURO/ProEmi/JF em CAMPO GRANDE.

 Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, participou nos dias 06 e 07 de novembro   em Campo Grande, da  Formação de Gestão Escolar voltada para resultado de aprendizagem, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, parceria do MEC e SED com o tema “Monitoramento e avaliação da execução dos planos de ação”, tendo em vista a preposição de um novo planejamento estratégico que possibilite priorizar as ações para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.
 O Diretor Acácio e a Coordenadora Pedagógica Ediana, que participaram da formação, salientaram que a troca de experiência foi muito válida, pois puderam verificar novas propostas e estratégias de ações que podem ser adaptadas a nossa realidade escolar, como puderam também passar as experiências da  nossa escola para ajudar as demais, a fim de melhorar a aprendizagem e integração dos educandos, pois o objetivo de todos é por uma escola mais participativa, eficiente, criativa e transformadora.

Vejam as fotos desse evento..