27 de ago de 2015

Jornal Escola

Com intuito de promover no aluno a competência linguística escrita em relação a diversidade de gêneros textuais, foi que a professora Marilza Nunes da EE Prof Nair Palácio de Souza, esta desenvolvendo durante o segundo semestre do ano letivo de 2015 com as turmas do 2° ano do Ensino Médio o jornal online Folha do Nair: Informativo a favor da democracia.
Para isso, a professora e os alunos utilizam de diversas ferramentas tecnológicas, doo computador ao celular e todos os aplicativos necessários para o bom desenvolvimento das atividades propostas.

O jornal está disponível no sitio: fdn.informativo.tk. Entre e confira, tem sempre uma notícia de interesse do mundo escolar, bem como, classificados, aniversários, novidades e atividades para ENEM.

Acesse e confira: fdn.informativo.tk



Folclore Brasileiro: resgatando os conhecimentos dessa gente

No dia 21/08/2015, no período vespertino, coordenadores, professores e alunos da EE Profª Nair Palácio de Souza, comemoraram, antecipadamente, o dia do folclore brasileiro com apresentações variadas como: teatro de lendas, literatura de cordel, dança da catira, capoeira, “contação de causos”, comidas típicas entre outras atividades. Esse evento ocorreu em culminância do projeto interdisciplinar Folclore Brasileiro: resgatando os conhecimentos dessa gente, sob a orientação da professora Marilza em parceria com os demais professores.

O projeto foi excelente, desde a participação e colaboração dos alunos e por fim, uma tarde linda de apresentações onde se pode mostrar um pouco dos costumes e lendas que vão perdendo seu valor em meio a tantas tecnologias na qual estamos inseridos.
Parabéns a todos pelo empenho e dedicação em cada atividade realizada.














CURSOS TÉCNICOS EM VENDAS E SERVIÇOS JURÍDICOS

No dia 20 de agosto de 2015, nas dependências da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza foi realizada uma Palestra para os Cursos Técnicos de Vendas e Serviços Jurídicos com Marcelo Bial, Gerente das Casas Bahia, de Nova Andradina. Bial realizou uma Palestra motivacional onde apresentou aos alunos a sua história de vida como exemplo de determinação e como atingiu seus objetivos pessoais e profissionais. Também falou sobre a empresa no qual trabalha há oito anos e sobre as oportunidades e incentivos oferecidos. Ainda deu dicas de como atender bem o cliente, comportamento no ambiente de trabalho, planejamento, economia e mercado entre outros pontos importantes que foram abordados, baseando-se na sua experiência profissional. A Palestra foi muito enriquecedora para todos que prestigiaram o evento, contribuindo para um melhor desenvolvimento de nossos futuros profissionais que estarão atuando no mercado de trabalho. Os nossos mais sinceros agradecimento ao Marcelo Bial pela sua disposição e contribuição.










10 de ago de 2015

Escola Estadual Prof.ª NAIR PALÁCIO

Escola Estadual Prof.ª NAIR PALÁCIO está entre as 20 melhores escolas públicas de MS  no Enem 2014
  
A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, mais uma vez, conquista a liderança das escolas públicas de Nova Andradina com maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.  Esta instituição de ensino obtém a melhor pontuação desde 2005, quando o MEC começou a divulgar as notas das provas realizadas pelos alunos. Com aumento de 19,49 em relação ao ano passado, a escola alcançou a média  515,62 conquistando o décimo sétimo lugar no ranking das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. O resultado foi divulgado no dia 05 de agosto pelo Ministério da Educação.

No ano passado 118 alunos realizaram a prova do ENEM e a escola obteve uma taxa de participação de 92,19 %. Segundo o MEC a taxa de aprovação dos alunos do Ensino Médio na escola é de 87,90% e a taxa de abandono é de 0,40%.

Segundo a direção escolar o resultado satisfatório no Enem deu-se graças ao esforço coletivo da equipe de profissionais que atuam nesta escola. Os professores procuram realizar um trabalho voltado para as avaliações de larga escala, como o Enem e a Prova Brasil. Todavia, a grande preocupação da escola é oportunizar aos alunos ferramentas para exercer com competência e responsabilidade a vida na sociedade.

Em relação às escolas particulares  que foram as melhores classificadas no ranking do ENEM, a direção da escola aponta que as públicas ficam em desvantagem, pois os alunos das escolas privadas possuem uma carga horária maior, ou seja, possuem aulas a mais de quase todas as disciplinas; o número de alunos em sala de aula é bem inferior ao das escolas públicas; o material usado pelo aluno (apostilas) é bem mais rico (e menos pesados do que os livros didáticos); e também são  melhor equipadas. Em alguns casos, quando um aluno não vai bem nas avaliações escolares, é “convidado” a procurar uma outra escola para estudar.  Em relação aos professores, não há diferença, pois a maioria que atua na rede particular,  trabalha também na rede pública. Entretanto, as mensalidades cobradas pelas escolas melhores classificadas no Enem chegam a mais de 2 mil reais, enquanto que a escola pública é gratuita, não sendo justo estabelecer uma comparação entre essas redes, como se as duas tivessem as mesmas condições de igualdade.
   
 Quanto a algumas escolas públicas bem classificadas, como as federais e militares, a direção destacou que essas realizam uma espécie de “vestibular” para selecionar seus alunos. O Regimento Escolar dessas instituições é mais rígido e os professores são mais valorizados. Na rede pública estadual não existe esta seleção, aumentando o desafio dos educadores em entusiasmar os alunos a estudarem sempre mais, aumentando também o mérito que estes profissionais devem ter. Vale destacar que  algumas vezes a escola é quase obrigada  pela Secretaria de Educação, a colocar até 45 alunos nas salas do Ensino Médio e isso dificulta o desempenho de todos.


O Enem é composto de um teste de redação e quatro provas objetivas - ciências humanas; ciências da natureza; linguagens e códigos; e matemática. A nota obtida no ENEM é utilizada para que o aluno possa disputar vagas no ensino superior através do SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, as notas podem ser utilizadas para obter o certificado de conclusão do ensino médio. 


1 de ago de 2015

FORMATURA DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Sexta-feira próxima passada, dia 24 de julho de 2015, tivemos a grata satisfação de efetuar a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Meio Ambiente.
Desejamos a estes alunos muito sucesso, bons empregos, realização profissional, pois entre vários outros, foram estes que perseveraram até o final, até o momento de vestir a beca, fazer o juramento, colocar o capelo, fazer o juramento, colocar o capelo, receber o canudo, celebrar a vitória. Estiveram juntos, em todos os momentos desde o primeiro instante de aula até a conquista do almejado, o dia da formatura.

As dificuldades podem aparecer, mas com a garra que vocês demonstraram, tais dificuldades serão, na verdade, oportunidades disfarçadas para conquistas maiores.
Muito obrigada por terem confiado na escola e vindo cursar o Técnico em Meio Ambiente. Foram muitos desafios vencidos, nos ensinaram e aprenderam muita coisa conosco. Hoje, somos pessoas melhores, com toda certeza, por ter passado pela experiência de termos vivido juntos este ano e meio de curso.

Mais uma vez, sucesso a vocês todos, é o que lhes deseja a comunidade escolar da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza.