21 de mar de 2016

Educação Profissional de 2016

Escola E.E. Profª Nair Palácio de Souza dá início aos novos Cursos de Educação Profissional de 2016
A Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, município de Nova Andradina-MS, deu início, no dia 16 de março passado, as aulas dos novos Cursos de Educação Profissional para o ano letivo de 2016. A escola ofereceu vagas para os cursos  Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Serviços Jurídicos e Técnico em Recursos Humanos. Houve uma demanda de mais 160 (cento e sessenta) aluno em busca de enriquecer seus conhecimentos, currículos e, consequentemente, adquirir atributos pessoais como: criatividade, iniciativa, habilidade de comunicação, capacidade de  planejamento, liderança e trabalho em equipe,  qualidades estas, indispensáveis ao sucesso   no atual  mercado de trabalho.
A Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, oferece a Educação Profissional desde o ano de 2008 e já formou inúmeras turmas, em cursos diversos, para jovens de toda região do Vale do Ivinhema, (Batayporã,  Ivinhema, Taquarussu, Angélica e Distrito de Nova Casa Verde).
Nesta quinta-feira, 17 de março, a direção da escola apresentou a todos os alunos o Projeto de cada curso, bem como o Calendário Escolar e o Regimento Escolar.  Na oportunidade foi solicitado um cuidado especial  no combate ao  Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, e que vem causando muitos transtornos a nossa população. 













PALESTRA SOBRE CÓDIGO PROCESSUAL CÍVIL

ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DA E.E. PROFª. NAIR PALÁCIO DE SOUZA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE CÓDIGO PROCESSUAL CÍVIL – NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA.
Na última quinta-feira, 10 de março os alunos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e do Curso Técnico em Vendas, participaram na Câmara Municipal de Nova Andradina – MS, da palestra: As principais alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, organizada pela Escola Superior da Advocacia – ESA – e 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo ministrada pelo Juiz de Direito da Comarca de Campo Grande – MS, Dr. José de Andrade Neto, que além do cargo na magistrada é coordenador geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul – ESMAGIS e coordenador de ensino à distância da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
O palestrante elencou as principais alterações trazidas pela Lei nº. 13.105/15 que foi sancionada em março de 2015 pela Presidência da República, instituindo o Novo Código de Processo Civil – NCPC - que entra em vigor no próximo dia 18 e possui 1.072 artigos.
Entre as principais mudanças, destacou o magistrado que o NCPC visa principalmente a realização de conciliação e mediação, na tentativa de evitar o acúmulo de processos no Poder Judiciário e o respeito aos precedentes jurisprudenciais dos tribunais, criando segurança jurídica e julgamentos pautados na isonomia.
Em contrapartida, destacou o palestrante que embora o NCPC tenha determinado que os tribunais teriam que se adequar de forma estrutural para a realização de conciliação e mediação, na realidade, mesmo tendo um ano para se adequar, os tribunais não realizou as adequações necessárias, o que pode prejudicar a efetividade do novo código processual.
Ademais, o magistrado falou acerca da mudança da contagem dos prazos processuais que passou de dias corridos para somente em dias úteis. Outra mudança atinente aos prazos foi em relação aos prazos recursais que foi uniformizado para 15 dias, com exceção somente aos Embargos de Declaração que permaneceu com prazo de 5 dias.
Após abranger diversos outros temas foi oportunizado aos participantes a realização de perguntas para sanear dúvidas ainda existentes, a fim de que juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, possam realizar uma prestação jurisdicional de qualidade aos cidadãos que necessitem da Justiça para buscar a efetivação de seu direito.

Os alunos aproveitaram a palestra, para se apropriar da linguagem jurídica e fizeram apontamentos de pontos chaves ali discutidos para aliar e discutir em sala de aula com os professores que acompanharam nessa atividade extra sala de aula.






15 de mar de 2016

ASSEMBLEIA GERAL.

E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA REALIZA ASSEMBLEIA GERAL.
No dia 14/03 a E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza realizou a Assembleia Geral de Pais, a fim de  tratar dos assuntos pertinentes ao Ano Letivo de 2016. A reunião iniciou-se com a apresentação da pauta pelos  gestores Profº  Acácio e  a Prof ª Tânia, onde foram tratados os seguintes assuntos: calendário escolar; Resolução 3.004/16; Regimento Escolar; PPP; Normas da escola; projetos; família na escola; livro didático; uniforme e kit escolar. Dentre outros  foi apresentado também um vídeo motivacional, destacando a importância da família como parceira da escola, destacando que juntos podemos construir a escola que almejamos com qualidade e competência para nossos educandos.
Nesta reunião foi apresentada a equipe pedagógica, os novos coordenadores pedagógicos Sílvia, Danielly e Thiago, e o apoio técnico José Marcelo, Saraya, Januária e Vanderlei.
Foi destacado ainda a participação dos pais nos órgãos colegiados  como APM e Colegiado escolar, e o incentivo aos filhos para participarem do grêmio estudantil. Uma escola com gestão democrática só é possível com a participação ativa da comunidade escolar.

Vejam as fotos.








7 de mar de 2016

DIA D CONTRA O "AEDES AEGYPTI"

E. E. Prof.ª  Nair Palácio trabalha com seus alunos a questão  das doenças provocada pelo mosquito Aedes aegypti.
         Vamos apagar o Mosquito... com esse tema a E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, trabalhou no dia 02/03/16  a questão das doenças transmitidas pelo  mosquito  Aedes aegypti  como a dengue,  Chikungunya e a Zika que  são  doença que pode chegar até a causar a morte do infectado.
          O trabalho foi realizado  com todas turmas  da unidade escolar a fim de conscientizar cada um que a solução para essas doenças está em nossas mãos  isto é em nossas atitudes diárias, com o cuidado com a casa comum (onde vivemos) que é  responsabilidade de todos.
Vejam o cronograma de ação e as fotos
1º Aula - Aula temática para tv.... AEDES AEGYPTI  com boletim atualizado  da situação de Nova Andradina.
2ª aula - debate  e produção:
* de desenhos 6º Ano
 *de frases   para o mural 1º Anos e 7º Anos
 *de cartazes –  2º anos e 8º anos
 * de redação – 3º anos e 9º Anos
3º aula- andar pela escola  e mostrar os lugares onde podem ser criadouro se jogar latas ou empossar água.
4ª aula -  oficina  com professores de biologia e  ciências – confeccionar repelente e armadilhas para o mosquitos
5º e 6º aula – Distribuir panfletos na região em torno da escola e fotografar possíveis focos de mosquitos.

Desta forma cada  um fazendo a sua parte apagaremos o mosquito.