26 de nov de 2016

TODOS CONTRA O MOSQUITO

Alunos do Curso Técnico em Gerência de Saúde se mobilizam no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na E.E. Profª Nair Palácio de Souza ocorreu mais uma ação do projeto “Vamos apagar o Mosquito”, durante a semana de 21 a 25 de novembro, onde os  alunos do Curso Técnico em Gerência de Saúde, na disciplina de Atuação Profissional, mobilizaram-se juntamente com a Profª Ingrid Travaim, para discutirem sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, pois a situação é grave e requer ação imediata. No Estado de Mato Grosso do Sul, conforme último boletim epidemiológico foi notificado 58.524 casos suspeitos de dengue.
Desta forma, os alunos preparam cartazes, e trouxeram materiais da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses (panfletos e fases do mosquito), e posteriormente apresentaram as demais turmas da escola, momento ideal para começarmos a chamar atenção e nos mobilizarmos sobre a prevenção a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois em breve se inicia o período das chuvas.
Os alunos reforçaram a importância do combate ao mosquito em sua fase aquática, e para isso devemos atentar para não deixarmos água parada em recipientes que o mosquito possa utilizar para depositar seus ovos.
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti, transmite a Chikungunya e o Zika virús, está última relacionada ao aumento dos casos de microcefalia no Brasil.

TODOS CONTRA O MOSQUITO!

Vejam as fotos.
















25 de nov de 2016

Salas de aula com ar condicionado

Salas de aula com ar condicionado proporcionam mais tranquilidade e conforto na EE. Profª Nair Palácio de Souza.

O Colegiado Escolar e a  Associação de Pais e Mestres,  concluiu nesta semana a  instalação de 13 (treze)  aparelhos de ar condicionado de 30.000 btus,  nas salas de aula da EE. Profª Nair Palácio de Souza. A iniciativa visa resolver a questão do calor dentro das salas e assim proporcionar mais conforto para alunos e professores, além de gerar um melhor desempenho dos mesmos na aquisição do conhecimento.  No mês de agosto foi realizada uma ação entre amigos através da APM, onde foi possível captar recursos para a compra dos aparelhos.

Pesquisas apontam que a utilização dos aparelhos de ar condicionado na escola torna a sala de aula mais confortável, aumenta a concentração e a produtividade, diminuindo a  sonolência e o cansaço, melhorando  o desempenho de professores e alunos.

Segundo a direção da escola “estudar em um ambiente refrigerado proporcionará uma melhora no rendimento escolar dos alunos, que por natureza são agitados, além de oportunizar tranquilidade e conforto no ambiente escolar.  As salas de aula ficam mais confortáveis com o clima mais ameno, os alunos diminuem as saídas, as idas ao banheiro, as escapadas típicas de quem não suporta um ambiente com o calor que gera desconforto. O ar condicionado  ajuda a manter os alunos focados na aula, já que estão num ambiente mais agradável. Nesta semana já se nota que os alunos não querem sair da sala de aula, inclusive na hora do intervalo”.
Não é só a direção que comemora a instalação dos aparelhos de ar condicionado, os alunos também aprovaram a iniciativa, como contou o aluno Pedro Gabriel do 6º ano, que disse: “ter  o ar na sala é muito bom,  pois diminui o calor e melhora a nossa aprendizagem. Agora consigo pensar melhor”!
A professora Célia Regina Smanioto colocou “que a instalação do ar,  foi uma maravilha para o desenvolvimento das aulas de matemática. Segundo ela os alunos entram, ficam mais calmos e com isso consegue dar melhor as aulas. Parece que se concentram melhor e falam  menos. A professora acredita que para o aprendizado do aluno será um sucesso.”
Para que fosse possível a instalação dos aparelhos de ar condicionado foi necessário a revisão da rede elétrica  da escola e utilização de serviços de serralheria. Para isso,  no último final de semana a APM promoveu a vendas de  pizza, que garantiu a conclusão de todos os serviços.

A direção colegiada e a A.P.M. agradece a todos pelo apoio dado a mais essa iniciativa. Esta ação coletiva fortalece os vínculos da escola com a comunidade novandradinense e reafirma seu compromisso de realizar um trabalho sério e comprometido com a educação de qualidade. 















23 de nov de 2016

AULA PRÁTICA

AULA PRÁTICA  NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
 Os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, orientados pelo professor Edmilson Pereira Coelho que ministra a disciplina Poluição Ambiental, estiveram no laboratório de Biologia da escola para prepararem material para o Projeto Recuperação de Nascentes.
Neste dia, entre outras atividades, prepararam embalagens e plantaram sementes para produção de mudas destinadas ao referido projeto. O plantio de árvores nas cabeceiras dos cursos d’agua favorecem a proteção das nascentes e o melhor afloramento das minas, dos olhos d’agua.
Cuidar do Meio Ambiente, no caso, da proteção das águas e dever de todos.

Vejam as fotos.






22 de nov de 2016

Aula Prática

Os Cursos Técnicos de Recursos Humanos e Serviços Juridicos da EE Profª Nair Palácio de Souza, realizaram o Projeto "Do Oiapoque ao Chui"


Com o objetivo de socializar e integrar os alunos, no ultimo dia 16/11/2016, foi realizado nas dependências da Escola Nair Palácio, o Projeto "Do Oiapoque ao Chui", que contou com a participação dos alunos dos Cursos Técnicos de Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, no qual os mesmos foram divididos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro–Oeste, Sul e Sudeste onde cada grupo ficou responsável pela apresentação de uma região brasileira através das comidas típicas, cultura, tradição, geografia, economia, etc. As apresentações foram julgadas e ao final houve uma premiação para cada colocação conforme nota dada pelos jurados. 
Houve um grande envolvimento por parte dos alunos que buscaram pesquisar sobre essas regiões, ensaiaram e apresentaram danças típicas, encenaram histórias regionais bem como profissionais que apresentaram músicas e cantos culturais.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto, pois este veio para ampliar o conhecimento e desenvolvimento de nossos alunos.