Profª de Historia
Trabalha a Revolução Francesa através de
“memes”
A
profª Melina Pinotti que leciona História na E.E.Profª. Nair Palácio de Souza
do município de Nova Andradina orientou os alunos do 2º Ano do Ensino Médio na
elaboração de “memes” que denunciasse a desigualdade no Brasil, provida das
diferenças sociais, raciais, étnicas e de gênero. As diferenças que nos tornam
desiguais foram evidenciadas em imagens e frases, formuladas com base em
estatísticas, e problematizam o acesso à moradia, à educação, à saúde e ao
trabalho. O uso de mídias na metodologia foi utilizado como estratégia para
aproximar os alunos com o ensino de História, e evidenciar que às problemáticas
sociais devem ser considerados os processos históricos.
A
professora acredita que o ensino de História deve atuar na relação entre
passado e presente, e a partir das problematizações dos processos históricos,
possibilitar ao aluno a compreensão das continuidades e das rupturas
históricas. Nesse sentido, a partir do conteúdo da Revolução Francesa que teve
como lema “Igualdade, Fraternidade e Liberdade”, a professora orientou estudos
que relacionaram a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789 com
a “Constituição da República Federativa do Brasil”, de 1988. O objetivo foi
problematizar os ideais de igualdade previstos em ambos os documentos e,
denunciar os aspectos que nos tornam “desiguais, porque diferentes”.
Vejam os memes:
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