25 de mai de 2011

Visita a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta

Os alunos da Escola Estadual Profª. Nair palácio de Souza fizeram uma visita no dia 23/05 a Usina Hidrelétrica Sérgio Motta acompanhados pelos profº. Ediana Ciciliati, Fábio e Carlos Guilherme Sasso.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma obra-prima da engenharia, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (que se chamava originalmente Usina Hidrelétrica Porto Primavera), instalada no Rio Paraná, e um patrimônio natural, o Parque Estadual Morro do Diabo.

No período da manhã, os alunos assistiram a uma palestra sobre o processo de produção e distribuição de energia elétrica e a historia da construção da usina, os alunos conheceram a parte externa desta grande obra. Percorreram o vertedouro, onde estão as comportas, e o marco zero da barragem, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, a mais de 11 Km da margem paulista do Rio Paraná. Neste local é possível fazer uma comparação entre o relevo dos dois estados e avistar parte do imenso reservatório que possui 2.250 Km² (segundo maior do país). Também é um bom local para contemplar a área da várzea direita do Rio Paraná, caracterizada pela alternância de arbustos, plantas herbáceas e lagoas. Os alunos conheceram a Eclusa da UHE Engº Sérgio Motta, eclusa esta que integra a Hidrovia Tietê-Paraná.

A visita agora começa pela parte interna da usina, mais precisamente pela sala de comando e pela sala de máquinas (onde se localizam as turbinas, os geradores e a subestação de energia). Além disso, os alunos conheceram o elevador e a escada para peixes que estão instalados na usina e que são muito usados nos períodos de piracema. Engº Sérgio Motta é a única usina da América do Sul a possuir estes dispositivos.

Por fim, ocorreu a visita ao Viveiro de Produção de Mudas (Horto Florestal) da CESP e um passeio pela cidade de Primavera, planejada e construída pela CESP no início da década de 1980 para abrigar os funcionários da UHE Engº Sérgio Motta e da UHE Rosana, outra usina localizada no município de Rosana, mas construída no Rio Paranapanema.




18 de mai de 2011

Trabalhando Releituras Literárias na STE

Partindo do Conceito que a Releitura Literária consiste "na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa", a professora Michele de Literatura desenvolveu na Sala de Tecnologias Educaionais, juntamente com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, um trabalho interessante no qual os alunos a partir da explicação da professora, leitura de textos, e apresentação de vídeos exemplificativos, produziram suas próprias releituras que foram expostas no mural para a leitura de todos da escola. Os textos trabalhados foram: "No Meio do Caminho", de Carlos Drummond de Andrade e "Se Eu Morresse Amanhã", de Álvares de Azevedo.
Veja alguns dos textos que foram produzidos:


"A releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho."
Heleny Galati
Agora confira as fotos das aulas e do mural:

Educação Ambiental: "Desenvolvendo a Consciência Ecológica"

Com o objetivo de desenvolver de forma clara e contextualizada a consciência ambiental atuante nos alunos dos 1ºos anos do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, o professor Carlos Guilherme Sasso está realizando, juntamente com o apoio da direção e coordenação, um importante projeto de conscientização ecológica que irá além de despertar nos alunos o espírito de luta em favor de causas ambientais também promoverá atividades que levem os alunos a questionarem os problemas ambientais, e a partir desse questionamento mudarem de alguma forma essa realidade.
Mesa Redonda com Profissionais da Área Ambiental








17 de mai de 2011

Projeto de Leitura

Nossa escola está em festa pelo sucesso do "Projeto de Leitura" realizado no início do mês de Maio que contou com a colaboração de toda as escola. Alunos, pais, professores e todos os funcionários dedicaram um tempo para refletir sobre a importância da leitura em nossas vidas!!!
Com o objetivo de formar cada vez mais leitores várias atividades em prol da leitura foram desenvolvidas e é visível a transformação na visão dos estudantes em relação ao hábito de ler, seja qual for o seu intuito: Diversão, informação, formação, etc... Parabenizamos a todos os professores e alunos engajados nesse projeto!!! Acompanhe as fotos...



Painéis IlustrativosDoação de Livros



Aulas e Palestras Diferenciadas




Exposição de Obras e Autores pelos Alunos
Aulas Temáticas
Momentos de Leitura

















11 de mai de 2011

"Apresentação do Planejamento da Feira Aluno Empreendedor”.

A apresentação do Planejamento do Projeto Aluno Empreendedor é uma atividade envolvendo os alunos do Curso Técnico em Vendas da E.E. Profª Nair Palácio de Souza para estarem buscando um conhecimento mais profundo sobre o produto que estarão oferecendo na Feira do Empreendedor para o segundo módulo, assim como planejar seu Marketing, desenvolver estratégias para atrair o cliente, fazer um levantamento de custos e como se diferenciar dos concorrentes, nesta apresentação os grupos irão expor seus produtos e serviços a estar oferecendo.

Esta apresentação visa oportunizar aos alunos a visão sobre a aceitação dos produtos que irão oferecer na Feira Aluno Empreendedor, pois ao apresentar os demais grupos posicionaram seus conceitos sobre a apresentação, contribuindo com criticas ou sugestões para futuras modificações no planejamento dos produtos a serem oferecidos.





10 de mai de 2011

PROJETO CONHECENDO O UNIVERSO

Os alunos do ensino fundamental estiverão na última seta-feira 05/05 em Presidente Prudente participando do projeto "conhecendo o universo" em compania das professoras Ediana e Eloisa e do Diretor Acácio.
Os estudantes conheceram o planetário, onde tiveram uma noção exata da realidade e aprenderam conceitos de Astronomia.
Conheceram a Cidade da criança, um complexo paisagístico composto por matas, lagos e demais elementos.
Observaram as diversas espécies de animais que vivem no local.