E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR I
EU SOU PÓS-MODERNO E VOCÊ?
PROFESSORAS:
ANDREIA FAVARETO
MICHELLI FERNANDA
ALESSANDRA LOPES
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR II
FOTOGRAFIA – UM CLICK NA SOLIDARIEDADE
PROFª: ISABELLA MARCENO
PROFª: SILVANA ORTEGA
A Unidade Curricular II - Fotografia - Um Click na Solidariedade, teve por objetivos compreender a História da Fotografia, o registro e divulgação de fatos importantes, bem como a fotografia em preto e branco, tendo como base os trabalhos de Sebastião Salgado, os temas usados pelo artista e dessas imagens na sociedade e na vida do estudante, analisando comportamentos e emoções para fortalecimento de relações de empatia, confiança e respeito à diversidade cultural, sem preconceitos ou julgamentos.
Tendo como finalização a exposição da árvore da solidariedade e arrecadação de cobertores para moradores de rua.
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
CULMINÂNCIA DA ELETIVA II – ENSINO FUNDAMENTAL
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
PROFº NAIGUIEL
TÍTULO: ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA GEOGEBRA
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA::
CULMINÂNCIA DA ELETIVA I – ENSINO FUNDAMENTAL
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PROFº JOSÉ MARCELO
TÍTULO: A FÍSICA NO MEU DIA A DIA
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR III
NAS ONDAS DA COMUNICAÇÃO – SCHOOL RÁDIO
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR IV
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: PESQUISA E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PROFº: ANDERSON NEGRELI
PROFª: ALESSANDRA LIMA
PROFª: VALQUIRIA TAVARES
PROFº: NAIGUIEL ALVENTINO
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
CULMINÂNCIA DA ELETIVA III – ENSINO FUNDAMENTAL – 9º ANO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
PROFESSOR: MARCOS GUIJARRA
TÍTULO: BOOM, KABOOM...AI QUE FRIO! SERÁ A GUERRA FRIA!
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR ELETIVA
O CORPO: A MÁQUINA PERFEITA CRIADA PARA O MOVIMENTO
PROFº CARLOS DIEGO E PROFº JUNIOR ZANQUETA
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO II
CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS
UNIDADE CURRICULAR I
GUERRA DO PARAGUAI: TERRITORIALIEDADE, FRONTEIRAS E RELAÇÕES DE PODER.
PROFª: MARIA ALICE
PROFº: MARCOS GUIJARRA
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO II
CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS
UNIDADE CURRICULAR II
ÉTICA E EUGENIA: PROBLEMAS E LIMITES ENTRE A ÉTICA E A CIÊNCIAS.
PROFª: LARISSA QUEROZ
PROFª: PAULINI SANTOLINI
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR ELETIVA
EUREKA: AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANAS DE OLHO NO ENEM
PROFª: DEISINARA SCHULZ
Eureka! As Ciências (Naturais e Humanas) de olho no ENEM.
O Componente Curricular Eletiva - Eureka! As Ciências (Naturais e Humanas) de olho no ENEM foi uma sugestão dos estudantes da E. E. Prof. Nair Palácio de Souza, pois o ENEM talvez seja a prova mais importante para os estudantes do Ensino Médio.
A Eletiva buscou discutir e resolver questões de Ciências Naturais e Ciências Humanas de várias provas do ENEM de diferentes anos.
Para muitos estudantes o ENEM é a grande oportunidade de estudar em uma Universidade pública e conquistar o título de graduado e a profissão que almejam.
Para finalizar a disciplina os alunos deixaram vários depoimentos expondo o quanto a mesma os ajudou a interpretar e entender as diferentes questões que puderam ser abordadas, o aproveitamento da Unidade Curricular também pode ser observado através de um simulado, no qual a maioria teve um ótimo aproveitamento.
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO II
CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS
UNIDADE CURRICULAR IV
QUIMÍCA MEDICINAL PARA O SÉCULO XXI
PROFª: LUDIANE FÉLIX
PROFª: PRISCILA MACELANI
PROFª: SARAYA ALI SALEH
E.E.PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTA:
Culminâncias das Unidades Curriculares do 1º Semestre.
ITINERÁRIO FORMATIVO II
UNIDADE CURRICULAR III
GENÉTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES
PROFº: CARLOS SASSO
2º SEMESTRE
ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR ELETIVA - MOVIMENTE-SE
Prof. Júnior
A unidade curricular eletiva MOVIMENTE-SE com Orientação do professor Júnior Zanquetta, teve como foco o movimento humano. Após um longo período de inatividade devido as restrições de isolamento nossos jovens aumentaram o percentual de sedentarismo, algo preocupante pois, sabemos que a falta de atividade física é fator determinante para o surgimento de varias doenças. A UC fez com que eles se movimentassem, através de jogos, brincadeiras, esportes e ginástica, visando a participação de todos de forma lúdica tornando as aulas muito mais prazerosas e os jovens cada dia mais saudáveis.
Itinerário Formativo I
Unidade curricular I: Galera estou na rádio. Culminância da Unidade Curricular I: Galera, estou na rádio!
Profª Andréia de Carvalho Favareto
Esta UC construiu um Blog “Espia aqui, Nair!”, que serviu como suporte de diversos gêneros discursivos multissemióticos, híbridos. A atividade contou com o uso de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento de práticas discursivas, textuais e linguísticas. Estimulando os jovens a serem sujeitos e agentes sociais protagonistas na construção de práticas e conhecimentos significativos.
.
.
.
Clique no link e confira
ITINERÁRIO FORMATIVO I UNIDADE CURRICULAR III - SCHOOL NEWSPAPER
Profª Cleia Nunes
ITINERÁRIO FORMATIVO I UNIDADE CURRICULAR II
SOU POP - SOU TOP: ANÚNCIO ITINERANTE
PROFESSORA: SILVANA ORTEGA
Esta Unidade Curricular – SOU POP, SOU TOP, ANÚNCIO ITINERANTE. parte de um pressuposto das relações do comportamento social, bem como fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de produção e comunicação levam as pessoas a perderem a sua capacidade de escolha, tornando-se, muitas vezes, divulgadores de marcas, por intermédio da cultura de consumo que reflete uma recriação da identidade no mundo da moda e conta com o auxílio da publicidade para se fazer valorizada.
ITINERÁRIO FORMATIVO II UNIDADE CURRICULAR ELETIVA
PROFª:DEISINARA
A habilidade de contar histórias e se colocar no mundo está sendo cada vez mais solicitada, seja no campo pessoal (com as mídias sociais), seja na área
acadêmica (com a escrita de artigos e defesa de teses), ou na vida profissional (ao lidar com clientes, por exemplo). Entretanto, para narrar uma história é preciso, primeiro, entender qual é a história que cada um pode contar. Na disciplina de Narrativas digitais os estudantes puderam analisar e compreender o mundo à sua volta, e como ele é parte constituinte de cada um, que todos nós temos uma história e que precisamos gostar das nossas histórias, aprendemos também que momentos simples, amizades, a escola também são a nossa história.
Para finalizar temos uma pequena narrativa digital, que é somente um resumo de tantas histórias lindas que vimos e vivemos na nossa disciplina.
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular I - Erva-Mate: Identidade cultural, costumes e tradições no contexto do Mato Grosso do Sul
Professora Maria Alice dos Santos
Passada de geração para geração a Erva-Mate é consumida como tereré pelos sul-mato-grossenses, considerada como identidade cultural e social, por meio de costumes e tradições.Nesta Unidade Curricular realizamos um estudo sobre a Erva-Mate, sua relação com os povos originários da América do Sul; sua representação para a região sul do Estado do Mato Grosso na década de 1883-1947; e como nos dias atuais tornou-se símbolo imaterial consumida como tereré, marcando uma identidade cultural do povo sul-mato-grossense.
➡️Unidade Curricular IV
📌ELEMENTOS DE ARTE NO CONJUNTO DA MATEMÁTICA
📌PROFª VALQUIRIA TAVARES
➡️TURMA A e TURMA D
Nesta unidade curricular trabalhamos a presença de elementos de arte no conjunto da Matemática. Os conteúdos abordados foram:
➡️Perspectiva
➡️Ilusão de ótica
➡️Simetria na Arquitetura
➡️Simetria na natureza
➡️A Matemática presente em obras de arte (Romero Brito)
➡️Homem vitruviano (trabalhamos as medidas do corpo humano, baseando-se nos conceitos presentes na obra de arte de Leonardo da Vinci).
➡️Desenho no plano cartesiano.
➡️String art.
A unidade curricular foi trabalhada de forma dinâmica e lúdica. Os estudantes foram PROTAGONISTAS durante todo o processo expondo sua criatividade.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einstein
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular II - O Espetáculo das Raças: A questão Racial no Brasil.
Professoras Larissa e Paulini Santolini
Essa unidade trata de questões da formação social brasileira que devem ser tratados observando questões bastantes caras para a nossa sociedade, envolvendo questões como: racismo, discussão étnica, eugenia e outras. Discussões essas que mesmo tendo raízes históricas nunca foi tão atual, além disso favorece o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre a obrigatoriedade do ensino da Culturaehistória Africana,Afro-brasileiraeindígena.
ITINERÁRIO FORMATIVO II
UNIDADE CURRICULAR IV
ASTROQUÍMICA
PROFESSORA: SARAYA
Itinerário Formativo I. UCIII- School Newspaper. Professora: Alexsandra Aguera Lopes
Esta Unidade Curricular tem por objetivo aproximar as atividades escolares
das práticas sociais dos estudantes, por meio da produção de um jornal
escolar, escrito em português e inglês. Criando leitores e escritores críticos, despertando, em cada um
o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade pelo que se escreve e
informa.
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular III
Agroecologia – Juntos podemos mais!
Professor – Carlos Guilherme Sasso
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular III
Agroecologia – Juntos podemos mais!
Professor – Marcelo Gomes
A Unidade Curricular aborda questões sobre a agricultura orgânica, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, promovendo a difusão dos ideais agroecológicos. Como ponto inicial para compreender um pouco mais sobre agroecologia, pode-se considerar como uma forma de conhecimento e produção que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura e do emprego de tecnologias inadequadas.
Itinerário Formativo I
Unidade Currilar II
Sou Pop, Sou Top, Anúncio Itinerante
Prof° Isabella Marceno
Turmas C, B, D e E. Professora: Isabella Marcelo
Está Unidade Curricular teve como base o poema "Eu Etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade, que pressupõe uma relação de comportamento social, bem como a fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de comunicação e produção, levam as pessoas a perderem sua capacidade de escolha. Com uma crítica à sociedade de consumo, o autor do poema mostra o quanto a sociedade é altamente consumista.
- Alguns dos objetivos da nossa Unidade foram:
Propor uma análise comparativa entre o poema "Eu Etiqueta" e a personalidade do estudante;
Conhecer várias formas de linguagem;
Valorizar e respeitar o outro como cidadão;
Entender o consumismo como aspecto fundamental da sociedades capitalistas industrializadas;
Entender o movimento da Pop Art;
Reutilização de materiais que sejam recicláveis, para a produção de novos objetos.
Para a apresentação do trabalho final da Unidade Curricular os alunos escolheram alguns objetos para fazerem com a ultilização de materiais recicláveis. Alguns alunos fizeram jogos, outros brinquedos, e vários outros.
E também fizeram desenhos sobre o movimento Pop Art, onde utilizaram referências do movimento e arrasaram.
Itinerário Formativo I.
Unidade Currilar Eletiva: Movimente-se.
Professor: Carlos Diego Dantas
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular IV
ASTROQUÍMICA - A QUÍMICA INTERESTELAR
Professoras
Ludiane Berto
Priscila Macelani
A disciplina de Astroquimica teve como objetivo analisar a evolução estelar associando-a aos modelos de origem e distribuição dos elementos químicos no Universo, compreendendo suas relações com as condições necessárias ao surgimento de sistemas solares e planetários, suas estruturas e composições e as possibilidades de existência de vida.
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular I - Erva-Mate: Identidade cultural, costumes e tradições no contexto do Mato Grosso do Sul. Professor: Marcos Guijarra
Unidade Curricular IV
ELEMENTOS DE ARTE NO CONJUNTO DA MATEMÁTICA
PROFª ALESSANDRA LIMA
TURMA C
Através desta unidade curricular trabalhamos os elementos de arte no conjunto da Matemática de forma com que os alunos pudessem se conscientizar que a matemática está em toda parte. Foram trabalhados diversos objetos de conhecimento tais como:
Ilusão de ótica
Simetria tanto na arquitetura quanto na natureza.
Perspectiva
Desenho na malha quadriculada
Simetria através da arte no papel.
Nesta unidade curricular buscamos trabalhar de forma diferenciada, fugindo do tradicionalismo, uma forma onde o aluno pode ser o protagonista da busca por esse conhecimento e o professor o seu mediador.
Itinerário Formativo I
Unidade curricular I: Galera estou na rádio.
Culminância da Unidade Curricular I: Galera, estou na rádio!
Profª Michelli Fernanda de Souza
Esta UC construiu um Blog “Espia aqui, Nair!”, que serviu como suporte de diversos gêneros discursivos multissemióticos, híbridos. A atividade contou com o uso de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento de práticas discursivas, textuais e linguísticas. Estimulando os jovens a serem sujeitos e agentes sociais protagonistas na construção de práticas e conhecimentos significativos. Sendo que os alunos que fizeram as atividades, playlist e podcast demonstraram em sala as construções dos gêneros discursivos.
Unidade Curricular II
ESPETÁCULO DAS RAÇAS, A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL
Profª ADRIANA FORTUNATO
TURMA B e C
Através desta unidade curricular foi trabalhado a miscigenação brasileira com abertura a debate de conversas, por meio, destes fazer com que os estudantes valorizassem a miscigenação brasileiro, mostrando que todos fazem parte e que cada um tem sua história. E que devemos valorizar o ser humano e que todos são iguais.
Foram trabalhados diversos objetos de conhecimento tais como:
A história da Miscigenação a partir de Casa Grande & Senzala escritor Gilberto Freyre
valorização das Raças
Desenho
Esta Unidade Curricular – SOU POP, SOU TOP, ANÚNCIO ITINERANTE.
Profa Silvana
Parte de um pressuposto das relações do comportamento social, bem como fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de produção e comunicação levam as pessoas a perderem a sua capacidade de escolha, tornando-se, muitas vezes, divulgadores de marcas, por intermédio da cultura de consumo que reflete uma recriação da identidade no mundo da moda e conta com o auxílio da publicidade para se fazer valorizada.
Itinerário Formativo I.
Unidade Curricular IV: Elementos de Arte no Conjunto da Matemática. Professor: Naiguiel
Itinerário Informativo I
Unidade Curricular I : Galera estou na rádio.
Professora: Alessandra Lopes de Souza
Esta UC construiu um Blog " Espia aqui", Nair, que serviu como suporte de diversos gêneros semióticos, híbridos, sendo que a atividade explorou diversos usos de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento das práticas discursivas. Foram abordados os seguintes gêneros: Propagandas e Podcast. Os estudantes foram protagonistas na execução dos seus trabalhos, demonstrando domínio e autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário