Unidades Curriculares 2º Semestre

 2º SEMESTRE



ITINERÁRIO FORMATIVO I
UNIDADE CURRICULAR ELETIVA - MOVIMENTE-SE
Prof. Júnior
A unidade curricular eletiva MOVIMENTE-SE com Orientação do professor Júnior Zanquetta, teve como foco o movimento humano. Após um longo período de inatividade devido as restrições de isolamento nossos jovens aumentaram o percentual de sedentarismo, algo preocupante pois, sabemos que a falta de atividade física é fator determinante para o surgimento de varias doenças. A UC fez com que eles se movimentassem, através de jogos, brincadeiras, esportes e ginástica, visando a participação de todos de forma lúdica tornando as aulas muito mais prazerosas e os jovens cada dia mais saudáveis.


Itinerário Formativo I
Unidade curricular I: Galera estou na rádio. Culminância da Unidade Curricular I: Galera, estou na rádio!
Profª Andréia de Carvalho Favareto
Esta UC construiu um Blog “Espia aqui, Nair!”, que serviu como suporte de diversos gêneros discursivos multissemióticos, híbridos. A atividade contou com o uso de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento de práticas discursivas, textuais e linguísticas. Estimulando os jovens a serem sujeitos e agentes sociais protagonistas na construção de práticas e conhecimentos significativos.
.
.
.
Clique no link e confira 😉


ITINERÁRIO FORMATIVO I UNIDADE CURRICULAR III - SCHOOL NEWSPAPER
Profª Cleia Nunes




ITINERÁRIO FORMATIVO I UNIDADE CURRICULAR II
SOU POP - SOU TOP: ANÚNCIO ITINERANTE
PROFESSORA: SILVANA ORTEGA
Esta Unidade Curricular – SOU POP, SOU TOP, ANÚNCIO ITINERANTE. parte de um pressuposto das relações do comportamento social, bem como fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de produção e comunicação levam as pessoas a perderem a sua capacidade de escolha, tornando-se, muitas vezes, divulgadores de marcas, por intermédio da cultura de consumo que reflete uma recriação da identidade no mundo da moda e conta com o auxílio da publicidade para se fazer valorizada.


ITINERÁRIO FORMATIVO II UNIDADE CURRICULAR ELETIVA
PROFª:DEISINARA
A habilidade de contar histórias e se colocar no mundo está sendo cada vez mais solicitada, seja no campo pessoal (com as mídias sociais), seja na área
acadêmica (com a escrita de artigos e defesa de teses), ou na vida profissional (ao lidar com clientes, por exemplo). Entretanto, para narrar uma história é preciso, primeiro, entender qual é a história que cada um pode contar. Na disciplina de Narrativas digitais os estudantes puderam analisar e compreender o mundo à sua volta, e como ele é parte constituinte de cada um, que todos nós temos uma história e que precisamos gostar das nossas histórias, aprendemos também que momentos simples, amizades, a escola também são a nossa história.
Para finalizar temos uma pequena narrativa digital, que é somente um resumo de tantas histórias lindas que vimos e vivemos na nossa disciplina.



Itinerário Formativo II
Unidade Curricular I - Erva-Mate: Identidade cultural, costumes e tradições no contexto do Mato Grosso do Sul
Professora Maria Alice dos Santos
Passada de geração para geração a Erva-Mate é consumida como tereré pelos sul-mato-grossenses, considerada como identidade cultural e social, por meio de costumes e tradições.Nesta Unidade Curricular realizamos um estudo sobre a Erva-Mate, sua relação com os povos originários da América do Sul; sua representação para a região sul do Estado do Mato Grosso na década de 1883-1947; e como nos dias atuais tornou-se símbolo imaterial consumida como tereré, marcando uma identidade cultural do povo sul-mato-grossense.













➡️Unidade Curricular IV 📌ELEMENTOS DE ARTE NO CONJUNTO DA MATEMÁTICA 📌PROFª VALQUIRIA TAVARES ➡️TURMA A e TURMA D Nesta unidade curricular trabalhamos a presença de elementos de arte no conjunto da Matemática. Os conteúdos abordados foram: ➡️Perspectiva ➡️Ilusão de ótica ➡️Simetria na Arquitetura ➡️Simetria na natureza ➡️A Matemática presente em obras de arte (Romero Brito) ➡️Homem vitruviano (trabalhamos as medidas do corpo humano, baseando-se nos conceitos presentes na obra de arte de Leonardo da Vinci). ➡️Desenho no plano cartesiano. ➡️String art. A unidade curricular foi trabalhada de forma dinâmica e lúdica. Os estudantes foram PROTAGONISTAS durante todo o processo expondo sua criatividade. "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einstein
Itinerário Formativo II
Unidade Curricular II - O Espetáculo das Raças: A questão Racial no Brasil.
Professoras Larissa e Paulini Santolini
Essa unidade trata de questões da formação social brasileira que devem ser tratados observando questões bastantes caras para a nossa sociedade, envolvendo questões como: racismo, discussão étnica, eugenia e outras. Discussões essas que mesmo tendo raízes históricas nunca foi tão atual, além disso favorece o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre a obrigatoriedade do ensino da Culturaehistória Africana,Afro-brasileiraeindígena.

ITINERÁRIO FORMATIVO II
UNIDADE CURRICULAR IV
ASTROQUÍMICA
PROFESSORA: SARAYA


Itinerário Formativo I. UCIII- School Newspaper. Professora: Alexsandra Aguera Lopes
Esta Unidade Curricular tem por objetivo aproximar as atividades escolares
das práticas sociais dos estudantes, por meio da produção de um jornal
escolar, escrito em português e inglês. Criando leitores e escritores críticos, despertando, em cada um
o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade pelo que se escreve e
informa.

Itinerário Formativo II
Unidade Curricular III
Agroecologia – Juntos podemos mais!

Itinerário Formativo II
Unidade Curricular III
Agroecologia – Juntos podemos mais!
Professor – Marcelo Gomes
A Unidade Curricular aborda questões sobre a agricultura orgânica, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, promovendo a difusão dos ideais agroecológicos. Como ponto inicial para compreender um pouco mais sobre agroecologia, pode-se considerar como uma forma de conhecimento e produção que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura e do emprego de tecnologias inadequadas.

Itinerário Formativo I
Unidade Currilar II
Sou Pop, Sou Top, Anúncio Itinerante
Prof° Isabella Marceno
Turmas C, B, D e E. Professora: Isabella Marcelo
Está Unidade Curricular teve como base o poema "Eu Etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade, que pressupõe uma relação de comportamento social, bem como a fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de comunicação e produção, levam as pessoas a perderem sua capacidade de escolha. Com uma crítica à sociedade de consumo, o autor do poema mostra o quanto a sociedade é altamente consumista.
- Alguns dos objetivos da nossa Unidade foram:
✔️Propor uma análise comparativa entre o poema "Eu Etiqueta" e a personalidade do estudante;
✔️Conhecer várias formas de linguagem;
✔️Valorizar e respeitar o outro como cidadão;
✔️Entender o consumismo como aspecto fundamental da sociedades capitalistas industrializadas;
✔️Entender o movimento da Pop Art;
✔️Reutilização de materiais que sejam recicláveis, para a produção de novos objetos.
Para a apresentação do trabalho final da Unidade Curricular os alunos escolheram alguns objetos para fazerem com a ultilização de materiais recicláveis. Alguns alunos fizeram jogos, outros brinquedos, e vários outros.
E também fizeram desenhos sobre o movimento Pop Art, onde utilizaram referências do movimento e arrasaram.


Itinerário Formativo I.
Unidade Currilar Eletiva: Movimente-se.
Professor: Carlos Diego Dantas

Itinerário Formativo II
Unidade Curricular IV
ASTROQUÍMICA - A QUÍMICA INTERESTELAR
Professoras
Ludiane Berto
Priscila Macelani
A disciplina de Astroquimica teve como objetivo analisar a evolução estelar associando-a aos modelos de origem e distribuição dos elementos químicos no Universo, compreendendo suas relações com as condições necessárias ao surgimento de sistemas solares e planetários, suas estruturas e composições e as possibilidades de existência de vida.

Itinerário Formativo II
Unidade Curricular I - Erva-Mate: Identidade cultural, costumes e tradições no contexto do Mato Grosso do Sul. Professor: Marcos Guijarra


✔️Unidade Curricular IV
♦️ELEMENTOS DE ARTE NO CONJUNTO DA MATEMÁTICA
♦️PROFª ALESSANDRA LIMA
✔️TURMA C
Através desta unidade curricular trabalhamos os elementos de arte no conjunto da Matemática de forma com que os alunos pudessem se conscientizar que a matemática está em toda parte. Foram trabalhados diversos objetos de conhecimento tais como:
✔️Ilusão de ótica
✔️Simetria tanto na arquitetura quanto na natureza.
✔️Perspectiva
✔️Desenho na malha quadriculada
✔️Simetria através da arte no papel.
Nesta unidade curricular buscamos trabalhar de forma diferenciada, fugindo do tradicionalismo, uma forma onde o aluno pode ser o protagonista da busca por esse conhecimento e o professor o seu mediador.

Itinerário Formativo I
Unidade curricular I: Galera estou na rádio.
Culminância da Unidade Curricular I: Galera, estou na rádio!
Profª Michelli Fernanda de Souza
Esta UC construiu um Blog “Espia aqui, Nair!”, que serviu como suporte de diversos gêneros discursivos multissemióticos, híbridos. A atividade contou com o uso de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento de práticas discursivas, textuais e linguísticas. Estimulando os jovens a serem sujeitos e agentes sociais protagonistas na construção de práticas e conhecimentos significativos. Sendo que os alunos que fizeram as atividades, playlist e podcast demonstraram em sala as construções dos gêneros discursivos.

 



✔️Unidade Curricular II
ESPETÁCULO DAS RAÇAS, A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL
♦️Profª ADRIANA FORTUNATO
✔️TURMA B e C
Através desta unidade curricular foi trabalhado a miscigenação brasileira com abertura a debate de conversas, por meio, destes fazer com que os estudantes valorizassem a miscigenação brasileiro, mostrando que todos fazem parte e que cada um tem sua história. E que devemos valorizar o ser humano e que todos são iguais.
Foram trabalhados diversos objetos de conhecimento tais como:
✔️ A história da Miscigenação a partir de Casa Grande & Senzala escritor Gilberto Freyre
✔️ valorização das Raças
✔️Desenho
✔️Criatividade











Esta Unidade Curricular – SOU POP, SOU TOP, ANÚNCIO ITINERANTE.
Profa Silvana
Parte de um pressuposto das relações do comportamento social, bem como fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, em que os meios de produção e comunicação levam as pessoas a perderem a sua capacidade de escolha, tornando-se, muitas vezes, divulgadores de marcas, por intermédio da cultura de consumo que reflete uma recriação da identidade no mundo da moda e conta com o auxílio da publicidade para se fazer valorizada.
Itinerário Formativo I.
Unidade Curricular IV: Elementos de Arte no Conjunto da Matemática. Professor: Naiguiel

Itinerário Informativo I
Unidade Curricular I : Galera estou na rádio.
Professora: Alessandra Lopes de Souza
Esta UC construiu um Blog " Espia aqui", Nair, que serviu como suporte de diversos gêneros semióticos, híbridos, sendo que a atividade explorou diversos usos de ferramentas digitais, possibilitando o aprimoramento das práticas discursivas. Foram abordados os seguintes gêneros: Propagandas e Podcast. Os estudantes foram protagonistas na execução dos seus trabalhos, demonstrando domínio e autonomia.





























Nenhum comentário: