18 de set. de 2012

AS ALUNAS DO CURSO NORMAL MÉDIO PARTICIPARAM DE PALESTRA SOBRE O PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI).

As Alunas do Curso Normal Médio, da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza no dia 14 de Setembro de 2012 (Sexta-feira), participaram da palestra sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), ministrada pela Professora: Célia Ferreira de Souza, Pedagoga, com os temas: Formação pessoal e social da criança e conhecimento de mundo. O (RCNEI) é referente às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto.
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e o referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.
Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). O papel de EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. A palestrante destaca que não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.








Nenhum comentário: