3 de abr. de 2013

AULA PRÁTICA DE ARTE



PINTURA RUPESTRE
Aula Experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Professora Elaine da disciplina de Arte, com as turmas do 6º Ano A, B e C do Ensino Fundamental, com o tema Pintura Rupestre.
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História. O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça rituais, danças, alimentação, etc.). Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar seus vestígios foi à pintura, e para sua comunicação junto à escrita.
A aula prática tinha como objetivo identificar a arte como uma das principais e mais antiga manifestações da humanidade como seu contexto: arte, escrita e meio de comunicação, onde os alunos fizeram pinturas em pedras com tinta guache e pincel.
A aula foi desenvolvida com sucesso e total interesse dos alunos, onde todos puderam ver e produzir uma Pintura Rupestre.
Vejam as fotos.










Nenhum comentário: