25 de abr. de 2013

Aula Prática no Laboratório de Ciências



FERMENTAÇÃO

Aula Experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª Tássia da disciplina de Biologia, com a turma do 2º Ano D do Ensino Médio, com o tema Fermentação.
A aula experimental tinha como objetivo produzir iogurte através da fermentação lática. A Fermentação Lática consiste na conversão anaeróbica parcial de carboidratos (mais especificamente a glicose) com a produção final de ácido lático, além de várias outras substâncias orgânicas. É processo microbiano de grande importância utilizado pelo homem na produção de laticínios (queijos, manteiga, coalhada, etc.) na produção de picles e chucrute, e na conservação de forragens. Por outro lado, é processo responsável pela deterioração de vários produtos agrícolas.
           Os alunos confirmaram na pratica os conceitos de  Homolática e  Heterolática.
 Na Homolática, as bactérias agem sobre a lactose, transformando-a em glicose e galactose, e, posteriormente reduzindo a glicose (~90%) para ácido lático, podendo ocorrer, também, a formação de outros metabólitos (secundários), como etanol e CO2. Na Heterolática, há formação de CO2, etanol e ácido lático em mesmas proporções. A diferença entre ambos é que, na Homolática, o ácido lático é preponderado.
Foram utilizados na aula prática diversos materiais para a produção o iogurte, tais como: um litro de leite, um copo de iogurte natural, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e suco de saquinho. Durante o processo o leite foi aquecido e em seguida colocado o iogurte natural e deixou-se fermentando de um dia para o outro durante a fermentação, as bactérias do iogurte, S. termophilus e L. bulgaricus, crescem, produzindo ácido lático e compostos aromáticos, além de formar o coágulo (coalhada). Depois em um liquidificador bate-se o fermentado, o leite condensado, o creme de leite e o suco. Após o preparo os alunos degustaram o iogurte preparado por eles.
Vejam as fotos.








 

Nenhum comentário: