26 de ago. de 2013

AULA PRÁTICA NO LAB. DE CIÊNCIAS /EXTRAÇÃO DE DNA – ATRAVÉS DO BULBO DE CEBOLA.



Aula prática realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª  Ivonete da disciplina de Biologia, com as turmas do 1º Ano do Ensino Médio, com o tema “Extraindo DNA do bulbo de cebola”.
Para a extração do DNA do bulbo da cebola foi utilizado: uma cebola grande, faca de cozinha, dois copos tipo americanos, banho-maria, sal, detergente, álcool etílico a 95% (-10ºC), bastão de vidro, papel filtro e gelo.
A extração de DNA de células eucarióticas consta fundamentalmente de três etapas: a) ruptura das células para liberação dos núcleos; b) desmembramento dos cromossomos em seus componentes básicos: DNA e proteínas; c) separação do DNA dos demais componentes celulares. O bulbo de cebola foi usado por apresentar células grandes, que se rompem facilmente quando a cebola é picada.
O detergente desintegra os núcleos e os cromossomos das células da cebola, liberando o DNA. Um dos componentes da detergente, o dodecil (ou lauril) sulfato de sódio, desnatura as proteínas, separando-as do DNA cromossônico. O álcool gelado, em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
A experiência foi desenvolvida com sucesso e total interesse dos alunos que se mantiveram curiosos o tempo todo em aprender sobre o que estava sendo abordado na aula.
Segue as fotos.














Nenhum comentário: