13 de set. de 2013

OBSERVANDO PROCESSOS FERMENTATIVOS



Aula experimental realizada no Laboratório de Ciências, pelo Professor Jean Carlos Sanchez da disciplina de Biologia, com a turma do 1º Ano E do Ensino Médio, com o tema “Processos Fermentativos: fermentação alcoólica e lática”. 
Um tipo bastante conhecido de respiração anaeróbia é a Fermentação. Ela faz parte deste grupo porque não necessita de oxigênio livre e pode ocorrer em locais e situações onde há ausência dele. A Fermentação se inicia com a mesma etapa que inicia a respiração aeróbia: a Glicólise. Nesse processo cada molécula de glicose é desdobrada em duas de piruvato, um açúcar mais simples.
A aula prática teve como principal objetivo que os alunos observassem e compreendessem as reações bioquímicas dos processos fermentativos e seus produtos e subprodutos.
 Foram utilizados como materiais garrafas PET, balões (bexigas), calo de cana, fermento biológico, açúcar, sal (NaCl) e água. Os alunos foram separados em grupos, em seguida manipularam os materiais a fim de reagir os ingredientes e observar a produção de gás carbônico (CO2) nas garrafas-testes e controle, armazenado nos balões de gás.
A aula obteve o sucesso esperado, pois os alunos conseguiram observar a formação do gás carbônico dentro dos balões.
Segue as fotos.











Nenhum comentário: