18 de out de 2013

CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO FAZ VIAGEM TÉCNICA EM CIDADES DO PARANÁ.



As alunos do curso Técnico  em Agronegócio da E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza nos dias 11 e 12 de outubro  realizaram uma visita técnica no Estado do Paraná.
Visitaram  duas unidades que fazem parte da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Uma delas se localiza na cidade de Marechal Cândido Rondon e se trata de um trabalho desenvolvido em um conjunto de propriedades da Agricultura Familiar, trata-se do Condomínio Ajuricaba. São 33 famílias que produzem biogás a partir de esterco suíno e bovino. O biogás produzido é levado para uma central de geração de energia elétrica. No processo é gerada energia térmica que é utilizada no secador de grãos favorecendo os produtores que teriam que levar sua produção ao secador da cooperativa, encarecendo o custo da produção.
A outra unidade localiza-se no município de Céu Azul e trata-se de uma fazenda de produção leiteira. São 500 vacas em lactação confinadas, cujo resíduo também é utilizado para geração de biogás, que por sua vez gerará energia elétrica, implicando em uma economia de 75%  do consumo total de energia elétrica da atividade. A energia térmica gerada aquece água que manterá aquecido um dos biodigestores, mantendo a temperatura do sistema em torno de 40ºC, evitando a diminuição da atividade microbiana dentro do biodigestor.
Na cidade de Foz do Iguaçu foi visitada a Binacional Itaipu, o Eco Museu, o Parque das Aves e as Cataratas do Iguaçu. Visitas, estas, levando-se em conta o enfoque ambiental.












Nenhum comentário: