2 de abr. de 2014

Revolução Industrial

A Prof.ª. Sirlei Rodrigues, levou os alunos dos 8ºs anos – vespertino no laboratório de Ciências, para realizar aula prática sobre a Revolução Industrial.
Nessa aula os alunos colocaram em forma de cartazes tudo que aprenderam sobre a Revolução Industrial que designa um processo de profundas transformações econômico-sociais que se iniciou principalmente na Inglaterra. Em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica.
A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial. Com tempo, a Revolução Industrial influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em todas as regiões do planeta.

FATORES DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Comercial - A primeira etapa da industrialização foi gerada pela Revolução Comercial, realizada entre os séculos XV e XVIII, principalmente em alguns países da Europa centro-ocidental. Para esses países, a expansão do comércio internacional trouxe um extraordinário aumento da riqueza, permitindo a acumulação de capitais capazes de financiar o progresso técnico e alto custo da instalação de indústrias.
O aumento da divisão do trabalho - Com a expansão do comércio, o trabalho artesanal, realizado com ferramentas, típico das corporações de ofício, foi sendo substituído por um trabalho mais dividido, que exigiu a utilização de máquinas numa escala crescente.

A utilização de máquinas - Muito cedo se verificou que maior produtividade e maiores lucros para os empresários poderiam ser obtidos acrescentando-se ao trabalho dividido o emprego de máquinas em larga escala.



Nenhum comentário: