27 de mai de 2015

Visita Técnica

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ESTIVERAM EM VISITA TÉCNICA À NASCENTE EM ÁREA RURAL.

No dia 23 de maio de 2015, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por seus respectivos professores da Instituição de Ensino Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em Visita Técnica a uma nascente com sério problema de assoreamento correndo risco de desaparecer.
Com as fortes chuvas dos últimos anos, Nova Andradina tem sofrido diversos processos erosivos, fatos esses demonstrados em várias matérias já publicadas. No último sábado os alunos do curso técnico em Meio Ambiente estiveram, em aula prática, fazendo o reconhecimento de uma nascente em uma área rural do município, a qual se encontra em processo de assoreamento e ausência de área de APP. Nesse caso, a falta de APP acarretará problemas para o desenvolvimento da fauna e flora regional, além de prejuízos para o recurso hídrico, fundamental para a sobrevivência humana. O córrego em questão tem papel importante para a formação de outros corpos d’água. Pois é um dos afluentes  que formam o Córrego do Baile.
O Objetivo da visita foi que além de conhecer a situação em que se encontra a nascente, analisar, discutir e buscar soluções para revitalização desta. Seja implantando mudas nativas, buscando apoio de proprietários da região, como também elaboração de um PRADE (PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS), visando recuperar, minimizar, preservar, para que ela seja uma coadjuvante no meio produtivo regional, mas também  preservar para as futuras gerações.
A visita contou com uma caminhada com diversas paradas e análise da atual situação do local, desde a cabeceira da nascente até alguns metros abaixo. Onde podem ser visualizadas formações dispersas de vegetação. Área essa circundada por áreas de pastagem e agrícolas como cana de açúcar e milho.
Pode se concluir, que se faz necessário tomar medidas imediatas para revitalização e proteção da nascente. O apoio dos proprietários da região é de fundamental importância.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação profissional do aluno do curso técnico. Pois facilita a aprendizagem, onde se busca analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiência, relacionando o conteúdo técnico apresentado em sala de aula com a parte prática visualizada nestas ocasiões de visitas. No caso, as expectativas e objetivos estabelecidos para a visita técnica foram plenamente alcançados.

Matéria e Fotos Prof. Edmilson  








Nenhum comentário: