4 de abr. de 2017

Visita Técnica

ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE E AGRONEGÓCIO VISITARAM O FRIGO-BRAS FRIGORÍFICOS LTDA.
No dia 01/04/2017, os alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Agronegócio, acompanhados por Professores dos Cursos Técnicos da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, estiveram em visita técnica ao Frigo-Bras Frigoríficos Ltda, localizado no Município de Nova Andradina/MS.
O Frigo-Bras Frigoríficos Ltda, tem como ramo de atividade o abate de bovinos e bubalinos.
O objetivo da visita foi  conhecer a toda  atividade de abate incluindo os setores do curral, caldeira, miúdo e embalagem, foi também proporcionar aos alunos uma correlação dos conteúdos aplicados em salas de aulas, com a parte práticas através das visitas técnicas.
A visita técnica foi supervisionada pelo Gerente Industrial Sr. Eraldo José de Melo, onde após a recepção pelo gerente passou  a responsabilidade de direcionar a visita a Monitora de Controle de Qualidade Thaís Martins os alunos e professores puderam conhecer o processo dos animais no curral, como descanso e dieta hídrica, lavagem dos animais, caldeira, abate, miúdo e embalagem.
Uns dos fatores principais salientados pela Monitora de Controle de Qualidade, foi reforçar que a unidade tem como principal fornecedor o mercado interno, nesse parâmetro a empresa visa atender o cliente com qualidade e segurança dos seus produtos produzidos.
No setor do abate os alunos e professores puderam acompanhar o processo desde o inicial, como atordoamento dos animais, suspensão dos animais na nora, operação da sangria do animal, remoção dos chifres, retirada das patas dianteiras e cabeça, isolamento e amarração dos órgãos excretores, corte inicial do couro, remoção do couro por corrente e rolete mecânico, abertura de carcaça para evisceração, as carcaças são serradas pelo meio, inspecionadas, pesagem, lavagem e refrigeração.
No setor do miúdo os alunos e professores foram divididos em duas equipes, onde os mesmos puderam acompanhar o processo de lavagem, refile e embalagem da matéria prima onde foi concluído a visita técnica.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação dos alunos dos cursos, além de facilitar a aprendizagem, oriundo da forma que o mesmo busque analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiências, relacionando ao conteúdo técnico apresentado durante as aulas com a parte prática demonstrados nas visitas técnicas. No entanto, a visita realizada contemplou as expectativas e seus objetivos necessários.
Em nome da Direção da E.E. Profª Nair Palácio e os Coordenadores do Curso Edmilson e Graziane, juntamente com os Alunos dos Cursos Técnicos Em Meio Ambiente e Agronegócio, acompanhados pelos professores das disciplinas: Coleta Tratamento e Disposição de Resíduo Sólidos e Gestão Ambiental Ministradas pela Prof.ª Flávia, Ecologia Aplicada a Ciências Ambientais e Gestão de Produção Animal Ministradas pelo Prof.º Maurício, Gestão de Produção Vegetal e Química Ambiental Ministradas pela Prof.ª Graziane, Sistema de Água e Esgoto e Sistemas de Qualidade Ministradas pela Prof.ª Mara e Avaliação do Impacto Ambiental e Higiene e Segurança no Trabalho Ministradas pelo Prof.º Edmilson, onde viemos atenciosamente agradecer ao Frigo-Bras Frigoríficos Ltda, representado neste ato pelo Gerente Industrial Sr. Eraldo José de Melo e pela Monitora de Controle de Qualidade Thaís Martins, pelos esforços, pela Atenção, Recepção e Dedicação com os Alunos dos Cursos Técnicos Em Meio Ambiente e Agronegócio.




Nenhum comentário: