4 de mai. de 2018

Aula Prática

 QUALIDADE FISIOLÓGICA DO SOM COM GARRAFAS VIDROS.

Nas aulas de Física dentro da CIC de Iniciação Cientifica, do primeiro bimestre das turmas de segundo anos B, C e D do ensino médio matutino da E.E. Profª Nair Palácio de Souza foram destinadas a realização de uma atividade investigativa experimental, sobre as qualidades fisiológicas de som.
Utilizando de garrafas de vidro preenchidas com diferentes quantidades de água e munidos de seus respectivos celulares, com diferentes aplicativos de afinadores musicais, os estudantes construíram um instrumento que alcança as frequências especificas das diferentes notas musicais, sendo muito semelhante a um piano ou teclado.
Após a construção do aparato, alguns dos estudantes utilizaram do instrumento para tocar e cantar hits contemporâneos, como clássicos da música Brasileira e internacional. Ao final das atividades, os próprios estudantes realizaram apresentações culturais utilizando instrumentos de cordas e sopro.
Tais atividades se fazem necessárias no ensino de Física, não somente para permitir aos estudantes explorarem os novos conhecimentos adquiridos, ou para relacionar o SABER da Física com atividades do cotidiano. Mas também para que os estudantes alcancem as noções básicas do SABER FAZER da Física, enquanto processo estruturador da construção do conhecimento cientifico, norteado pelas características intrínsecas a natureza das metodologias de pesquisa cientifica.
Por fim, a atividade se justifica pelas demandas contemporâneas de formação cientifica, pessoal e cultural, onde está permite ao estudante atuar como protagonista de seu próprio aprendizado relacionando










Nenhum comentário: