Pensando em uma
Educação voltada para a consciência da importância da raça negra para a
constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à
diversidade humana e a eliminação do racismo e do preconceito, o núcleo de
professores de História, Sociologia, Artes e Educação Física desenvolveu, durante todo
o mês de novembro o Projeto “Consciência Negra: Educação não tem Cor” com o
objetivo de valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros,
na escola e na sociedade em geral redescobrindo a cultura negra embranquecida
pelo tempo e desmitificando o preconceito relativo aos costumes religiosos
provindos da cultura africana e o mais importante, trazendo à tona discussões
provocantes, por meio das rodas de conversas, debates, vídeos para que se
construa, em nossos educandos, um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
Durante o
desenvolvimento do projeto, além de todo o conhecimento e a formação crítica
sobre o preconceito e o racismo, os alunos puderam também conhecer e
desenvolver a arte plástica, a música e a dança afro-brasileira e suas origens,
a influência na culinária brasileira, como a feijoada onde puderam saborear
este prato que foi muito bem preparado pelas funcionárias da escola.
Veja as fotos:
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