O
Curso Normal Médio da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, nos dias 12 e 13 de Novembro proporcionou
para as alunas do curso um ciclo de
palestras proferidas por Professores Especialistas, Mestres e Doutores nas
disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e História, como
cumprimento da carga horária do estágio supervisionado do módulo IV. Participaram também do evento os alunos do 20
ano do Curso de Pedagogia da Faculdade ANAEC acompanhados por professores da
própria instituição.
No dia 12 de
Novembro
foram proferidas as palestras “A
importância de Ciências nas séries iniciais” com o Prof. Msc. Carlos Guilherme Sasso, licenciado em Química e Ciências
Biológicas, Mestre em Agronomia, voltando sua fala para os PCNs de Ciências e
para a metodologia de práticas utilizando a experimentação, utilizando
materiais simples, recicláveis, envolvendo o aluno na experimentação e comprovação
do conteúdo desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental, ressaltando a
importância do estudo, do aprofundamento pelo professor. Em seguida ocorreu a
palestra “O que o ensino precisa saber
sobre a aprendizagem”, com o Prof.
Esp. Acácio Luís Sampaio,
Especialista em Educação, Licenciado em Língua Portuguesa e Diretor da E. E.
Profa Nair Palácio de Souza, ressaltando primeiramente os saberes
sobre o ensino e a aprendizagem, sendo que o ensino que não ensina não leva à
aprendizagem por isso torna-se inútil, assim o ensino é de suma
responsabilidade do professor e do aluno cabe aprender. Cada aluno é único, seu
aprendizado se diferencia em níveis de inteligência e de dificuldade. Um bom
professor deve possuir uma estrutura mental, ser motivador e estar motivado,
motivador, desafiador, criativo, inteligente, empatia e simpatia e gostar do
que faz. O aluno deve ser incentivado a fazer sua parte sintetizando o que
aprendeu, modificando suas atitudes em benefício de sua aprendizagem.
No dia 13 de Novembro aconteceram as
palestras “O que é ensinar matemática?”
com o Prof. Dr. Antonio Sales,
professor licenciado em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul – UEMS, Mestre e Doutor em Educação, iniciando com as cláusulas do contrato
didático em que, o que é ensinado o aluno não assimila, não aprende os
conteúdos, pois há um ensino fragmentado. O professor dever propor ao aluno
condições de estudo. O que é estudar Matemática? Um exemplo trabalhar a tabuada
diferenciada utilizando propriedades operatórias. Permitir a matemática,
utilizando lógica matemática. Ensinar matemática brincando, desenvolvendo o
raciocínio. Logo após ocorreu a palestra “O
estudo da história local e a construção de identidade” com o Prof. Dr.
Eduardo Martins licenciado em
História, Mestre e Doutor em História pela UNESP/Assis, baseando-se em teóricos
na Didática e Prática de História, dividindo em três tópicos entre eles a LDB e
PCNs de História e Geografia. Contrapondo-se que a essência humana não é nova,
apesar de hoje para os alunos e também para pessoas comuns o que é importante é
o novo, é o que lhes importa. Buscar trabalhar a regionalidade do município, do
Estado. Utilizar datas comemorativas fundamentadas em dados históricos para que
o aluno saiba o porquê e a importância de um fato, pessoa. Não trabalhar apenas
a data pela data. Conhecer a história de um povo é fundamental para construir o
hoje e o amanhã.
Portanto
as palestras proferidas, levaram os participantes a reflexão sobre a
importância de saber usar metodologias que levem a aprendizagem, pois
ela é tão valiosa tanto como ter o
domínio do conteúdo a ser ensinado, juntas levam o sucesso uma da outra. A
busca por metodologias que facilite a aprendizagem do educando deve ser uma
busca constante na vida profissional do educação.
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