22 de nov de 2012

III SEMINÁRIO TEMÁTICO “PRÁTICAS METODOLÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”



O Curso Normal Médio da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, nos  dias 12 e 13 de Novembro proporcionou para  as alunas do curso um ciclo de palestras proferidas por Professores Especialistas, Mestres e Doutores nas disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e História, como cumprimento da carga horária do estágio supervisionado do módulo IV.  Participaram também do evento os alunos do 20 ano do Curso de Pedagogia da Faculdade ANAEC acompanhados por professores da própria instituição.
No dia 12 de Novembro foram proferidas as palestras “A importância de Ciências nas séries iniciais” com o Prof. Msc. Carlos Guilherme Sasso, licenciado em Química e Ciências Biológicas, Mestre em Agronomia, voltando sua fala para os PCNs de Ciências e para a metodologia de práticas utilizando a experimentação, utilizando materiais simples, recicláveis, envolvendo o aluno na experimentação e comprovação do conteúdo desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental, ressaltando a importância do estudo, do aprofundamento pelo professor. Em seguida ocorreu a palestra “O que o ensino precisa saber sobre a aprendizagem”, com o Prof. Esp.  Acácio Luís Sampaio, Especialista em Educação, Licenciado em Língua Portuguesa e Diretor da E. E. Profa Nair Palácio de Souza, ressaltando primeiramente os saberes sobre o ensino e a aprendizagem, sendo que o ensino que não ensina não leva à aprendizagem por isso torna-se inútil, assim o ensino é de suma responsabilidade do professor e do aluno cabe aprender. Cada aluno é único, seu aprendizado se diferencia em níveis de inteligência e de dificuldade. Um bom professor deve possuir uma estrutura mental, ser motivador e estar motivado, motivador, desafiador, criativo, inteligente, empatia e simpatia e gostar do que faz. O aluno deve ser incentivado a fazer sua parte sintetizando o que aprendeu, modificando suas atitudes em benefício de sua aprendizagem.
No dia 13 de Novembro aconteceram as palestras “O que é ensinar matemática?” com o Prof. Dr. Antonio Sales, professor licenciado em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Mestre e Doutor em Educação, iniciando com as cláusulas do contrato didático em que, o que é ensinado o aluno não assimila, não aprende os conteúdos, pois há um ensino fragmentado. O professor dever propor ao aluno condições de estudo. O que é estudar Matemática? Um exemplo trabalhar a tabuada diferenciada utilizando propriedades operatórias. Permitir a matemática, utilizando lógica matemática. Ensinar matemática brincando, desenvolvendo o raciocínio. Logo após ocorreu a palestra “O estudo da história local e a construção de identidade” com o Prof. Dr.
Eduardo Martins licenciado em História, Mestre e Doutor em História pela UNESP/Assis, baseando-se em teóricos na Didática e Prática de História, dividindo em três tópicos entre eles a LDB e PCNs de História e Geografia. Contrapondo-se que a essência humana não é nova, apesar de hoje para os alunos e também para pessoas comuns o que é importante é o novo, é o que lhes importa. Buscar trabalhar a regionalidade do município, do Estado. Utilizar datas comemorativas fundamentadas em dados históricos para que o aluno saiba o porquê e a importância de um fato, pessoa. Não trabalhar apenas a data pela data. Conhecer a história de um povo é fundamental para construir o hoje e o amanhã.
 Portanto  as palestras proferidas, levaram os participantes a reflexão sobre a importância de saber  usar  metodologias que levem a aprendizagem, pois ela é tão valiosa  tanto como ter o domínio do conteúdo a ser ensinado, juntas levam o sucesso uma da outra. A busca por metodologias que facilite a aprendizagem do educando deve ser uma busca constante na vida profissional do educação.

Vejam as fotos,










Nenhum comentário: