9 de nov. de 2012

E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA PARTICIPA DA 1ª FEIRA GEOCIÊNCIAS NO MUNICIPIO DE NOVA ANDRADINA

Em comemoração ao dia Mundial da Ciência pela paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro), realizou-se  nesta quarta-feira, dia 08 de novembro, no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia, a 1ª Feira Geociências, abordando diversos temas como: sustentabilidade, reutilização, experiências e qualidade de vida,
O  objetivo da feira foi o de possibilitar o intercâmbio entre as escolas, professores e estudantes, motivando ações voltadas para o desenvolvimento da educação científica, sustentável, reutilização, sustentabilidade e qualidade de vida, através de projetos elaborados por alunos e professores de geografia e ciências do ensino fundamental e do ensino médio das redes municipal, estadual, federal e particulares do município de Nova Andradina.
Os participantes da 1ª feira de Geociência  organizaram-se em equipes compostas por quatro estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, orientados por um professor.
A EE. Profª Nair Palácio de Souza apresentou os trabalhos “ Foguetinho de água” e “Cartaz Mágico”. A  experiência realizada pelo profº  Kleber Augusti de Souza de Geografia, é baseado no lançamento de um foguete por pressão a ar e ejeção de água. Trata-se de um fenômeno de natureza Física. Ao injetar ar na garrafa com já um terço dela preenchida por água, ocorre a compressão do ar que, cada vez mais, exerce uma força sobre a rolha, até o ponto em que essa força ejeta a rolha e a água da garrafa. Este principio de ejeção material para fora do corpo é o  método de aceleração de foguetes.
A  experiência “Cartaz Mágico”, apresentado pela profª Priscila Macelani Rosa, consiste em escrever uma mensagem secreta em um papel branco com uma solução misteriosa (fenolftaleína, que é um indicador ácido-base) e em seguida como mágica revelar o segredo contido em cada cartaz, com outra substancia misteriosa (hidróxido de sódio), Quando os cartazes forem revelados aparecerá a com Pink, característica da base (soda) indicada pela fenolftaleína. Os trabalhos foram um sucesso na 1ª Feira de Geociências.





Nenhum comentário: