17 de dez de 2012

4º Simpósio Hipertexto de tecnologias na Educação: Aprendizagem em rede.



A  Professora da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, Marilza Nunes de A. Nascimento que atua   na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura esteve em Recife, na UFP( Universidade Federal de Pernambuco) participando do 4º Simpósio Hipertexto de tecnologias na Educação: Aprendizagem em rede. A referida professora apresentou um artigo científico intitulado Hipertexto: A Constituição Identitária do Educador  no Discurso Sobre Tecnologia e Educação no qual ela problematiza, investiga e analisa, através da materialidade discursiva de sujeitos envolvidos em sua pesquisa, sobre o uso de aparatos tecnológicos em sala de aula e a postura metodológica do profissional da educação diante desse novo modelo educacional.


Segundo a educadora, a educação passa por um momento transitório causador de inquietudes, indefinições teóricas e angústias ao educador, pois as ferramentas didáticas que ele domina giz, lousa e livro didático não despertam curiosidades no educando, as aulas expositivas são enfadonhas, o professor não é mais visto como detentor do saber, mas mediador deste na construção do conhecimento. Assim,o papel da escola atual ultrapassao de uma simples entidade de ensino tradicional, pois o século XXI vive um tempo de revisões paradigmáticas e inovações tecnológicas, sobretudo no que diz respeito à inserção de aparatos tecnológicos no contexto escolar. O discente é um ser ativo que tem em suas mãos as mais inovadas tecnologias. Nesse sentido, estas podem ser usadas como ferramentas pedagógicas a favor do ensino. Com todas as exigências dessa nova época, como o educador, que provavelmente vivenciou o modelo tradicional em sua formação ou mesmo em sua prática metodológica, está assumindo essa nova postura? Há aceitação ou resistência? Estaria esse profissional passando por uma transição ou crise identitária? O sistema educacional oferece suporte a esse profissional? Estão as universidades formando docentes com esse novo perfil, preparado a atender essa nova demanda?
Parabéns a professora e que seus conhecimentos sejam multiplicados entre seus pares, ampliando a qualidade do ensino e aprendizagem.

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