A Professora da E. E. Prof.ª Nair Palácio de
Souza, Marilza Nunes de A. Nascimento
que atua na disciplina de Língua
Portuguesa e Literatura esteve em Recife, na UFP( Universidade Federal de
Pernambuco) participando do 4º Simpósio
Hipertexto de tecnologias na Educação: Aprendizagem em rede. A referida
professora apresentou um artigo científico intitulado Hipertexto: A Constituição Identitária do Educador no Discurso Sobre Tecnologia e Educação no
qual ela problematiza, investiga e analisa, através da materialidade discursiva
de sujeitos envolvidos em sua pesquisa, sobre o uso de aparatos tecnológicos em
sala de aula e a postura metodológica do profissional da educação diante desse
novo modelo educacional.
Segundo a educadora, a
educação passa por um momento transitório causador de inquietudes, indefinições
teóricas e angústias ao educador, pois as ferramentas didáticas que ele domina
giz, lousa e livro didático não despertam curiosidades no educando, as aulas
expositivas são enfadonhas, o professor não é mais visto como detentor do
saber, mas mediador deste na construção do conhecimento. Assim,o papel da
escola atual ultrapassao de uma simples entidade de ensino tradicional, pois o
século XXI vive um tempo de revisões paradigmáticas e inovações tecnológicas,
sobretudo no que diz respeito à inserção de aparatos tecnológicos no contexto
escolar. O discente é um ser ativo que tem em suas mãos as mais inovadas
tecnologias. Nesse sentido, estas podem ser usadas como ferramentas pedagógicas
a favor do ensino. Com todas as exigências dessa nova época, como o educador,
que provavelmente vivenciou o modelo tradicional em sua formação ou mesmo em
sua prática metodológica, está assumindo essa nova postura? Há aceitação ou
resistência? Estaria esse profissional passando por uma transição ou crise
identitária? O sistema educacional oferece suporte a esse profissional? Estão
as universidades formando docentes com esse novo perfil, preparado a atender
essa nova demanda?
Parabéns
a professora e que seus conhecimentos sejam multiplicados entre seus pares,
ampliando a qualidade do ensino e aprendizagem.
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