18 de abr. de 2013

AULA PRATICA DE ARTES



FOVISMO

Aula pratica  realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª  Elaine da disciplina de Arte, entre os dias 08 a 12 de Abril, com as turmas do 9º Ano B e C do Ensino Fundamental, com o tema FOVISMO.
No fovismo o elemento mais importante do quadro é a cor em tons bem fortes. Os artistas usavam cores tão vivas (sem misturá-las, ou seja, cores puras) para obter gradações de tons, de maneira instintiva e não intelectual. Nos primeiros anos do século XX, um grupo de artistas, entre eles Henri Matisse (1869-1954), Maurice de Vlaminck (1876-1958) e André Derain (1880-1954), passou a usar a cor como o elemento mais importante da obra de arte. Para eles, o desenho, as linhas, ficou em segundo plano, pois tinham como princípio a simplificação das formas e o uso das cores puras, tal como estão nos tubos de tintas.
Na aula prática os alunos entraram em contato direto com a técnica do Fovismo, utilizando papel cartão 20x20, giz de cera e uma vela. Os alunos fizeram no papel cartão um desenho de sua escolha, em seguida colocaram a ponta do giz de cera  na vela acesa, onde derretia o giz e assim colocando o mesmo sobre o seu desenho, para iniciar a pintura inspirada na técnica do Fovismo. A aula foi superinteressante de tal forma que os alunos desenvolveram obras de arte maravilhosas utilizando a Técnica do Fovismo.
Segue as fotos.












 

Nenhum comentário: