3 de jul. de 2013

“O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS NUTRIENTES QUE INGERE”?



Aula experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª  Ivonete de Biologia, com as turmas do 1º Ano A, B, C e D do Ensino Médio, com o tema “O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS NUTRIENTES QUE INGERE”.
Compreender o que é uma alimentação saudável é indispensável, pois a sociedade atual tem facilidades em obter produtos de fast-food (que significa “comida rápida” em inglês) onde são inclusos sanduíches, pizzas, pastéis etc e onde o número de calorias muitas vezes é absurdo. Pesquisas feitas relatam o sobre  o excesso de peso em jovens, justamente pela ingestão desse tipo de comida e pelos cálculos, daqui a 30 anos serão adicionados mais de 100 mil casos de doenças do coração, altos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Se escola é um local que permite a promoção da saúde, desempenhando papéis na formação de hábitos e formação de valores, inclui-se aqui, a conscientização para uma alimentação saudável.
 O objetivo do Projeto que inclui , aulas práticas, foi promover o consumo de alimentos saudáveis, conscientizando a contribuição para a promoção da saúde de forma atraente e educativa.
As atividades práticas foram desenvolvidas no Laboratório após a preparação do conteúdo (carboidratos, lipídios e proteínas) em slides com imagens, explicando a função de cada substância proposta, bem como a reação no organismo, para que os discentes possam classificar os alimentos a serem utilizados. Foi abordado na aula os distúrbios alimentares (anorexia, bulimia e obesidade) e a identificação dos hábitos alimentares dos discentes. Após a aula expositiva os alunos prepararam e degustaram  lanches naturais, acompanhados de suco natural de laranja.
O projeto foi desenvolvido com sucesso e total interesse dos alunos que se mantiveram empenhados o tempo todo em preparar os lanches saudáveis, valorizando assim uma alimentação adequada e de boa qualidade.

Vejam  as fotos.











Nenhum comentário: