29 de ago. de 2013

TRABALHANDO NO LAB. DE CIÊNCIAS - EQUILÍBRIO QUIMICO.



Aula prática  realizada no Laboratório de Ciências pela Prof.ª Norilda Siqueira da disciplina de Química, com as turmas do 2º Ano B, C e D do Ensino Médio, com o tema “Equilíbrio Químico”.
A experiência tinha como objetivo observar o equilíbrio químico, calcular a constante de ionização e relaciona-la com a força e condução de eletricidade dos ácidos e bases.
Na aula prática os alunos resolveram os cálculos da constante de ionização para comparar com as soluções preparadas (soluções ácidas e básicas), utilizando aparelhos específicos para verificar a condução de corrente elétrica. Quanto maior a intensidade da luz observada maior seria o valor de acidez para a solução ácida; e o mesmo ocorre para as soluções básicas, quanto maior a intensidade da luz observada maior a basicidade da solução.
A aula demonstrou que os alunos conseguiram resolver os cálculos propostos, e em seguida verificaram na prática se os valores encontrados por eles conferiam com a intensidade da luz nas soluções. Foi uma diferente em que houve a participação de todos os alunos da turma.
Segue as fotos.












Nenhum comentário: