23 de set. de 2013

DESFILE DE MODAS SOBRE POLÍMEROS



Na terça feira 17/09 ocorreu na E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, o DESFILE DE MODAS SOBRE POLÍMEROS.

O Projeto  foi desenvolvido pela Prof.ª  de Química  Saraya  Ali Saleh  com os alunos  do Ensino  Médio matutino e noturno/ atividade do  Projeto Jovem de Futuro - PJF.Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.

Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Polímeros termoplásticos - é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente. EX:
  • PC - Policarbonato -Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
  • PU – Poliuretano - Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.
  • PVC - Policloreto de vinilo ou cloreto de polivinila -Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.
  • PS - Poliestireno - Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor.
  • PP – Polipropileno - Aplicações: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar.
  • Polietileno Tereftalato (PET) - Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.
  • Plexiglas - é conhecido como vidro plástico.
Polímeros termorrígidos (ou termofixos)- São rígidos e quebráveis, porém bastante resistentes, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez transformados (moldados), não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando impossível sua reciclagem- EX: Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
  • Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, dentre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass).
Elastômeros (borrachas)  -Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão. EX:Poliisopreno - borracha semelhante à natural –
Bunas S - Aplicações: pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha.
Para tanto os alunos desenvolveram pesquisa sobre polímeros suas característica e empregabilidade no  setor industrial e comercial. Para finalizar o projeto foi proposto um desfile de modas onde  os alunos tinham que confeccionar roupas exclusivas com  uso de  polímeros.
Neste evento destacamos a presença do Corpo de Bombeiro e da Policia Militar que desfilaram e mostraram que polímeros estão presentes nos objetos de segurança na farda diária (coldre, cassetete) bem como capacete e roupas dos bombeiros. Quanto aos alunos os mesmo confeccionaram suas roupas com polímeros usados no nosso dia a dia.
Vejam as fotos.
















Nenhum comentário: