24 de set de 2013

PEIXES – MORFOLOGIA E FISIOLOGIA



Aula Prática no Laboratório de Ciências, trabalhando:
PEIXES – MORFOLOGIA E FISIOLOGIA
Aula  pratica realizada no Laboratório de Ciências pelo Prof. Carlos Guilherme da disciplina de Biologia, com as turmas do 2º Ano A e C do Ensino Médio, com o tema “Peixe – Morfologia/Fisiologia e Organização dos Sistemas animais”.
A aula teve como objetivo evidenciar as estruturas morfológicas e fisiológicas de seres diversos.
Os educandos trouxeram para o laboratório peixes frescos, no qual o professor abriu vários deles para realizar a análise dos componentes externos e internos dos peixes. Os alunos puderam observar todas as partes de morfologia e fisiologia demonstrada pelo professor.

Conclui-se que quando trabalhamos os conteúdos de uma forma mais dinâmica e objetiva envolvendo os alunos com o objetivo proposto, teremos com certeza resultados satisfatórios. Os educandos se mostraram motivados e interessados durante toda a prática.
Segue as fotos.






23 de set de 2013

DESFILE DE MODAS SOBRE POLÍMEROS



Na terça feira 17/09 ocorreu na E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, o DESFILE DE MODAS SOBRE POLÍMEROS.

O Projeto  foi desenvolvido pela Prof.ª  de Química  Saraya  Ali Saleh  com os alunos  do Ensino  Médio matutino e noturno/ atividade do  Projeto Jovem de Futuro - PJF.Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.

Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Polímeros termoplásticos - é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente. EX:
  • PC - Policarbonato -Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
  • PU – Poliuretano - Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.
  • PVC - Policloreto de vinilo ou cloreto de polivinila -Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.
  • PS - Poliestireno - Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor.
  • PP – Polipropileno - Aplicações: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar.
  • Polietileno Tereftalato (PET) - Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.
  • Plexiglas - é conhecido como vidro plástico.
Polímeros termorrígidos (ou termofixos)- São rígidos e quebráveis, porém bastante resistentes, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez transformados (moldados), não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando impossível sua reciclagem- EX: Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
  • Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, dentre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass).
Elastômeros (borrachas)  -Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão. EX:Poliisopreno - borracha semelhante à natural –
Bunas S - Aplicações: pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha.
Para tanto os alunos desenvolveram pesquisa sobre polímeros suas característica e empregabilidade no  setor industrial e comercial. Para finalizar o projeto foi proposto um desfile de modas onde  os alunos tinham que confeccionar roupas exclusivas com  uso de  polímeros.
Neste evento destacamos a presença do Corpo de Bombeiro e da Policia Militar que desfilaram e mostraram que polímeros estão presentes nos objetos de segurança na farda diária (coldre, cassetete) bem como capacete e roupas dos bombeiros. Quanto aos alunos os mesmo confeccionaram suas roupas com polímeros usados no nosso dia a dia.
Vejam as fotos.
















16 de set de 2013

SuperAção na Escola



Aconteceu no dia 13/09 a I SuperAção  na Escola  com o tema Meio Ambiente: Responsabilidade de todos, com o objetivo de despertar em todos os envolvidos a conscientização e o interesse pelas ações coletivas e assim incentivar a transformações  no ambiente local e global.
Neste dia ocorreu a I  Gincana SuperAção: Meio Ambiente PJF, com ações  voltadas para o desenvolvimento de três áreas: conhecimento, sociedade e meio ambiente. 
Dentre as diversas provas destacaram-se a prova da solidariedade com arrecadação de óleo para doação ao hospital de câncer de Barretos e o óleo usado para confecção de sabão em pedra e líquido para a limpeza da escola. Prova do reciclado, com desfile ecológico onde as roupas foram confeccionadas com material reciclado.  Prova Horta de Garrafa PET  - plantio de mudas de especiarias da culinária (manjericão, salsinha, cebolinha, coentro etc.). Prova Confecção de cartazes - a preservação do ambiente  escolar. Através da limpeza, retirada de lixo, preservação do patrimônio público em geral a fim de serem afixados no mural durante a semana  para ser trabalhado após com os alunos do Ensino Fundamental.
Essa iniciativa  SuperAção na Escola foi um sucesso,  pois as turmas do Ensino Médio foram divindades em 04 equipes sendo: Tuiuiú , Arara Azul, Tucano e Onça pintada. Cada Equipe era formada com alunos e professores que motivaram e incentivaram seus alunos no cumprimento das provas. As provas surpresas foram um sucesso a parte, onde os alunos e professores puderam mostrar suas habilidades como dançarinos, intérpretes, destrezas físicas  etc.

A equipe vencedora foi a ONÇA PINTADA formada pelas turmas do 1ºD – 2ºD -     1ºE.
Nossos Parabéns e muito obrigado pelo empenho.
  Lembrancinha   de  Sabão em Pedaço  foi  dada a todos os alunos e presentes da comunidade escolar juntamente  com a receita  na qual aproveitou  o óleo usado, uma forma sustentável  de aproveitamento dando  as famílias  a possibilidade de  utilizarem esse material.
Essa atividade teve a participação das funcionarias Maria e Ivete que não mediram esforços para que o sabão ficasse pronto e fosse doado a comunidade que prestigiaram o evento
A Direção e a Coordenação Pedagógica  agradecem muitíssimo todo o empenho e dedicação.
Parabéns a todos os participantes que fizeram o sucesso deste evento!
Professores  e Alunos vocês foram dez.!
SuperAção na Escola
“Ação LOCAL para uma causa GLOBAL”.
Juntos, cuidando da ESCOLA para o bem de todos.












13 de set de 2013

Calendário de provas Noturno

NORMAL MÉDIO REALIZA OFICINA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS



A Oficina foi realizada no Laboratório de Ciências pelas Professoras Elaine Carneiro, Delma Prado e Maria Cleide Nogueira com a turma do Normal Médio, com o tema “Confecção de Materiais Pedagógicos Essenciais a Educação Infantil”.
 A Oficina teve como objetivo principal confeccionar materiais a serem trabalhados na educação infantil – Pré I e II e 1º Ano do Ensino Fundamental.
Foram utilizados como materiais: apostilas e materiais pedagógicos, folhas impressas, lápis de cor, giz de cera, cola branca, garrafas PET, TNTs coloridos, caixas de leite longa vida, cola quente, tinta guache. Barbante e lãs coloridas.
A Oficina foi desenvolvida com sucesso e total interesse dos alunos, onde todos puderam participar da confecção de jogos e materiais pedagógicos para a educação infantil e 1º ano do ensino fundamental, utilizando diversos materiais recicláveis, sob orientação das Professoras Regentes do Módulo III.
Segue as fotos.