As Prof.ªs Célia Regina e
Loreni da disciplina de Matemática, fizeram uma gincana de matemática
envolvendo as series do 6ºs e 8ºs anos do período vespertino.
As
professoras procuram fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante
e significativo, com a participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico
colocar mais vida na escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de
forma lúdica, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja
mais útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de
ensino seja dotado de significados e muito mais alegre.
Busca-se
fazer da matemática uma disciplina de investigação, propondo atividade na qual
a pesquisa, a curiosidade e o desafio estão presentes. Trabalhando a
problematização, promovendo situações nas quais os alunos propõem, explora e
investiga problemas matemáticos, os quais provêm tanto de situações reais como
situações lúdicas.
Cabe-nos,
enquanto professores mostrar também que a matemática pode ser divertida e que a
resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos nada enfadonhos.
Entendemos que essa disciplina não se caracteriza em resolver exercícios
rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim proporcionar atividades em que os
alunos possam demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o
raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos. Ou
seja, promover um momento dedicado à exploração do conhecimento que o aluno
possui, procurando desenvolver a capacidade de “fazer matemática”, construindo
conceitos e procedimentos que ele vive no dia-a-dia, alicerçando as
competências básicas necessárias ao cidadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário