13 de jun. de 2014

AULA PRATICA DE CIÊNCIAS

Os alunos da 7ª série do E. F. nas aulas de Ciências com a Prof.ª Alessandra Rodelini, aprenderam  com a aula   pratica no laboratório de ciências sobre os anelídeos, usando como estudo as minhocas (invertebrados).

As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra. As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual. Seu corpo é formado por anéis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandíbulas) e na outra o ânus.A respiração da minhoca ocorre na pele (respiração cutânea). Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozoides. As minhocas também possuem a capacidade de regeneração. 

Os animais fazem parte da nossa natureza e do nosso habitat. Eles são agrupados de acordo suas características. Podemos diferenciá-los de acordo com a forma como nascem e se reproduzem; as semelhanças entre as partes do corpo; a forma de como se locomovem e os alimentos que comem. A variedade de animais que existe é muito grande e temos que preservar a todas as espécies, pois cada uma delas faz a sua função no meio ambiente.


Os alunos participaram da aula, sempre compartilhando o que aprendeu, usando a teoria e a pratica.




Nenhum comentário: