10 de set. de 2014

AS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio matutino realizaram no dia 05 de setembro o fechamento do projeto “cinco regiões brasileiras”, orientados pelo professor de Geografia Adevair Pereira dos Santos. Os alunos estudaram os costumes e tradições das regiões brasileiras, momento no qual puderam conhecer o nosso povo, compreender nossa realidade e a pluralidade de hábitos culturais que refletem na dança, nos instrumentos musicais, nas festas, nos jogos, nas religiões e cultos, nas artes, nas comidas, nas brincadeiras, nos mitos, nos pontos turísticos, no processo de colonização e outros.

Essa cultura é transmitida de pais para filhos, de geração após geração e é de grande relevância que os alunos conheçam e vivenciem a história e os hábitos do nosso povo.
Dessa forma, a nossa cultura popular, social, econômica, territorial merece ser estudada e aproveitada, sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, técnicos, recreativos; assim favorecer a aprendizagem, formar bons hábitos e atitudes, despertando sentimentos e emoção, entusiasmo e amor por nossa terra. Levar a conhecer os aspectos característicos de nosso povo e a preservar as nossas tradições.

Foram realizadas as seguintes apresentações:
  • REGIÃO SUDESTE: TURMA 1ºA- Cartazes sobre os estados que compõem essa região retratando um pouco da história e a economia da região sudeste. Desfile a caráter e uma apresentação de diversos tipos de ritmos musicais, trouxeram também pratos típicos como queijo minas, pão de queijo e o café;
  • REGIÃO SUL: TURMA 1º B-  Foi promovido um debate entre as regiões sulistas com o objetivo de valorizar o que cada região tem de melhor. Cartazes sobre Chimarrão e a Guerra dos Farroupilhas. Um teatro sobre as culturas das regiões, encenando a formação da neve. A aluna Heloina apresentou a música “China Véia” (Tchê Barbaridade), e o aluno Guilherme acompanhou com o violão. Apresentação sobre a Oktoberfest;
  • REGIÃO CENTRO-OESTE: TURMA 1ºC-  Fizeram um protesto sobre o descaso político dessa região, uma vez que Brasília faz parte do Centro-Oeste. Uma paródia representando as belezas e as culturas desses estados, uma roda de tereré e pratos típicos como pé de moça e goiabada;
  • REGIÃO NORDESTE: TURMA 1ºD- Falaram sobre a importância do Nordeste para o Brasil tanto no aspecto histórico como as suas exuberantes praias, foi exaltada a figura de Lampião e Maria Bonita, Literatura de Cordel entre outros elementos como a Caatinga. Uma quadrilha que é parte forte da cultura nessa região e pratos típicos como rapadura e tapioca.
  • REGIÃO NORTE: TURMA 1º E-  Comentaram sobre a Lenda do Guaraná e apresentaram cartazes sobre os elementos dessa região como o índio, florestas, desmatamentos, animais como a onça pintada, trouxeram a raiz da mandioca.

O objetivo deste trabalho foi resgatar um pouco da cultura do nosso povo, sabemos que o Brasil é um país continental, um Estado laico e um povo miscigenado por isso temos que resgatar nossa cultura e ao mesmo tempo respeitar cada uma delas.









Nenhum comentário: