27 de abr de 2015

VISITA TÉCNICA

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ESTIVERAM EM VISITA TÉCNICA AO EMPREENDIMENTO DA MARMORARIA GRAMARES INSTALADO NO DESTRITO INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA.
No dia 25/04/2015, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por Professores do Curso de Meio Ambiente da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina estiveram em visita técnica ao empreendimento instalado no Distrito Industrial, localizado no município de Nova Andradina/MS.
A Empresa Marmoraria Gramares está completando neste ano de 2015, 29 anos de Fundação, no entanto, no Distrito Industrial se encontra instalado a 7 anos. A empresa atua no Ramo de Atividade de Montagem, Cortes e Polimentos das placas de mármore e granitos. Atualmente conta com 6 colaboradores, que são treinados e capacitados para trabalharem na linha de produção, acabamento e montagem.
O Objetivo da visita foi que além de conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa é correlacionar os conteúdos estudados em sala de aula com as aulas práticas através das visitas técnicas. Neste parâmetro que o aluno consiga absolver o máximo de informação, contribuindo para a sua capacitação, aprendizagem e atual necessidade e concorrências dos mercados.
Acompanhados pelo Administrador e Proprietário Antônio Diogo Ferreira, os alunos e professores do curso puderam conhecer um pouco do trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa.
Uns dos fatores principais demonstrados pelo Proprietário foram de frisar a preocupação da empresa está em cumprir com as legislações ambientais, como licenças ambientais e em constante busca do desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental.
A visita foi dividida em Três Etapas onde:
Na 1ª Etapa teve-se a visita a Parte Interna do Empreendimento. Essa Etapa contou com a apresentação do Empreendimento como maquinários, linha de produção que conta com corte e acabamento, métodos de segurança do trabalho, como EPI’S usados pelos colaboradores e um pouco da História da Empresa. No entanto, a empresa tem buscado cada dia mais atender as necessidades dos seus clientes, contudo, tem buscado acompanhar as constantes tendências e tecnologias, dos mercados desse ramo de atividade, contudo, buscando investir em maquinários modernos. A empresa conta com 80% dos seus equipamentos pneumáticos evitando assim eliminação de poluição através de poeiras e diminuindo risco de acidentes durante as atividades desenvolvidas.
Na 2ª Etapa teve-se a continuidade da visita pela Parte Externa do Empreendimento. Essa Etapa contou com apresentação da estação de tratamento da água utilizada no processo, demonstrando seus métodos. Este processo é feito através de sistema de decantação formado por quatro tanques de concreto.  A água utilizada no processo industrial passa por esses tanques de decantação, fazendo com que as partículas sólidas maiores, permaneçam no fundo de cada tanque, chegando ao final do último tanque com uma baixa quantidade de partículas sólidas, para ajudar no processo de tratamento é colocado cal virgem permitindo a reutilização da água, que é bombeada para um reservatório com capacidade de armazenar 1.000 litros de água, onde será reutilizada nos processos de corte e polimento das placas de mármore e granito. Nos processos de cortes e polimentos das placas de mármore e granitos, utiliza-se a água, como uma forma de resfriar os equipamentos de corte e eliminar a formação de poeiras ocasionadas pelo polimento das placas, no qual o desperdício é considerado mínimo, pois toda a água usada na linha de produção é captada através de canaletas e segue para os tanques de tratamentos. Toda a água consumida nos processos vem de uma cisterna localizada ao lado do barracão industrial com a capacidade de armazenar 26.000 litros de água da chuva, que é coletada através de calhas instaladas no beiral do barracão. Esse processo é conhecido como circuito fechado, onde se tem o tratamento e reaproveitamento da água por diversas vezes. Fator importante para a empresa pois, além de economizar com taxas a mesma tem contribuído para o meio ambiente numa forma sustentável.
Na 3ª Etapa teve-se a visita ao depósito e descarregamento das placas, com demonstração dos tipos de matérias primas disponíveis para atender os clientes e da forma que é procedido para descarregar esses materiais, onde o empreendimento conta com uma a forma de ponte móvel facilitando assim o trabalho e trazendo maior segurança para os colaboradores. Nesta etapa pode se também visualizar o destino dos materiais sólidos e a preocupação do empreendedor em buscar cada vez mais dar destino correto para os seus resíduos. No entanto a empresa estuda adquirir novos equipamentos para aproveitamento das sobras da atividade, contudo dando um destino final adequado para as sobras da atividade. A partir de um debate com os professores, alunos e empreendedor foram finalizados assim a visita técnica.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação do aluno do curso além de facilitar a aprendizagem, oriundo da forma que o mesmo busque analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiência, relacionando ao conteúdo técnico apresentado durante as aulas com a parte prática demonstrados nas visitas técnicas. No entanto, a visita realizada contemplou as expectativas e seus objetivos necessários.
Em nome da Direção da Escola Prof.ª Nair Palácio de Souza e a Coordenadora do Curso a Sra. Verane, juntamente com os Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente, acompanhados pelos professores Prof.ª Rafaela, Prof.ª Priscila, Prof.ª Ariadny, Prof.ª Flávia e Prof. Edmilson, vem atenciosamente Agradecem a Empresa Marmoraria Gramares através do Administrador e Proprietário Antônio Diogo Ferreira, pela Atenção, Recepção e Dedicação com os Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente.

Matéria e Fotos Prof. Edmilson 






Nenhum comentário: