8 de mai de 2015

VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CAIUÁ

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ESTIVERAM EM VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CAIUÁ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO NORTE/PR.
No dia 30/04/2015, os Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por seus respectivos Professores da Instituição de Ensino Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em Visita Técnica a Estação Ecológica do Caiuá, localizado no Município de Diamante do Norte/PR.
Localizada no Município de Diamante do Norte/PR, a Estação Ecológica do Caiuá, conta com um dos maiores remanescentes florestais de Mata Atlântica encontrados e preservados do noroeste do Paraná. Possui área de 1.449,4834 hectares e abriga diversas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A Estação conta com uma infraestrutura que possui desde alojamentos (masculino e feminino), laboratórios de fauna e flora, sala de estudos, refeitório, auditório, museu com muitas espécies importantes encontradas na região, descrevendo a fauna e flora local.
O Objetivo da visita foi, além de conhecer a infraestrutura da Estação, que os participantes consigam correlacionar as disciplinas estudas com os diversos fatores encontrados dentro do meio ambiente, sejam eles positivos ou negativos. Nesse parâmetro, um dos fatores importante do trabalho realizado pela instituição, foi de demonstrar, a preocupação de produzir mas também de se preservar para as futuras gerações.
A visita foi dividida em Duas Etapas onde:
Na 1ª Etapa teve-se a visita a Parte Interna da Estação. Essa Etapa contou com a apresentação da Estação Ecológica, como história do desbravamento e ocupação, além da recuperação do local. Visita ao museu, conhecendo espécies raras da fauna e flora do local.
Na 2ª Etapa teve-se a continuidade da visita pela Parte Externa da Estação. Essa Etapa contou com caminhadas por várias trilhas, dentre elas: Trilha da Arara, Trilha da Cachoeira, Trilha do Mico, além do projeto Madeira: representado pelo projeto de regeneração natural da vegetação. Durante as caminhadas ocorreram a explicação e debates sobre a vegetação, espécies e importância do parque além de ser visualizado espécies da flora raras da região como o Peroba Rosa, Caraguatá, dentro outras.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação do aluno do curso, além de facilitar a aprendizagem, oriundo da forma que o mesmo busque analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiência, relacionando ao conteúdo técnico apresentado durante as aulas com a parte prática demonstrados nas visitas técnicas. A visita realizada contemplou as expectativas e objetivos determinados.
Em nome da Direção da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, da Coordenação técnica  do Curso, juntamente com os Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente, acompanhados pelos professores Prof.ª Kerly, Prof. Anderson e Prof. Edmilson, vem atenciosamente agradecer a equipe da Estação Ecológica do Caiuá, pela atenção, recepção e dedicação aos Alunos e Professores Do Curso Técnico Em Meio Ambiente.

Matéria e Fotos Prof. Edmilson  











Nenhum comentário: