6 de out. de 2015

VISITA AO ATERRO SANITÁRIO DE NOVA LONDRINA - PR



No último sábado dia 03 de Outubro de 2015 os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, acompanhados dos Professores Edmilson, Flávia e Gustavo, realizaram uma excursão até o município de Nova Londrina, no Estado do Paraná, com o objetivo de conhecer diversas atividades ligadas ao Meio Ambiente.
Inicialmente, os alunos e professores foram recebidos pelo Secretário de Desenvolvimento e Cultura João Paulo e pelo Senhor Braz, diretor da Fenix Ambiental, empresa responsável por todas as atividades ligadas ao aterro sanitário do município de Nova Londrina – PR.
Após uma breve conversa sobre as atividades que seriam realizadas no decorrer do dia, o Diretor da Fenix Ambiental acompanhou os alunos até GREEN PLAST, fábrica de plástico reciclável, onde foram recebidos pelo sócio-proprietário Samuel, que apresentou aos alunos todo o processo industrial que é realizado por sua empresa, desde a seleção dos plásticos que virão a serem reciclados, até o produto final do processo industrial. Lembrando que tal plástico foi retirado na coleta seletiva efetuada pela associação dos catadores.
O proprietário ainda fez questão de apresentar aos alunos e professores, seu sistema de captação e tratamento de água, com capacidade de armazenamento de 120.000 litros de água, afirmando que após a instalação de tal sistema, apenas utiliza a água da agência estadual de águas para o consumo oral e utilização em sanitários, afirmando que, no mais, todas as demais atividades realizadas pela empresa, são utilizadas com a água captada da chuva.
Após as devidas explicações, os alunos foram convidados a conhecer o interior da empresa, passando por todas as etapas de produção até chegar ao produto final, que é a confecção da matéria prima utilizada para a confecção de sacolas plásticas.
Em seguida, os alunos se dirigiram até o Rancho do Portuga, principal restaurante rural, aonde após apresentadas às instalações, o Secretário de Desenvolvimento e o Diretor responsável pelo aterro sanitário, realizaram uma palestra, discorrendo sobre os temas, Aterro Sanitário, Reciclagem e Meio Ambiente e Empreendedorismo Rural.
Aos alunos, foi apresentado a necessidade de tratar as atividades relacionadas ao Meio Ambiente sob três prismas, em ordem certa e imodificável, sendo ela, ambiental, social e econômica, frisando ao final, que a mudança da ordem de tais elementos tornará as atividades prejudiciais e não meios de solução.
Frisou o Secretário, que o município de Nova Londrina – PR tem seu aterro sanitário devidamente licenciado, e que recebe por ano mais de 500 toneladas de resíduos, bem como, é o único aterro sanitário do Brasil até o momento, a contar com escavadeira hidráulica para a realização de suas atividades de manutenção.
Após a palestra, os alunos foram convidados a conhecer pessoalmente o aterro sanitário do município, bem como a Associação de Catadores, que fica situada dentro do mesmo espaço físico, onde ao final, realizaram um bate papo, sanando suas dúvidas e expondo suas ideias e opiniões sobre tudo o que conheceram durante a visita. 













Nenhum comentário: