23 de nov. de 2015

COSPLAY E LOLITA FASHION

AULA PRÁTICA –COSPLAY E LOLITA FASHION 
Nas tardes de quinta (19/11/2105) e sexta-feira (20/11/2015) na E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza foi realizada uma aula prática de COSPLAY e LOLITA FASHION, a aula foi o encerramento de trabalho pedagógico realizado com alunos dos 9º A, B e C, do período vespertino. Em aulas anteriores os alunos tiveram contanto com uma cultura oriunda da Pop Art. Durante as aulas de Arte a professora Daniele A. Ponês apresentou os movimentos mundialmente conhecidos por Cosplay e Lolita Fashion, ambos são movimentos culturais que ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
O Cosplay surgiu na década de 70 no EUA, a denominação é a junção das palavras costume [traje, fantasia] e roleplay [brincadeira, interpretação]; é na verdade um hobby, que consiste em fantasiar-se de personagens, utilizando de maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas exigidas para parecer-se com o artista ou personagem, que podem ser originários dos quadrinhos, games, mangás, animes, até celebridades famosas. O objetivo do movimento cultural é a diversão. O movimento denominado Lolita Fashion surgiu no Japão, no fim da década de 70, trata-se de um estilo japonês de moda, onde as meninas usam roupas de bonecas, a maquiagem é similar a uma boneca de porcelana, esse movimento foi inspirado na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável), neste movimento a intenção é parecer infantil, elegante ou modesta. Tanto em um movimento, quanto no outro é possível perceber artistas da sociedade contemporânea.

Para concluir o trabalho iniciado em sala de aula os alunos puderam vivenciar um dia como seu personagem preferido, usando as técnicas citadas pela professora em sala de aula. Assim, os alunos, apoiados pelos pais, puderam aproveitar um dia de aula diferente, realizando sonhos, recriando um mundo fantasioso e acima de tudo se divertindo. A cada novo personagem apresentado foi possível perceber os ideais e costumes explícitos nas diversas culturas apresentadas pelos alunos, que não mediram esforços para concluir a atividade. Parabéns ao empenho e dedicação de cada segmento envolvido, que fique na memória de cada um a sensação de ser o seu próprio ídolo por um dia.












Nenhum comentário: