25 de nov de 2015

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE VISITARAM LIXÃO, A INSTALAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO, CENTRO DE TRIAGEM E PROCESSOS EROSIVOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA/MS

 Os Alunos e o Professor do Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em visita técnica ao Lixão, a Instalação do Aterro Sanitário, Centro de Triagem de Material Reciclável e Processos Erosivos localizado no Município de Nova Andradina/MS.
O objetivo da visita foi que além de conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Município, correlacionar os conteúdos estudados em sala de aula com as ações executadas na prática, através das visitas técnicas.
Acompanhado pelo Engenheiro Ambiental da Prefeitura do Município de Nova Andradina, Sr. Marcos Vinicius da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), os alunos e professor do curso conheceram o trabalho que está sendo desenvolvido no Município, afim de cumprir com as Legislações Cabíveis estando de acordo com a Lei Nº: 12.305, de 2 de Agosto de 2010, Lei pela qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Uns dos fatores principais demonstrados pelo Engenheiro, foi que o Município está buscando conscientizar a população em geral para a preocupação com o meio ambiente.
A visita foi dividida em quatro etapas onde:
1ª Etapa: visita ao Lixão. Essa etapa contou ainda com a introdução sobre o problema do manejo, a quantidade de resíduos gerados diariamente pelo Município e a falta de conscientização da população. Após um debate sobre o local e os impactos que o Lixão gera para o meio ambiente, foram salientadas as medidas que serão tomadas para se minimizar os impactos ao solo e ar, que ocorrerão com a desativação do mesmo.
2ª Etapa: sequência da visita até a Instalação do Aterro Sanitário, onde foi explicado as etapas pelas quais  passará a instalação. O Aterro Sanitário do Município contará com a liberação das Licenças pelo Órgão Ambiental do Estado o IMASUL. Contará com a Célula que receberá os materiais, Uma Lagoa Aeróbia, Uma Lagoa Anaeróbia, Uma para tratamento do chorume (líquido gerado pela  digestão do material), Lagoa facultativa e Lagoa de maturação. Todas serão revestidas com manta gel membrana, tubulação para a captação do gás gerado no processo de digestão, o chorume tratado, recirculará no processo. Vale salientar que o lixo hospitalar não é de responsabilidade do Município e sim do gerador. Sendo assim, o Município tem convênio com uma Empresa terceirizada que é responsável pela coleta e destinação correta de tais resíduos.
3ª Etapa: visita ao Centro de Triagem de Material Reciclável, que está sendo realizada por uma Associação de Catadores. Assim, finalizou essa etapa da visita.

4ª Etapa: foram visitadas duas situações de Processos Erosivos em locais diferentes. Ali foi possível verificar os estragos e os impactos  gerados pelos recentes aguaceiros, com possibilidade de piorar. Uma das áreas além do processo ter se transformado em uma voçoroca já ouve o assoreamento, lixiviação do solo e morte da vegetação, gerando assim um impacto ambiental de grande proporção. No outro processo, não muito diferente,  ouve a lixiviação do solo, carreamento de material, além da destruição da estrada. As fortes chuvas que estão caindo no Município, dificultam os trabalhos para tentar minimizar esses processos erosivos.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação  profissional do aluno, facilitando a aprendizagem. Eles são incentivados a visualizar, analisar, compreender e dividir conhecimentos e experiências, relacionando os conteúdos técnicos apresentados durante as aulas com a parte prática demonstrada na visita. Esta visita alcançou as expectativas e objetivos anteriormente definidos.

A Direção da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio, Coordenação Técnica do Curso, Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente e o professor da disciplina de Poluição Ambiental, o Sr. Edmilson, vem atenciosamente agradecer a Secretaria de Meio Ambiente do Município e ao Engenheiro Ambiental Marcos Vinicius, pela atenção, recepção e dedicação dispensadas. Parcerias assim são de extrema importância para a qualidade do ensino apresentado ao aluno.











Nenhum comentário: