12 de abr. de 2017

Visita Técnica

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE VISITARAM A EMPRESA DE SANEAMENTO BÁSICO DE MATO GROSSO DO SUL- SANESUL

No dia 08/04/2017, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por Professores dos Cursos Técnicos da Escola Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em visita técnica à SANESUL, localizado no Município de Nova Andradina/MS. 

O objetivo da visita foi conhecer a atividade de captação, tratamento da água por captação subterrânea, reservação, redes de distribuição, ligações domiciliares e também proporcionar aos alunos uma correlação dos conteúdos aplicados em salas de aulas, com a parte práticas através das visitas técnicas. 

A visita técnica foi supervisionada pelo Técnico em Saneamento Celso Saovesso responsável pelo tratamento da água, onde após uma recepção e explicações sobre as diversas dúvidas relacionadas ao controle de qualidade da água e quais os direitos e deveres da empresa e dos consumidores. Após a sabatina de perguntas, iniciamos a visita pela dependência da empresa.

Em Nova Andradina o processo de captação ocorre através de 8 poços artesianos, com perfurações com 50 a 100 metros feitos no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos. Essa água também é sugada por moto-bombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.
A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.

A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas à desinfecção com cloro e flúor. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais. 

A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema e atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).
Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados. Em Nova Andradina existe um reservatório que armazena cerca de 4 milhões de litros d’agua.

Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras. Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel instala-se um hidrômetro junto à ligação.

Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação dos alunos dos cursos, além de facilitar a aprendizagem, oriundo da forma que a mesma busque analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiências, relacionando ao conteúdo técnico apresentado durante as aulas com a parte prática demonstrados nas visitas técnicas. Desta forma, a visita realizada contemplou as expectativas e seus objetivos necessários. 

Em nome da Direção da Escola Nair Palácio e os Coordenadores do Curso Edmilson Coelho e Graziane Giacon, juntamente com os Alunos do Curso Técnico Em Meio Ambiente, acompanhados pelos professores das disciplinas: Coleta Tratamento e Disposição de Resíduo Sólidos e Gestão Ambiental Ministradas pela Prof.ª Flávia, Gestão de Produção Vegetal e Química Ambiental Ministradas pela Prof.ª Graziane e Avaliação do Impacto Ambiental e Higiene e Segurança no Trabalho Ministradas pelo Prof.º Edmilson, onde viemos atenciosamente agradecer á SANESUL, representado neste ato pelo Técnico em Saneamento Celso Saovesso, pelos esforços e dedicação com os Alunos dos Cursos Técnicos Em Meio Ambiente.




Nenhum comentário: