27 de set. de 2011

Trabalho Realizado pelo Curso Técnico em Vendas - Bullying

Ampliando Conhecimentos sobre Bullying

Dia 15 de setembro, dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica.

Os alunos do Curso Técnico em Vendas apresentaram seminário sobre “Bullying” no qual cada grupo buscou informações sobre os aspectos envolvendo o tema proposto e explanaram para os demais alunos na sala de simulação, e para abrilhantar ainda mais as apresentações os alunos confeccionaram um vídeo demonstrando reações de quem sofre Bullying, o trabalho abrangeu tipos de BULLYING, que não é somente um problema no ambiente escolar, mas também no trabalho, na rua e até mesmo em casa. Alguns temas abordados relataram quais as formas de Bullying, critérios adotados pelos agressores para a escolha da vitima, principais razões que levam as pessoas a serem um agressor, diagnostico e comportamento da criança, adolescente que sofre Bullying, vitima de Bullying no silencio, como a sociedade pode ajudar as vitimas de Bullying a superar o sofrimento.
O Bullying pode começar na infância e se arrastar por muito tempo até o dia que a pessoa não aguente mais e venha fazer algo de mau para outras pessoas e até para si mesmo. Esse mau deve ser diagnosticado por todos nós, no convívio social em meio a sociedade, pois se descobrir o quanto antes menos problemas teremos no futuro contra o ser humano.
Formas de Bullying: Colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, preconceito, excluir, isolar, assediar, aterrorizar, inveja, racismo, amedrontar, agredir, enfatizar defeitos, caluniar, etc...


Ajude você também a combater esse vilão, não deixe a injustiça prevalecer.







26 de set. de 2011

DIRETOR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARTICIPAM DO MS EM LETRAS, EM BONITO


A Secretaria de Estado de Educação realizou nos dias 22 e 23 de setembro, em Bonito, a 2ª edição MS em Letras, evento que tratou do livro e da leitura como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento social.
A abertura do evento aconteceu às 18h30, no Centro de Convenções de Bonito e contou com a presença de várias autoridades do Estado. Nossa Unidade Escolar foi representada pelo diretor profº Acácio Luiz Sampaio e pela Coordenadora Pedagógica Sílvia Maria dos Santos Sousa. O MS em Letras mobilizou cerca de mil pessoas vindos de todos os municípios do Estado, sendo gestores de educação e cultura, pedagogos, diretores de escolas, professores, arte-educadores e apreciadores da leitura.
Com organização da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o MS em Letras marcou o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
O MS em Letras abordou também a importância da elaboração dos planos municipais do livro e da leitura. Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado brasileiro a elaborar o plano estadual do livro e da leitura e também o pioneiro a deflagrar a elaboração dos planos municipais.
Um dos objetivos da E.E. Profª Nair Palácio de Souza é desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, para isto tem investido no acervo bibliográfico da escola. Estão chegando na escola mais de mil exemplares, dos mais diversos autores, adquiridos recursos próprios. Hoje a biblioteca da escola conta com mais de 4.000 (quatro) mil exemplares a disposição da comunidade escolar.

20 de set. de 2011

Dia de campo Técnico em Agronegócios "Curtume Viposa"

No dia 16 de setembro os alunos estiveram no Curtume Viposa. Os supervisores Moisés e Márcio Soares mostraram desde a recepção de matéria-prima, passando pelo processo Wet-blue, Semi-acabado até a expedição do produto acabado. Com muita propriedade os supervisores explicaram cada passo do processo da indústria do couro, aproveitamento econômico de aparas caleiradas para indústria alimentícia, carnaça verde para graxarias e da carnaçacaleirada para a fabricação do Adubo Orgânico.

Assim, aqui fica o muito obrigado da direção, da escola, da coordenação e dos alunos e a todas as pessoas envolvidas nestes estabelecimentos que muito gentilmente receberam os alunos e deram o melhor de seus conhecimentos, dos seus processos e propriedades em prol da formação técnica destes jovens.

Dia de campo Técnico em Agronegócios "Gado de Corte"

Dia sete de setembro foi a vez da Estância São Fernando de propriedade de nosso senador Sr. Antonio Russo Neto. O Engenheiro Agrônomo Fabrício e o Técnico Agrícola Leandro recepcionaram os alunos. Foram muito felizes em suas explicações a respeito da atividade Gado de Corte. Falaram sobre a cria dentro do sistema IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), cuidados com a maternidade e bezerros recém-nascidos, desmama e engorda. Mostraram o sistema rotacionado de pastejo, suplemento mineral de alto consumo, creepfeeding para bezerros, manejo dos cochos, cuidados com a pastagem, enfim, toda a atividade de corte: cria, recria e engorda.






Dia de Campo Técnico em Agronegócios "Pecuária Leiteira"

Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Escola EstadualProf. Nair Palácio de Souza, entram em um círculo de visitas técnicas à propriedades da região, com o intuito de desenvolverem habilidades inerentes ao curso, tais como, gestão de negócios agroindustriais, logística, desenvolvimento de sistemas de produção.
Em 27 de agosto foi visitada a Chácara do Juca, onde ele desenvolve a atividade da Pecuária Leiteira dentro do Programa Balde Cheio, idealizado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O Juca recebeu os alunos com muita disposição e disponibilidade. Ele domina muito bem o negócio que desenvolve e foi explicando, com muita clareza, todos os passos de seu projeto leiteiro, enquanto caminhava pela propriedade, mostrando como acontece a atividade na prática. Desde a sala de ordenha, aos pastos no sistema de pastejo rotacionado com irrigação, até o tipo de sal mineral utilizado que é na forma de blocos.







CALENDÁRIO DAS PROVAS BIMESTRAIS 3º BIMESTRE

PROVAS BIMESTRAIS - 2011-1

14 de set. de 2011

PROJETO: Meio Ambiente: É Preciso Educar para Transformar.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PROJETO DE GEOGRAFIA.
Programação do projeto de Geografia












13 de set. de 2011

Divulgação Nota ENEM-2010

Mais uma vez nossa escola sente-se orgulhosa em divulgar o resultado de nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM).

Na avaliação de 2010 a equipe da E. E Profª Nair Palácio conseguiu manter sua pontuação com Média Total de 557, 37, novamente com o melhor resultado dentre as escolas de Nova Andradina.

Nosso objetivo é sempre avançar, e nos próximos anos temos como meta ultrapassar a média 6,0- e isso só será possível com o esforço colaborativo de alunos, pais, professores, e uma brilhante equipe de coordenação e gestão escolar.

Parabéns a cada aluno que realizou a prova em 2010 e aos nossos educadores que procuram inovar e diferenciar sempre seu trabalho a cada dia, demonstrando seu compromisso com a qualidade em educação.

Acompanhe a tabela com o resultado de todas as escolas públicas de nosso município:
Notas Médias do Enem dos alunos concluintes do Ensino Médio por escola
Fonte: site INEP:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/

9 de set. de 2011

Desfile: 7 de Setembro

Desfile Cívico

8 de set. de 2011

EDITAL DE CONVITE

Para aquisição de gêneros alimentícios que serão destinados para a merenda escolar da Escola Estadual Prof.ª NAIR PALÁCIO DE SOUZA.

e d i t a l d e c o n v i t e

6 de set. de 2011

Cronograma de ações por período referente ao dia 15 de Setembro de 2011 - Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar

Ações Bullying_2

Projeto de Biologia "Desenvolvendo a Consciência Ambiental"











O professor de Biologia Carlos Guilherme Sasso elaborou o importante projeto: "Desenvolvendo a Consciência Ambiental" com os alunos do 1º ano, com a tarefa de auxiliar no plantio de mudas nativas em áreas degradadas no município de Nova Andradina. As mudas foram doadas pela Prefeitura do município, porém antes das atividades, o professor ressaltou a importância do reflorestamento e como executá-lo de forma correta, desde a escolha da área, a cova e o plantio das mudas. A primeira árvore foi plantada nas dependências da escola, simbolizando a parte final da sensibilização e iniciando a prática. Os alunos ficaram responsáveis por cuidar das novas plantas. A fase do reflorestamento foi realizada no dia 29 de Agosto na Fazenda Baile onde os estudantes puderam observar a degradação ambiental ocorrida no local.

1 de set. de 2011

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2011 PARA AQUISIÇÃO DE GENEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Chamada P..