20 de dez de 2012

E.E. Profª Nair Palácio de Souza realizou solenidade de formaturas



Redação
Marcos Donzeli
Formandos (as) do Nair Palácio no plenário da câmara de Nova Andradina

Foi realizada na noite desta terça-feira, dia 18/12, no plenário da câmara municipal de Nova Andradina a solenidade de formatura dos alunos e alunas de colação de graus da 16ª turma de formandos do Ensino Médio; 3ª turma de formandos do Curso Normal Médio e da 2ª turma do Curso Técnico em Vendas, da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza.
 Com o plenário cheio, mais de cem alunos da referida escola receberam das mãos do Diretor, professor Acácio Luís Sampaio seus respectivos certificados. 

O lema das turmas foi: Na vida, vencer não é o contrário de perder. Vencer é o contrário de desistir. A diferença entre cada um de nós, aqui, hoje, será fundamentalmente uma: quem vai persistir e quem vai desistir. Portanto: não desistamos nunca de nossos sonhos. 

Ao todo foram sete turmas, sendo que cada uma delas foram conduzidos até o plenário pelos professores que deram seus nomes a cada uma delas. O evento também foi marcado por homenagens e agradecimentos tanto pelo lado dos alunos bem como dos professores.
Além do Diretor, Acácio - compuseram a mesa: Professora Tânia Filomena Colato Granato; Arlete de Abreu Gandolfo; Maria Regina Trindade Manzoli; Vilson Miliato; Kennedy Assis Barbosa; Maria Cleide Davi Nogueira e Alexander Cleyton de Souza. Na plateia, além dos familiares dos formandos, vários professores e coordenadores da escola estiveram presentes.

Fonte: Nova Noticias

19 de dez de 2012

Com três moções, Escola Estadual Profª Nair Palácio é destaque na última sessão do ano



Da Câmara Municipal
 As moções foram entregues na última sessão realizada no ano (Foto: Thiago Odeque)

A Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza foi destaque na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, realizada na segunda-feira (17). A unidade foi homenageada com três moções de parabenização de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Adriano Palopoli (PSD).

Os títulos foram entregues ao diretor Acácio Luiz Sampaio, professoras Maria José dos Santos Zanqueta e Maria Regina Manzoli Trindade, e aos estudantes Thiago Lenon Barros da Silva, Jadson Barbosa Alves e Mateus José Atalaia. 

Sob orientação da professora Maria José, Jadson Barbosa recebeu medalha de prata na Olimpíada de Português durante cerimônia realizada em Brasilia. A exemplo do estudante, Thiago Lenon foi finalista na Olimpíada de Matemática. O aluno foi orientado pela educadora Maria Regina. 

Em outra indicação, o estudante Mateus José Atalaia foi homenageado pela Casa de Leis pela publicação de seu primeiro livro: "A Guerra dos Escolhidos - O Tempo e a Espada". 

A recente divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2011, também motivou homenagens. O diretor Acácio Luiz Sampaio recebeu moção de parabenização pelo desempenho da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, que apresentou a maior média no exame entre as escolas públicas do Vale do Ivinhema.

fonte: Nova News

17 de dez de 2012

4º Simpósio Hipertexto de tecnologias na Educação: Aprendizagem em rede.



A  Professora da E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza, Marilza Nunes de A. Nascimento que atua   na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura esteve em Recife, na UFP( Universidade Federal de Pernambuco) participando do 4º Simpósio Hipertexto de tecnologias na Educação: Aprendizagem em rede. A referida professora apresentou um artigo científico intitulado Hipertexto: A Constituição Identitária do Educador  no Discurso Sobre Tecnologia e Educação no qual ela problematiza, investiga e analisa, através da materialidade discursiva de sujeitos envolvidos em sua pesquisa, sobre o uso de aparatos tecnológicos em sala de aula e a postura metodológica do profissional da educação diante desse novo modelo educacional.


Segundo a educadora, a educação passa por um momento transitório causador de inquietudes, indefinições teóricas e angústias ao educador, pois as ferramentas didáticas que ele domina giz, lousa e livro didático não despertam curiosidades no educando, as aulas expositivas são enfadonhas, o professor não é mais visto como detentor do saber, mas mediador deste na construção do conhecimento. Assim,o papel da escola atual ultrapassao de uma simples entidade de ensino tradicional, pois o século XXI vive um tempo de revisões paradigmáticas e inovações tecnológicas, sobretudo no que diz respeito à inserção de aparatos tecnológicos no contexto escolar. O discente é um ser ativo que tem em suas mãos as mais inovadas tecnologias. Nesse sentido, estas podem ser usadas como ferramentas pedagógicas a favor do ensino. Com todas as exigências dessa nova época, como o educador, que provavelmente vivenciou o modelo tradicional em sua formação ou mesmo em sua prática metodológica, está assumindo essa nova postura? Há aceitação ou resistência? Estaria esse profissional passando por uma transição ou crise identitária? O sistema educacional oferece suporte a esse profissional? Estão as universidades formando docentes com esse novo perfil, preparado a atender essa nova demanda?
Parabéns a professora e que seus conhecimentos sejam multiplicados entre seus pares, ampliando a qualidade do ensino e aprendizagem.

14 de dez de 2012

ALUNOS DA ESCOLA PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA APRESENTAM ARTIGO CIENTÍFICO NA FATEC



Os alunos Gabriel e João Vitor do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, apresentaram na Semana Integrada de Ciências e Tecnologia da FATEC  em Nova Andradina, um trabalho sobre a Importância dos Anfíbios nos Ecossistemas. A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2012 e teve a orientação do Professor Carlos Guilherme Sasso. A Direção e coordenação da escola acompanhou o trabalho, dando o suporte necessário para que a pesquisa acontecesse. Trabalhos deste caráter preparam os alunos para a pesquisa científica e principalmente, para a entrada no Ensino Superior.