12 de nov. de 2013

OXIDANDO E REDUZINDO COM A QUÍMICA



Aula experimental realizada no Laboratório de Ciências pela Professora Norilda Siqueira da disciplina de Química, com as turmas do 2º Ano B, C e D do Ensino Médio, com o tema “Eletroquímica”.
A experiência tinha como objetivo verificar como acontecem os processos de oxidação e redução ocorridas no cotidiano com os cálculos feitos em sala de aula. Entender que a corrente elétrica ocorre com a transferência de elétrons através dos fios de cobre de um polo para outro da pilha.
Na aula prática os alunos apresentaram experimentos realizados por eles mesmos demonstrando os processos de oxidação e redução nos metais utilizando materiais de simples acesso. Apresentaram também o ânado, cátodo e a ponte de salina que são polos positivos e negativos de uma pilha relacionando com as teorias vistas em sala de aula.
A aula demonstrou que os alunos conseguiram desenvolver seus experimentos com sucesso, verificando na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.  A prática foi muito interessante, pois foram os próprios alunos que a realizou, tornando possível o total envolvimento dos mesmos com o conteúdo abordado.
Segue as fotos.



















Nenhum comentário: