26 de ago de 2014

Escola Nair Palácio Participa da Feira do Empreendedor Sebrae-MS

Na última Sexta-Feira dia 22/08, os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos Vespertino da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, participaram da Feira do Empreendedor SEBRAE MS 2014, no pavilhão de Eventos Albano Franco na cidade de Campo Grande-MS.
Os alunos foram acompanhados pelos professores André Castro e Luciano Leal juntamente com o Coordenador do Curso Profº Alexander Cleyton de Souza.
Foi um dia bem intenso, em que nossos alunos tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras de empreendedorismo do Brasil, sendo muito especial ter a oportunidade de ver as novidades do campo, indústria, comércio e serviços, bem como, assistir a diversas palestras com os mais repeitados palestrantes do país.
Nossos alunos participaram da palestra com Juliano Kimura funcionário do Facebook e do craque do flamengo e da seleção brasileira Arthur Antunes Coimbra (Zico).
Gostaríamos de agradecer a Secretaria de Desenvolvimento Integrado (SEMDI), da Prefeitura Municipal de Nova Andradina-MS, através da Ariane Pegoraro (Gestora de Indústria e Comércio) e André Delgado, pela disposição do Ônibus e as credenciais para o evento.


Alexander Cleyton de Souza

Coordenador Técnico






19 de ago de 2014

E. E. Prof.ª Nair Palácio TRICAMPEÃ no JOERE 2014 Categoria Infanto Juvenil e Adulto.

Na semana de  08 a 17/08/14 ocorreram em Nova Andradina o JOERE – (Jogos Escolares de Nova Andradina), com a participação das escolas estaduais, municipais e particulares.
 A E.E. Prof.ª Nair Palácio de Souza venceu pelo 3º ano consecutivo nas categorias infanto juvenil e adulto  sendo tricampeã na classificação geral e    2º lugar na categoria mirim.
Parabéns para todos os atletas envolvidos pela garra e determinação.
Parabéns aos Professores Carlos Diego, José Antônio (Juninho) e Lyse Guimarães, pelo empenho e dedicação nos treinamentos e na  competição. Vocês fazem a diferença  na escola!


Estamos muito felizes e orgulhosos pelo desempenho  de vocês,  atletas e professores. Realmente  todos  são vitoriosos. Obrigado!












15 de ago de 2014

PALESTRA

Aconteceu na tarde desta Quarta-Feira dia 13/08, uma palestra com a senhorita Jozeli Chulli (Secretaria Municipal de Assistência Social), com os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos Concomitante da E.E. Profª Nair Palácio de Souza.
O intuito da palestra foi fomentar na vida dos alunos as realidades do assistencialismo realizado no município, suas dificuldades, limitações e principalmente como as doações devem ser conduzidas, foi repassado para os alunos os valores que o município investe nas organizações não governamentais, e de que formas essas ONGs trabalham os recursos.
Os alunos puderam sanar todas as dúvidas existentes, haja vista que os mesmo estão planejando realizar uma campanha para arrecadar brinquedos para o orfanato do município, para o dia das crianças.
Ao final os alunos salientaram a importância de buscar informações quanto as campanhas que futuramente forem organizadas.
Em nome do Curso Técnico em Recursos Humanos Vespertino, queremos agradecer a Jozeli Chulli pela disposição em atender nossos alunos ao Profº. Silvano Correa (Teoria Organizacional) que organizou a palestra.
  
Alexander C. de Souza
Coordenador Técnico







13 de ago de 2014

Matemática: Aprendendo Fração através de Pizza.

A Prof.ª  de matemática Célia Regina Smaniotto, da EE Prof.ª  Nair Palácio de Souza depois de trabalhar a teoria sobre o conteúdo Fração, ela colocou na prática de maneira divertida e saudável.
Como sabemos, Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Assim ao montar as pizzas eles tinham fracionar a quantidade de ingredientes gasto em cada pizza com base em um quilograma.  Além disso eles calcularam também em fração a quantidade de pedaços consumidos por cada aluno tem como base uma pizza dividida em partes iguais.

Os alunos se divertiram, interagiram e mostraram que além de aprender também souberam trabalhar em equipe e cada um respeitando o espaço do outro.






8 de ago de 2014

Projeto: “Meu bebê é um pintinho”

As Prof.ªs  Alessandra Rodelini e Tássia Fernanda Santos da disciplina de Ciências, desenvolveram um projeto com os alunos dos 8º anos A, B e C, “MEU BEBE É UM PINTINHO” com objetivo de sensibilizá-los sobre a responsabilidade e o compromisso que é ter um filho na adolescência, relevando os aspectos emocionais, financeiros, sociais e familiares.
O desenvolvimento do projeto ocorreu da seguinte forma: Os alunos levaram um pintinho para casa, escolheram um nome e durante seis dias levaram seu bebê-pintinho para todos os lugares que foram zelando pela sua integridade. A escola recebeu os pintinhos durante o período de aula, determinando um local que funcionou como uma “creche” para que os alunos deixassem seu “filho” e  pudessem cumprir o horário  escolar em sala normalmente. Assim, tiveram o compromisso de trazer  e retirar o pintinho no horário determinado para entrada e saída na “creche”. Durante a noite deveriam acordar para alimentar e cuidar do bebê/pintinho. Também fizeram um portfólio, onde descreveram a experiência diária de convivência com a nova rotina, fizeram uma lista com itens básicos para o uso do bebê (fraldas, creme para assadura, sabonete...) e verificaram quanto teriam de custo por mês. Ao final dos seis dias fizeram um relatório contando como foi sua experiência.
Com nomes engraçados, os adolescentes batizaram os “filhos/pintinho” de várias formas: Layon, Osvaldo ou simplesmente Pikachu etc. Alguns relataram que foi muito difícil, pois não conseguiam dormir bem durante a noite e era muito ruim ter que chegar mais cedo à escola para deixa-lo na “creche”. Comentaram constantemente que não era nada fácil ter esse tipo de responsabilidade e que ter um filho de verdade nesta fase da vida não ia ser tão divertido.

 Na segunda fase do projeto teremos ainda a vinda de uma ginecologista  e uma psicóloga  além de vídeos que retrata  sobre sexualidade na adolescência  a fim de conhecerem seu corpo, as mudanças que ocorrem e a influência emocional  da falta de cuidado e responsabilidade nesta fase da vida.









BOMBEIRO NA ESCOLA PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA

Nas noites dos dias 06 e 07/08 a Escola Estadual Nair Palácio de Souza recebeu  treinamento em Prevenção e Controle de Sinistros, ministrado pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar.
O treinamento faz parte da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho do Curso Técnico em Meio Ambiente.
Queremos agradecer ao Comandante Major Humberto José Sepa de Matos Filho pela autorização e liberação do Cabo BM Hipólito Gabriel de Souza Dutra que tão gentil e competentemente aplicou o  treinamento e de seu colega Anderson que deu suporte na noite de quinta-feira dia 07/08.