27 de mai de 2015

Visita Técnica

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ESTIVERAM EM VISITA TÉCNICA À NASCENTE EM ÁREA RURAL.

No dia 23 de maio de 2015, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por seus respectivos professores da Instituição de Ensino Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em Visita Técnica a uma nascente com sério problema de assoreamento correndo risco de desaparecer.
Com as fortes chuvas dos últimos anos, Nova Andradina tem sofrido diversos processos erosivos, fatos esses demonstrados em várias matérias já publicadas. No último sábado os alunos do curso técnico em Meio Ambiente estiveram, em aula prática, fazendo o reconhecimento de uma nascente em uma área rural do município, a qual se encontra em processo de assoreamento e ausência de área de APP. Nesse caso, a falta de APP acarretará problemas para o desenvolvimento da fauna e flora regional, além de prejuízos para o recurso hídrico, fundamental para a sobrevivência humana. O córrego em questão tem papel importante para a formação de outros corpos d’água. Pois é um dos afluentes  que formam o Córrego do Baile.
O Objetivo da visita foi que além de conhecer a situação em que se encontra a nascente, analisar, discutir e buscar soluções para revitalização desta. Seja implantando mudas nativas, buscando apoio de proprietários da região, como também elaboração de um PRADE (PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS), visando recuperar, minimizar, preservar, para que ela seja uma coadjuvante no meio produtivo regional, mas também  preservar para as futuras gerações.
A visita contou com uma caminhada com diversas paradas e análise da atual situação do local, desde a cabeceira da nascente até alguns metros abaixo. Onde podem ser visualizadas formações dispersas de vegetação. Área essa circundada por áreas de pastagem e agrícolas como cana de açúcar e milho.
Pode se concluir, que se faz necessário tomar medidas imediatas para revitalização e proteção da nascente. O apoio dos proprietários da região é de fundamental importância.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação profissional do aluno do curso técnico. Pois facilita a aprendizagem, onde se busca analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiência, relacionando o conteúdo técnico apresentado em sala de aula com a parte prática visualizada nestas ocasiões de visitas. No caso, as expectativas e objetivos estabelecidos para a visita técnica foram plenamente alcançados.

Matéria e Fotos Prof. Edmilson  








20 de mai de 2015

Comunicado


Visita Técnica

 Higiene Segurança do Trabalho (Prof. Silvano)
Curso Técnico em Recursos Humanos
Neste último dia 15/05/2015 6ª feira os alunos do Curso Técnico em Recursos Humanos da E. E. Prof.ª  Nair Palácio de Souza tiveram a  oportunidade de conhecer a  rotina de trabalho dos funcionários  da OFICINA CENTRAL,  sendo  recepcionados pelo proprietário  o SR. OSVALDO SANTI,  que foi muito gentil e prestativo.   Os alunos tiveram um grande aproveitamento nesta visita técnica, pois visualizaram as dificuldades existentes no dia a dia de uma empresa no que tange a segurança no trabalho.
O Sr. Osvaldo Santi com experiência, respondeu às perguntas, relatando sua preocupação em conscientizar seus funcionários a cuidar melhor da própria saúde e sensibiliza-los pois sabe que o maior patrimônio que eles têm é a própria vida e que  têm família que os aguardam em casa.
Neste relato contou também aos alunos como evoluiu este departamento de segurança no trabalho, pois muitas empresas antigamente via como uma obrigação imposta pelas autoridades, tinham uma visão que todo dinheiro gasto com prevenção em acidentes era uma despesa, porem  hoje tudo mudou: os empresários deste setor, entendem que isto é um investimento. A utilização de EPIs e aquisição de ferramentas modernas que ofereçam maior comodidade e menor risco nas rotinas de trabalho.
Agradeço a todos os envolvidos que disponibilizaram seu tempo em prol deste acontecimento, em especial aos alunos e companheiros de trabalho professoras Laís Távora, Marcela Olívio e Coordenador Técnico Vilson Miliato.
__________________________
  Prof. Silvano Corrêa Marques 
Higiene e Segurança no Trabalho  






8 de mai de 2015

VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CAIUÁ

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ESTIVERAM EM VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CAIUÁ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO NORTE/PR.
No dia 30/04/2015, os Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados por seus respectivos Professores da Instituição de Ensino Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza de Nova Andradina, estiveram em Visita Técnica a Estação Ecológica do Caiuá, localizado no Município de Diamante do Norte/PR.
Localizada no Município de Diamante do Norte/PR, a Estação Ecológica do Caiuá, conta com um dos maiores remanescentes florestais de Mata Atlântica encontrados e preservados do noroeste do Paraná. Possui área de 1.449,4834 hectares e abriga diversas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A Estação conta com uma infraestrutura que possui desde alojamentos (masculino e feminino), laboratórios de fauna e flora, sala de estudos, refeitório, auditório, museu com muitas espécies importantes encontradas na região, descrevendo a fauna e flora local.
O Objetivo da visita foi, além de conhecer a infraestrutura da Estação, que os participantes consigam correlacionar as disciplinas estudas com os diversos fatores encontrados dentro do meio ambiente, sejam eles positivos ou negativos. Nesse parâmetro, um dos fatores importante do trabalho realizado pela instituição, foi de demonstrar, a preocupação de produzir mas também de se preservar para as futuras gerações.
A visita foi dividida em Duas Etapas onde:
Na 1ª Etapa teve-se a visita a Parte Interna da Estação. Essa Etapa contou com a apresentação da Estação Ecológica, como história do desbravamento e ocupação, além da recuperação do local. Visita ao museu, conhecendo espécies raras da fauna e flora do local.
Na 2ª Etapa teve-se a continuidade da visita pela Parte Externa da Estação. Essa Etapa contou com caminhadas por várias trilhas, dentre elas: Trilha da Arara, Trilha da Cachoeira, Trilha do Mico, além do projeto Madeira: representado pelo projeto de regeneração natural da vegetação. Durante as caminhadas ocorreram a explicação e debates sobre a vegetação, espécies e importância do parque além de ser visualizado espécies da flora raras da região como o Peroba Rosa, Caraguatá, dentro outras.
Vale salientar que as visitas técnicas são de suma importância para a formação do aluno do curso, além de facilitar a aprendizagem, oriundo da forma que o mesmo busque analisar, visualizar, compreender e dividir conhecimentos e experiência, relacionando ao conteúdo técnico apresentado durante as aulas com a parte prática demonstrados nas visitas técnicas. A visita realizada contemplou as expectativas e objetivos determinados.
Em nome da Direção da Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, da Coordenação técnica  do Curso, juntamente com os Alunos Do Curso Técnico Em Meio Ambiente, acompanhados pelos professores Prof.ª Kerly, Prof. Anderson e Prof. Edmilson, vem atenciosamente agradecer a equipe da Estação Ecológica do Caiuá, pela atenção, recepção e dedicação aos Alunos e Professores Do Curso Técnico Em Meio Ambiente.

Matéria e Fotos Prof. Edmilson